Sistema de gestão da comunicação para a construção de marca urbana ou marca country

Versões

PDF (Espanhol)

Palavras-chave

branding da cidade
marketing da cidade
identidade e imagem
sistema de gestão de marca
comunicaçao organizacional

Como Citar

Fuentes Martínez, S. I. (2021). Sistema de gestão da comunicação para a construção de marca urbana ou marca country. Sinal E Pensamento, 26(51), 80-97. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4596 (Original work published 2007)
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Cada vez mais nas últimas décadas, a gestão de marcas tornou-se um dos temas obrigatórios para governos e organizações públicas e privadas em cidades e países. Esta nova frente de gestão é de grande importância, pois graças ao seu planejamento, podem ser evidenciadas conquistas importantes no fortalecimento da competitividade e da imagem de cidades e países. Por isso, o objetivo desta apresentação é retomar o conceito de marca integral a partir da proposta de um sistema de gestão comunicacional, onde são desenvolvidos 3 subsistemas: Ambiente de gestão, estrutura da marca, link building.

PDF (Espanhol)

Borja, J. (2002, febrero-mayo), “La ciudad y la nueva ciudadanía”, en La Factoría [en línea], núm. 17, disponible en: http://www.lafactoriaweb.com/articulos/borja17.htm.

Casado, S. (2006), “Estudio sobre la marca-país en el mundo”, en Boletín Especial del Centro de Investigación de Imagen y Comunicación [en línea], núm. 2, Mendoza, Universidad de Congreso, disponible en: http://www.ucongreso.edu.ar/investigacion/imagencomunicacion/

Bol2/Estudio%20marca%20 pais.pdf.

Costa, J. (1977), La imagen de la empresa. Métodos de comunicación integral, Madrid, Ibérico Europea de Ediciones.

— (1999a), La comunicación en acción, Barcelona, Paidós.

— (1999b), Imagen corporativa en el siglo XXI, Buenos Aires, La Crujía.

— (2004a), La imagen de marca, Barcelona, Paidós.

— (2004b), Dircom on-line, La Paz, Grupo Editorial Design.

Ferry, J. y Kevan, A. (2001), Dirección estratégica, Madrid, Prentice Hall.

FutureBrand (2006), Country Brand Index (cbi), s.d. [informe empresarial]

iii Congreso Internacional de Comunicación Organizacional ( 2003 – Joan Costa. f.), Presentación [en línea], disponible en: http://www.javeriana.edu.co/Facultades/comunicacion_lenguaje/memorias_organizacional/tercero/presentacion.htm.

Manucci, M. (2004), Comunicación corporativa estratégica, Bogotá, saf.

Memorias del I Congreso Internacional de Comunicación Organizacional (2003), Bogotá, Pontificia Universidad Javeriana.

Peñalosa, E. (2002), La ciudad y la igualdad [en línea], Fundación por el País que Queremos, disponible en: http://www.porelpaisquequeremos.com/documentos/030604_La_Ciudad_y_la_Igualdad.pdf.

Pizzolante, I. (2004a, febrero-marzo), “El gobierno corporativo y la realidad latinoamericana. Entrevista a Italo Pizzolante”, en Razón y Palabra [en línea], disponible en: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/n37/ipizzolante.html

— (2004b), El poder de la comunicación estratégica, Bogotá, Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Ritter, M. (2004), Imagen y reputación, s. d. Sánchez, E. D. (s. f.), El hombre y las marcas. La identidad visual de la marca Argentina: un ensayo antropológico [en línea], disponible en: http://www.argentina.ar/advf/documentos/474f3210c100a0.75169375.pdf.

Seisdedos, H. (2006), “La marca ciudad como antídoto para la ‘bonsainización’ del city marketing”,

en Harvard Deusto Marketing y Ventas [en línea], núm. 76, pp. 46-53, disponible en:http://citymarketing.biz/casos/la-marca-ciudad-como-antidoto-para-la-bonsainizaciondel-city-marketing.

Villafañe, J. (2006), Las seis claves de la reputación interna, Madrid, Pearson Prentice Hall.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Sandra I. Fuentes Martínez