Resumo
Este artigo pretende refletir sobre os principais traços da literatura gerencial, dando ênfase especial à capacidade de se adaptar às mudanças históricas no sistema econômico, para que as subjetividades contemporâneas possam atender às necessidades desse sistema. Para atingir esse objetivo, este documento explora o potencial de contar histórias nesses trabalhos, no que diz respeito à maneira como eles fornecem prescrições de comportamento aos leitores, e se concentra nos argumentos morais predominantes no discurso da administração atualmente, bem como no processo de mercantilização e formação de um novo neoliberal assunto para o qual contribui.
Alonso, L. E. (1999). Trabajo y ciudadanía. Estudios sobre la crisis de la sociedad salarial. Madrid: Trotta.
Alonso, L. E. (2002). El discurso de la Sociedad de la Información y el declive de la reforma social. Del management del caos al caos del management. En J. García Blanco (ed.), ¿Más allá de la modernidad? Las dimensiones de la información, la comunicación y sus nuevas tecnologías (pp. 471-501). Madrid, España: Centro de Investigaciones Sociológicas.
Alonso, L. E., y Fernández Rodríguez, C. J. (2006). El imaginario managerial: el discurso de la fluidez en la sociedad económica. Política y Sociedad, 43(2), 127-151.
Alonso, L. E., y Fernández Rodríguez, C. J. (2013). Los discursos del management. Una perspectiva crítica. Lan Harremanak, 28(1), 42-69.
Alonso, L. E., y Fernández Rodríguez, C. J. (2018). Poder y sacrificio. Los nuevos discursos de la empresa. Madrid: Siglo XXI.
Álvarez, J. L., y Mazza, C. (2000). The Consumption of Management Publications. Barcelona: IESE Business School.
Bastidas, C. (2007). El caso Enron. Principales aspectos contables, de auditoría y de gobierno corporativo. Santiago de Chile: RIL Editores.
Bauman, Z. (2001). La posmodernidad y sus descontentos. Madrid: Akal.
Bauman, Z. (2003). Moderidad líquida. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Bauman, Z. (2007). Vida de consumo. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Beck, U. (1998). La sociedad del riesgo. Hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós.
Berman, M. (1988). Todo lo sólido se desvanece en el aire. La experiencia de la modernidad. Madrid: Siglo XXI.
Boltanski, L., y Chiapello, È. (2002). El nuevo espíritu del capitalismo. Madrid: Akal.
Boyett, J. H., y Boyett, J. (1999). Lo mejor de los gurús: las ideas claves de Covey, Drucker, Bennis, Champy, Hammer, Kaplan, Mintzberg, Peters, Porter, Senge y los demás gurús del management. Barcelona: Gestión 2000.
Bunge, M. (2008). Filosofía y sociedad. México D.F.: Siglo XXI.
Clark, T. (2004). The Fashion of Management Fashion: A Surge Too Far? Organization, 11(2), 297-306. https://doi.org/10.1177/1350508404030659
Clark, T., y Salaman, G. (1998). Telling Tales: Management Gurus’ Narratives and the Construction of Managerial Identity. Journal of Management Studies, 32(2), 137-161. https://doi.org/10.1111/1467-6486.00088
Collins, D. (2000). Management Fads and Buzzwords. Londres: Routledge.
Czarniawska, B. (1995). Narration or Science? Collapsing the Division in Organization Studies. Organization, 2(1), 11-33. https://doi.org/10.1177/135050849521002
Czarniawska, B. (1997a). A Narrative Approach to Organization Studies. Londres: Sage Publications.
Czarniawska, B. (1997b). Narrating the Organization: Dramas of Institutional Identity. Chicago: University of Chicago Press.
Engwall, L. (2012). Business Schools and Consultancies: The Blurring of Boundaries. En M. Kipping y T. Clark (eds.), The Oxford Handbook (pp. 365-388). Oxford, Reino Unido: Oxford University Press.
Fernández Rodríguez, C. J. (2007). El discurso del management: tiempo y narración. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.
Fernández Rodríguez, C. J. (2008). Management y sociedad en la obra de Peter Drucker. RIS. Revista Internacional de Sociología, 66(49), 195-218. https://doi.org/10.3989/ris.2008.i49.88
Fernández Rodríguez, C. J. (2011). El gato que caza nuestros ratones: China como colección de mitologías. Papeles de relaciones ecosociales y cambio global, 115, 79-88.
Fernández Rodríguez, C. J., y Medina-Vicent, M. (2017). Los nuevos discursos del management: difusión, impactos y resistencias. Recerca. Revista de pensament i anàlisi, (20), 7-14. http://dx.doi.org/10.6035/Recerca.2017.20.1.
Gantman, E. (2005). Capitalism, Social Privilege and Managerial Ideologies. Aldershot, Inglaterra: Ashgate.
Gantman, E. (2017). En torno al potencial transformador de los CMS (Critical Management Studies). Recerca. Revista de pensament i anàlisi, gi, 15-33. https://doi.org/10.6035/Recerca.2017.20.2
Giddens, A., Bauman, Z., Luhmann, N., y Beck, U. (1996). Las consecuencias perversas de la modernidad. Modernidad, contingencia y riesgo. Barcelona: Anthropos.
Gómez Álvarez, J., y Sánchez Barrios, M. (2009). La participación de la mujer en los consejos de administración de empresas del Ibex-35. Revista de Humanidades, 16, 105-139.
Gowler, D., y Legge, K. (1991). Images of Employees in Company Reports — Do Company Chairmen View their Most Valuable Asset as Valuable? Personnel Review, 20(3), 9-18. https://doi.org/10.1108/EUM0000000000793
Hirsch, P. M. (1972). Processing Fads and Fashions: An Organization-Set Analysis of Cultural Industry Systems. American Journal of Sociology, 77(4), 639-659. https://doi.org/10.1086/225192
Honey, P., y Mumford, A. (1982). Manual of Learning Styles. Londres: Peter Honey.
Hoopes, J. (2003). False Prophets: The Gurus Who Created Modern Management And Why Their Ideas Are Bad For Business Today. Cambridge: Basic Books.
Huczynski, A. (1993). Explaining the Succession of Management Fads. International Journal of Human Resource Management, 4(2), 444–463. https://doi.org/10.1080/09585199300000023
Huczynski, A. (2006). Management Gurus. Nueva York: Routledge.
Huczynski, A. (2011). Portrayals of Management Fashions in Contemporary Management and Organisational Behaviour Textbooks. The International Journal of Management Education, 9(3), 61-75. https://doi.org/10.3794/ijme.93.342
Jackson, B. (2001). Management Gurus and Management Fashions. Londres/Nueva York: Taylor & Francis.
Laval, C., y Dardot, P. (2013). La nueva razón del mundo. Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Barcelona: Gedisa.
Mintzberg, H. (2005). Managers Not MBA’s: A Hard Look at the Soft Practice of Managing and Management Development. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.
Muñoz-Rodríguez, D., y Santos-Ortega, A. (2017). Las cárceles del capital humano: trabajo y vidas precarias en la juventud universitaria. Recerca. Revista de pensament i anàlisi, (20), 59-78. https://doi.org/10.6035/Recerca.2017.20.4
Ohno, T. (1993). El sistema de producción Toyota: más allá de la producción a gran escala. Barcelona: Gestión 2000.
Riesman, D. (1998). On Higher Education: The Academic Enterprise in an Era of Rising Student Consumerism. Chicago: University of Chicago Press.
Sahlin-Andersson, K., y Engwall, L. (2002). The Expansion of Management Knowledge: Carriers, Flows, and Sources. Stanford: Stanford University Press.
Salmon, C. (2008). Storytelling, la máquina de fabricar historias y formatear las mentes. Barcelona: Atalaya.
Thomas, P. (2003). The Recontextualization of Management: A Discourse-based Approach to Analysing the Development of Management Thinking. Journal of Management Studies, 40(4), 775-801. https://doi.org/10.1111/1467-6486.00360
Vail, P. B. (1991). Managing as a Performing Art: New Ideas for a World of Chaotic Change. Nueva York: Jossey-Bass.
Watson, T. J. (2004). Managers, Managism, and the Tower of Babble: Making Sense of Managerial Pseudojargon. International Journal for Sociology of Language, 166, 67-82. https://doi.org/10.1515/ijsl.2004.015
Willmott, H. (1993). Strength Is Ignorance; Slavery Is Freedom: Managing Culture in Modern Organizations. Journal of Management Studies, 30(4), 515-552. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1993.tb00315.x
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.