Trabalho cooperativo no ensino de um mestrado em comunicação social. A adaptação ao Espaço Europeu do Ensino Superior
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Dentro do programa de Inovação e melhoria da qualidade do ensino, a Universidade Complutense de Madri aprovou o Projeto de Inovação Educacional, a fim de introduzir técnicas de trabalho cooperativo no ensino universitário. Seu desenvolvimento e resultados são descritos neste documento. O escopo, as utilidades e limitações da experiência aqui apresentada, bem como a metodologia proposta, são considerados relevantes ao analisar o conjunto de metodologias de ensino e aprendizagem propostas no marco das transformações do Espaço Europeu de Educação Superior (EHEA).
Educational innovation, Cooperative work techniques, European Higher Education Area (EHEA), Teaching-learning models.Innovación educativa, Técnicas de trabajo cooperativo, Espacio Europeo de Educación Superior (EEES), Modelos de enseñanza-aprendizaje.Inovação Educacional, Técnicas de trabalho cooperativo, Área Europeia de Ensino Superior (EHEA), Modelos de ensino-aprendizagem.
Benítez, R. (2003), “El aprendizaje cooperativo en las actividades universitarias no presenciales”, en Tercera Jornada sobre Aprendizaje Cooperativo, Barcelona, Grupo giac, Universitat Politècnica de Catalunya.
Castells, M. (1998), La era de la información: economía, sociedad y cultura, vol. III, Madrid, Alianza Editorial.
Díaz-Aguado, M. J. (2006), Convivencia escolar y prevención de la violencia, Madrid, Ministerio de Educación y Ciencia.
Díaz-Aguado, M. J. y Andrés, M. T. (2000), “Co- operative Learning and Intercultural Education. Research-action in Elementary Schools”, en: Psychology in Spain, vol. 4, núm. 1.
Honebein, P. et al. (1994), “Improving Medical Students' Skills in the Clinical Care of Diabetes”, en: Annual Meeting of the American Diabetes Association, New Orleans.
Johnson, D.; Johnson R., y Johnson E. (1995), Los nuevos círculos de aprendizaje, cooperación en el salón de clase y en la escuela, Alexandria (Virginia, Estados Unidos), ASCD.
Jonassen, D. y Duffy, T. M. (1992), Constructivism and the Technology of Instruction: a Conversation, Hillsdale (EE.UU), LEA.
Mateo, J. (2007), “Interpretando la realidad, construyendo nuevas formas de conocimiento: el desarrollo competencial y su evaluación”, en: Revista de Investigación Educativa, vol. 25, núm. 2.
Ovejero, A. (1990), El aprendizaje cooperativo: una alternativa a la enseñanza tradicional, Barcelona, Promociones y Publicaciones Universitarias.
Paricio, J. (2009, 13 de febrero), “Claves para el diseño de actividades de aprendizaje en el marco de las metodologías activas” [conferencia], Madrid, Universidad Complutense de Madrid.
Rodríguez, S. (2000), “La evaluación del aprendizaje de los estudiantes”, en I Congreso Internacional: Docencia Universitaria e Innovación, Barcelona, Institus de Ciències e l’Educació.
Salas, M. R. (2004) “Una experiencia de aprendizaje cooperativo en la Universidad Pontificia Comillas de Madrid”, en: Cuarta Jornada sobre Aprendizaje Cooperativo, Barcelona, Grupo giac, Universitat Politècnica de Catalunya, UPC.
Sánchez, F. et al. (2006), Cómo diseñar una asi- gnatura del eees: de los objetivos formativos a la metodología y los contenidos, Barcelona, Departament D’Arquitectura de Computadors Universitat Politècnica de Catalunya.
Savery, J. y Duffy, T. (2001), Problem Based Learning: an Instructional Model and its Constructivist Framework, Bloomington, CRLT, Indiana University.
Winterton, J. Delamare-Le Deist, F. y Stringfellow, E. (2006), Typology of Knowledge, Skills and Competences: Clarification of the concept and prototype, Luxembourg, Office for Official Publications of the European Communities.