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Manuel Guevara

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Resumo
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no sentido foucaultiano do termo, baseando-nos na bibliografia de umaserie de renomados antropólogos franceses.O patrimônio imaterial constitui um fenômeno cultural complexo cuja transformação em uma política de alcance global supõea justaposição de interesses locais, nacionais e transnacionais.O fracasso de sua aparição como parte das normas internacionais dos direitos de autor é revelador de sua incongruênciacom os postulados da doutrina liberal ocidental. Contudo, sua recente inauguração como uma nova noção patrimonial abreinfinitas possibilidades de interpretação de seu valor e de seus múltiplos usos políticos.
Keywords

Intangible cultural heritage, Copyright, Folklore, National Identity, Cultural anthropology, Keywords plus, Cultural heritage - Political aspects, Folklore – Bolívia.Patrimônio cultural imaterial, Direito de autor, Folclore, Identidade nacional, Antropologia cultural, Palavras chave descritores, Patrimônio cultural, Aspectos políticos, Folclore – Bolívia.Patrimonio cultural inmaterial, Derecho de autor, Folklore, Identidad nacional, Antropología cultural - Descriptores, Patrimonio cultural – Aspectos políticos, Antropología cultural, Folclor – Bolivia.

References
Como Citar
Guevara, M. (2011). Origens do patrimônio cultural imaterial: a proposta boliviana de 1973. Apuntes: Revista De Estudios Sobre Patrimonio Cultural, 24(2). Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8849
Seção
Artículos