Resumo
Com a Lei Orgânica de Comunicação do Equador, aprovada em 2013, o governo desse país propôs a transformação do sistema mediático por meio da criação de novas instituições de monitoramento e supervisão e o estabelecimento de numerosos preceitos que aspiram gerar maior inclusão das minorias, para favorecer uma maior diversidade, e em geral, democratizar o acesso, o desenvolvimento e disseminação de conteúdos informativos. Neste trabalho são apresentados os resultados de entrevista em profundidade realizada a jornalistas equatorianos da mídia pública e privada nacional. Os resultados descrevem os aspectos-chave para compreender os efeitos da referida lei sobre os profissionais, como os fatores de pressão percebidos, a partir de quais estratégias canalizam as resistências contra as imposições, ou bem como são relacionadas com as novas instituições de controlo.
Albán, E. (2016). La disputa por la verdad. El debate en torno a la calidad de la información en los medios públicos y privados en Ecuador. En C. Mateos & F. J. Herrero (Coords.), La pantalla insomne (pp. 538-564). La Laguna, España: Sociedad Latina de Comunicación Social.
Altheide, D. L. & Rasmussen, P. K. (1976). Becoming news: a study of two newsrooms. Work and Occupations, 3, 223-246.
Ávila, C. (2013). El sistema de comunicación en la Ley Orgánica de Comunicación del Ecuador: Un análisis desde el enfoque de las teorías de sociedad y masas de McQuail.
Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (124), 71-79.
Aznar, H. (2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Códigos y recomendaciones para los medios. Barcelona: Paidós.
Barredo, D. (2011). Tabús informativos individuales y organizacionales del periodismo español en el siglo XXI: un estudio Delphi. Fonseca, Journal of Communication, (3), 97-130.
Barredo, D. (2013). La crisis de credibilidad de la gestión institucional: hacia la generación de confianza en la era del ciberespacio. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (123), 41- 47.
Barredo, D. (Ed.). (2015). Ética y deontología periodística. Algunas claves para entender el contexto ecuatoriano. La Laguna, España: Sociedad Latina de Comunicación Social.
Becerra, M. (2014). Medios Públicos. El desafío de superar la orfandad. Revista Todavía, 32. Recuperado de https://martinbecerra.wordpress.com/2015/02/25/medios-publicos-el-desafio-de-superar-la-orfandad/.
Berganza, M. R., Oller, M., & Meier, K. (2010). Los roles periodísticos y la objetividad en el periodismo político escrito suizo y español. Revista Latina de Comunicación, (65), 488-502.
Bilbeny, N. (2012). Ética del periodismo. La defensa del interés público por medio de una información libre, veraz y justa. Barcelona: Universidad de Barcelona.
Buckley, S., Duer, K., Mendel, T., & Ó-Siochrú, S. (2008). Broadcasting, voice, and accountability. A public interest approach to policy, law, and regulation. Washington: The Washington Bank Group.
Breed, W. (1997). Social Control in the Newsroom: A Functional Analysis. En D. Berkowitz (Ed.), Social meanings of news: A text reader (pp. 107-122). California, Estados Unidos: SAGE.
Castells, M. (2009) Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial.
Chavero, P. & Oller, M. (2015). Políticas públicas en comunicación y sistemas mediáticos. El caso de Ecuador. En D. Barredo, M. Oller & S. Hernández (Eds.), La Comunicación y el Periodismo de Ecuador frente a los desafíos contemporáneos (pp. 39-77). La Laguna, España: Sociedad Latina de Comunicación Social.
Checa, F. & Barredo, D. (2016). Medios públicos y libertad de expresión en la percepción de los periodistas: un estudio comparativo (2008-2015). Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 13(24), 38-40.
Cook, P. & Heilmann, C. (2013). Two Types of Self-Censorship: Public and Private. Political Studies Association, 61(1), 178-196.
Gantz, W. (Agosto, 1978). The Movement of Taboos: A Message-Oriented Approach. Artículo presentado en 61st Annual Meeting of the Association for Education in Journalism, Seattle, Washington.
Gehrke, M., Lizarazo, N., Noboa, P., Olmos, D., & Pieper, O. (2016). Panorama de los medios en Ecuador. Sistema informativo y actores implicados. Bonn, Alemania: Deutsche Welle.
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. México D. F.: McGraw Hill.
Herrán, M. T. & Restrepo, J. D. (2005). Ética para periodistas. Bogotá, Colombia: Norma.
Jaramillo, M. (2013). Procesos de formación periodística en el interior de los medios de comunicación: el paso de la censura a la autocensura (tesis de maestría). Universidad, Quito, Ecuador.
Lee, F. & Chan, J. (2009). Organizational production of self-censorship in the Hong Kong media. International Journal of Press/Politics, 14(1), 112 – 133.
Lopera, A. (1990). Ética del periodismo y la comunicación. Medellín: Universidad de Antioquia.
MacBride, S. (1987). Un solo mundo, voces múltiples. Comunicación e información en nuestro tiempo. México, D.F: Fondo de Cultura Económica.
McQuail, D. (1998). La acción de los medios. Los medios de comunicación y el interés público. Buenos Aires: Amorrortu.
McQuail, D. (2000). Introducción a la teoría de la comunicación de masas. Barcelona: Paidós.
Oller, M. (2017). La relación de amor/odio entre gobierno, medios de comunicación y periodistas en Ecuador. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI – ISCAP, 5(1), 1-30.
Oller, M., Chavero, P., & Ortega, E. (2016). La percepción de los niveles de autonomía profesional de los periodistas de Ecuador. Disertaciones, 9(1), 61-83.
Oller, M., Chavero, P., Carrillo, J., & Cevallos, P. (2015). La autopercepción de los roles profesionales de los periodistas en Ecuador. Quórum Académico, 12(1), 155-185.
Pórtoles, J. (2009). Censura y pragmática lingüística. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, 38, 60-82.
Punín, M. & Rencoret, N. (2014). Cambios en el mapa mediático del ecuador: los medios públicos que tenemos y los medios que queremos. Telos, 16(3), 434-446.
Ramos, I. (2013). Trayectorias de democratización y desdemocratización de la comunicación en Ecuador. Íconos-Revista de Ciencias Sociales, (46), 67-82.
Reuter, J. & Zitzewitz, E. (2006). Do ads influence editors? Advertising bias in the financial media. Quarterly Journal of Economics, 121(1), 197-227.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.