Sobre profissões, práticas e comunicação.
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Sociologia da comunicação
Profissionais da informação
Vida cotidiana.

Como Citar

García Corredor, C. P., & Rodríguez Bohórquez, L. F. (2011). Sobre profissões, práticas e comunicação. Sinal E Pensamento, 30(59), 298-306. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp31-59.sppo
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O campo das profissões e profissões da comunicação é um tema estruturante, no que se refere à reflexão do campo crítico da disciplina e sua postura ética como processo de formação. Estudar suas relações interdisciplinares e explorar possibilidades metodológicas para a adequação de sua análise dentro das ciências sociais é uma aventura epistemológica que abre novos sentidos para sua possível configuração como objeto de estudo e produção de conhecimento. O foco permanente do texto é o olhar dialógico e relacional como estratégia de produção de sentido, imaginários e análise do novo campo. É um breve esboço que reabre um debate necessário para a academia e sua função como regulador das práticas sociais em múltiplas comunidades e cenários da vida cotidiana.

PDF (Espanhol)

Anzola, P. (1984), La investigación en comunicación social en Colombia, Lima, DESCO.

Bolaño, C.; Mastrini, G., y Sierra, F. (2005), Economía política, comunicación y conocimiento. Una perspectiva crítica latinoamericana, Buenos Aires, La Crujía.

Bourdieu, P.; Chamboredon, J. P., y Passeron, J. P. (1987), El oficio de sociólogo. Presupuestos epistemológicos, México, Siglo XXI.

Eco, U. (1965), Apocalípticos e integrados, Barce lona, Lumen.

Fuentes Navarro, R. (2007a), “Prácticas profesio nales y utopía universitaria: notas para pensar el modelo de comunicador”, en Diálogos de la Comunicación, núm. 31, disponible en http://www.dialogosfelafacs.net/articulos-for31RaulFuentes.php, recuperado: 3 de mayo de 2011.

— (2007b), entrevistados por Revista Argentina de Comunicación, año 2, núm. 2, PrometeoLibros, pp. 217-223.

— (2008), “La investigación de la comunicación en América Latina: condiciones y perspec tivas para el siglo XXI”, en Diálogos de la Comunicación, disponible en http://www. dialogosfelafacs.net/dialogos_epoca/pdf/5605RaulFuentes.pdf, recuperado: 3 de mayo de 2011.

— (2010), “Investigación de la comunicación: referentes y condiciones internacionales de un diálogo transversal de saberes”, en Signo y Pensamiento, núm. 57, vol. XXIX, Pontificia Universidad Javeriana.

Grimson, A. (2008), “Resguardar nuestra incer teza acerca de la incertidumbre: debates acerca de interculturalidad y comunicación”, en Ciudadanías de la incertidumbre: comunicación, poder y subjetividad, Pontificia Universidad Javeriana.

Martín-Barbero, J. (1990). “Teoría – Investigación - Producción en la enseñanza de la comunicación.” En: Diálogos de la Comunicación N° 28. Lima, Perú: FELAFACS.

— (1998), De los medios a las mediaciones, 5.ª ed., Bogotá, Convenio Andrés Bello.

— (2005), “Poner este roto país a comunicar” (discurso doctor honoris causa), en Signo y Pensamiento, vol. XXIV, núm. 46, Pontificia Universidad Javeriana, pp. 163-169.

— (coord.) (2009), Entre saberes desechables y saberes indispensables (agendas de un país desde la comunicación), Bogotá, Fundación Friedrich Ebert Stiftung.

Mattelart, A. y Mattelart, M. (1987), Pensar sobre los medios: comunicación y crítica social, Madrid, Fundesco.

Orozco Gómez, G. (1994), Al rescate de los medios, México, Universidad Iberoamericana - Fun dación Manuel Buendía.

Sosa, L. (2009), “Economía política de la comu nicación: hacia un paradigma alternativo de investigación de las industrias culturales”, en Revista Electrónica de Comunicación, Cultura y Sociedad, disponible en http://imagine.com. ar/perspectivas, recuperado: 1 de mayo de 2011.

Vasallo de Lópes, M. I. (2006), “La investigación de la comunicación: cuestiones epistemológi cas, teóricas y metodológicas”, en Diálogos de la Comunicación, FELAFACS.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##