O des-reconhecimento como núcleo da experiência estética: para uma análise e crítica da doutrina de Xavier Rubert de Ventós
PDF

Palavras-chave

afetos
arte
dialética
sensibilidade
fenomenologia

Como Citar

O des-reconhecimento como núcleo da experiência estética: para uma análise e crítica da doutrina de Xavier Rubert de Ventós. (2025). Universitas Philosophica, 42(85), 243-272. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph42-85.drxv
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Xavier Rubert de Ventós (1939-2023) reinterpreta a experiência estética, estruturando-a em três etapas: o desconcerto, o reconhecimento e o des-reconhecimento. Para este pensador, é a (nova) arte, implicada em diversas tarefas do nosso quotidiano, que deve levar-nos à experiência de um des-reconhecimento. O objetivo deste trabalho é o de aprofundar o significado de cada uma destas três fases, através da análise da obra deste filósofo contemporâneo e, ao mesmo tempo, propor uma interpretação dialética para a sua teoria. Por fim, reflete-se sobre as implicações práticas desta teoria, enfatizando a importância que a obra de arte e o artista desempenham na pólis.

PDF

Alegre Gallén, C. (2014). Extrañamiento e infancia entre pintura y cine. Retratos de un álbum familiar. Monografia. Universitat Politécnica de Valencia.

Barthes, R. (2007). Mitologias. (J. A. Seabra, trad.). Edições 70.

Camps, V. (2021). Elogio da dúvida. (J. Melícias, trad.). Edições 70.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2016). Rizoma. (S. Dias, trad.). Documenta.

Gámez Millán, A. (2017). Vicente Aleixandre y la comunicación solidaria, el verdadero. Sur. Revista de literatura, 11, 1-19.

Garcerá Ruiz, J. (2020). Ver desde el hacer: materia, tiempo y silencio en el arte contemporáneo. Barcelona, Research, Art, Creation, 8(3), 204-226. https://doi.org/10.17583/brac.2020.4227.

Guinart, P. (2024). El laberint polític de Xavier Rubert de Ventós. Eines per a l’esquerra nacional, 50, 100-110.

García Márquez, G. (2009). Cem anos de solidão. (M. Santiago, trad.). Publicações Dom Quixote.

Goethe, J. W. (1993). A metamorfose das plantas. (M. F. Molder, trad.). Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Guerra Dávila, M. (2019). La dialéctica de la mirada en la pintura contemporánea. Procesos para desreconocer lo visible. Tese de Doutoramento. Universidad de Granada.

Hegel, G. W. F. (1993). Estética. (Á. Ribeiro e O. Vitorino, trads.). Guimarães Editores.

Husserl, E. (2020). Panorama de una ética de la mejor vida posible instituida sobre la voluntad. Em Introducción a la ética. Lecciones de los semestres de verano de 1920 y 1924 (pp. 601-626). Editorial Trotta. https://doi.org/10.5944/rif.17.2020.29722.

Husserl, E. (2024). Meditações cartesianas. Precedido de Conferências de Paris. (trad. P. M. S. Alves, trad.). Edições 70.

Kandinsky, W. (2020). Do espiritual na arte. (M. H. de Freitas, trad.). Publicações Dom Quixote.

Kant, I. (2017). Crítica da faculdade do juízo. (A. Marques e V. Rohden, trads.). Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Mangieri, R. (2012). Diseño y friendly objects. deSignis: Federación Latinoamericana de Semiótica, 20, 125-132.

Musil, R. (2015). O homem sem qualidades. (J. Barrento, trad.). D. Quixote.

Nietzsche, F. (1998). A gaia ciência. (M. H. Rodrigues de Carvalho, M. L. de Almeida e M. E. Casquinho, trads.). Relógio D’Água Editores.

Ortega y Gasset, J. (2014). Ensimismamiento y alteración. Meditación de la técnica y otros ensayos. Alianza Editorial.

Ortega y Gasset, J. (2019). Ideas y creencias y otros ensayos. Alianza Editorial.

Ortega y Gasset, J. (2020). Meditaciones del Quijote y otros ensayos. Alianza Editorial.

Puelles Romero, L. (2011). Mirar al que mira. Teoría estética y sujeto espectador. Abada Editores.

Rubert de Ventós, X. (1971). Moral y nueva cultura. Alianza Editorial.

Rubert de Ventós, X. (1997). El arte ensimismado. Editorial Anagrama.

Rubert de Ventós, X. (1998). Crítica de la modernidad. Editorial Anagrama.

Rubert de Ventós, X. (2000). Dios, entre otros inconvenientes. Editorial Anagrama.

Rubert de Ventós, X. (2002). Ética sin atributos. Editorial Anagrama.

Rubert de Ventós, X. (2003a). El mediterráneo como mito cultural. DC Papers. Revista de crítica y teoría de la arquitectura, 9-10, 17-28. https://doi.org/10.5565/rev/papers/v17n0.1313.

Rubert de Ventós, X. (2003b). Estética de las artes plásticas: formular, formalizar, desconocer. Em R. Xirau e D. Sobrevilla (eds.) Estética. Enciclopedia Iberoamericana de Filosofía (pp. 201-224). Editorial Trotta.

Rubert de Ventós, X. (2007a). Por qué filosofía. Ediciones Península.

Rubert de Ventós, X. (2007b). Teoría de la sensibilidad. Ediciones Península.

Rubert de Ventós, X. (2008). El cortesano y su fantasma. Sexto Piso.

Rubert de Ventós, X. (2009). Filosofía de andar por casa. Sexto Piso.

Rubert de Ventós, X. (2012). Demonios íntimos. Editorial Anagrama.

Sánchez Medina, M. (2019). La noción estetización del mundo. Una actualización. Em J. R. Fabelo Corzo e A. Pino Rodriguez (coords.), Coordenadas epistemológicas para una estética en construcción (pp. 35-55). Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Instituto de Filosofía de La Habana. https://doi.org/10.4000/critiquedart.78055.

Saramago, J. (2023). O conto da ilha desconhecida. Porto Editora.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Inês Peixoto, Carlos Morais