Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a explicar, de maneira abrangente, como os sentidos do discurso gaitanista (1928-1948) são reconstruídos na Colômbia, em um corpus de textos construído de acordo com três critérios de seleção: 1. voz subjetiva : textos produzidos por enunciadores que manifestam publicamente sua adesão intelectual ao movimento gaitanista; 2. Voz objetiva: textos historiográficos caracterizados por reivindicações da verdade científica; 3. Vozes polifonia: textos que se caracterizam pela inclusão de diversas vozes. A proposta teórica foi construída a partir de um cruzamento interdisciplinar entre a comunicação como mediação (Martín-Barbero, 2003) e a teoria da hegemonia (Laclau, 2005).
Alape, A. (1985), El Bogotazo: memorias de un olvido, 3.a ed., Bogotá, Planeta.
Anderson, B. (2000), Comunidades imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.
Ayala Diago, C. A.; Casallas Osorio, O. J., y Cruz Villalobos, H. (eds.) (2009), Mataron a Gaitán: 60 años. Cátedra Jorge Eliécer Gaitán, Bogotá, Editorial Universidad Nacional de Colombia.
Bonilla, J. I. (2002, julio-diciembre), “¿De la plaza pública a los medios de comunicación? Apuntes sobre medios de comunicación y esfera pública”, Signo y Pensamiento, núm. 41, vol. XXI, Facultad de Comunicación y Lenguaje, Pontificia Universidad Javeriana, pp. 82-89.
Braun, H. (2007), Mataron a Gaitán. Vida pública y violencia urbana en Colombia, 2.a ed., Bogotá, Aguilar.
Bushnell, D. (2000), Colombia una nación a pesar de sí misma, Bogotá, Planeta.
Chartier, R. (1992), El mundo como representación. Estudios sobre historia cultural, Barcelona, Gedisa.
Eco, U. (1968), Apocalípticos e integrados ante la cultura de masas. Palabra en el tiempo, Lumen, Barcelona.
González Lapuente, A. (2003), Diccionario de la música, Madrid, Alianza.
Gramsci, A. (1975), Notas sobre Maquiavelo, sobre la política y sobre el estado moderno, México, Juan Pablo.
Lacan, J. (1977), Los cuatro principios fundamentales del psicoanálisis. Seminario XI, Barcelona, Barral.
Laclau, E. (2002), Misticismo retórica y política, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.
— (2005), La razón populista, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.
Laclau, E. y Mouffe, C. (1987), Hegemonía y estrategia socialista, Madrid, Siglo XXI.
Magrini, A. L. (2010), De la narrativa al discurso. Un análisis de las narrativas, voces y sentidos de el discurso gaitanista en Colombia (1928-1948) [tesis de Maestría en Comunicación], Bogotá, Pontificia Universidad Javeriana.
Martín-Barbero, J. (1978), Comunicación masiva, discurso y poder, Quito, Época.
— (2003), De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía, Bogotá, Convenio Andrés Bello.
Marx, C. (2000), El capital, tomo i, México, Fondo de Cultura Económica.
Osorio Lizarazo, J. A. (1998) [1952], Gaitán, vida muerte y permanente presencia, 3.a ed., Bogotá, El Áncora Editores.
Pécaut, D. (2001), Orden y violencia. Evolución sociopolítica de Colombia entre 1930 y 1953, Bogotá, Norma.
Ricoeur, P. (2004), Tiempo y narración I. Configuración del tiempo en el relato histórico, México, Siglo XXI.
Schmitt, C. (1984), El Concepto de lo político, Buenos Aires, Folios Editoriales.
Zizek, S. (2005), El acoso de las fantasías, Buenos Aires, Siglo XXI.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.