Resumo
O artigo descreve os problemas técnicos, analíticos e científicos em torno da documentação musical como memória patrimonial na Colômbia; suscita algumas reflexões críticas sobre seu tratamento e divulgação e ilustra, com base em experiências e desenvolvimentos concretos, as trajetórias técnico-científicas que levaram à produção de normas, o estabelecimento de estruturas reguladoras e a organização de entidades em escala mundial, a partir de práticas sistemáticas em torno do documento musical, que projeta seu desenvolvimento e qualificação. O artigo descreve como se produziu a cartografia das práticas musicais na Colômbia, uma alternativa inovadora e complexa que superou as dificuldades e tornou visível parte da documentação musical que permaneceu oculta como documento e conhecimento.
— (2007), Guía de análisis documental del sonido inédito para la implementación de bases de datos, traducción de Gloria Inés Figueroa C., Bogotá, Ministerio de Cultura, Biblioteca Nacional de Colombia, Centro de Documentación Musical.
Centro de Documentación Musical de Colombia (2010), “Informe: Estado de la documentación musical en Colombia” [inédito].
Gómez González, P. J. et al. (2008), El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales, Salamanca, Asociación de Archiveros de Castilla y León, Colección de Estudios Profesionales 02.
Maire Montero, J. L. (2008), “Cursos taller realizados en Colombia sobre encabezamientos de materia para música en documentos musicales escritos sonoros y audiovisuales con énfasis en documentos inéditos” [en línea], disponible en: http://www.bibliotecanacional.gov.co/ tools/marco.php?idcategoria=39668, recuperado: 19 de abril de 2011.
— (2009), “Cursos taller realizados en Colombia sobre prácticas de catalogación en documentos musicales escritos sonoros y audiovisuales con énfasis en documentos inéditos”, disponible en http://www.bibliotecanacional.gov.co/tools/ marco.php?idcategoria=39668, recuperado: 19 de abril de 2011.
Marzal, M. A. y Gonzáles, A. (2010, juliodiciembre), “Del documento al hiperdocumento, una visión ‘funcional’ de un concepto en evolución”, Signo y Pensamiento, vol. XXIX, núm. 57, Facultad de Comunicaciones y Lenguaje, Pontificia Universidad Javeriana; Departamento de Comunicaciones y Lenguaje, Pontificia Universidad Javeriana de Cali, pp. 85-99.
Ministerio de Cultura de Colombia, Dirección de Artes Grupo de Centros de Documentación Artística (2000), “Manual para la organización de centros de documentación artística”, Bogotá, Ministerio de Cultura de Colombia.
Ministerio de Cultura (2003a), “Plan Nacional de música para la convivencia” [en línea], disponible en http://www.mincultura.gov.co/ index.php?idcategoria=42095#, recuperado: 19 de abril de 2011.
— (2003b), “Plan nacional de música para la convivencia. Escuelas de música tradicional” [en línea], disponible en: http://www.mincultura. gov.co/recursos_user/documentos/migracion/ musica/parametros.pdf, recuperado:19 de abril de 2011.
Pedauque, R. T. (2003), “Forma, signo y medio, reformulaciones de lo digital” [en línea], disponible en http://archivesic.ccsd.cnrs.fr/ sic_00001160_v1/, recuperado: 28 de abril de 2011.
Quevedo, J. (2009), “Patrimonio inédito sonoro y audiovisual. Creación y oralidad, conocimientos y saberes, intersecciones y diálogos”, Primer Simposio de Patrimonio Bibliográfico, Ministerio de Cultura, BibliotecaNacional de Colombia, Bogotá.
— (2010), “Documentación musical, memoria de las prácticas y expresiones de la música en Colombia, retos de una supervivencia”, Ponencia en el Congreso Nacional de Cultura Medellín, Musicalización Ciudadana, Medellín.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.