A construção da referência em torno do conceito de fenda digital na Espanha.
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Inclusão digital
sociedade da informação
sociedade do conhecimento
análise do discurso
tecnologia da informação e comunicação.

Como Citar

A construção da referência em torno do conceito de fenda digital na Espanha. (2014). Sinal E Pensamento, 33(64). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp33-64.crtc
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Neste artigo descrevem-se os fundamentos teóricos, a rota metodológica e os principais achados de um trabalho de pesquisa de doutorado que, desde a Análise crítica do discurso, a Teoria da mediação social e a Economia política da comunicação, levanta como objetivo analisar o mapa conceitual e referencial com que está sendo elaborado um conceito que apareceu nos últimos anos para definir um fenômeno amplo, embora ambíguo, como é o de fenda digital; o que, por sua vez, faz parte de fios discursivos relacionados com a inserção das TIC, Tecnologias da Informação e a Comunicação. A identificação do conjunto de estruturas linguísticas presentes nos discursos analisados tem-se centrado no reconhecimento dos sistemas de saberes que deixam entrever nas distintas expressões postas de manifesto sobre os fenômenos sociais.

PDF (Espanhol)

Barbero, J. M. (2008, abril). Diversidad cultural y convergencia digital. Conferencia dictada en la Facultad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid, España.


Fairclough, N. (1995). Media Discourse. England: Arnold Ed.


Felicie, A. (2006). Biblioteca pública, sociedad de la información y brecha digital. Buenos Aires: Alfagrama Ediciones.


Gore, A. (1993). Technology for America’s Economic Growth, A New Direction to Build Economic Strength. Vice President Albert Gore, Jr. Recuperado de http://www.mcreporter.info/ documenti/technology.pdf


Hernández, E. (2008, noviembre). Hacia las comunidades de conocimientos. En XIII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Buenos Aires, Argentina.


Marí, V y Sierra, F. (2008, enero). Capital Informacional y apropiación social de las nuevas tecnologías. Las redes críticas de empoderamiento local en la Sociedad Europea de la Información. Revista Telos. Recuperado de http://sociedadinformacion.fundacion. telefonica.com/telos/articulodocumento.asp@ idarticulo=2&rev=74.htm


Martín Serrano, M. (2004). La producción social de la comunicación. Ediciones 1 y 3. Madrid: Alianza Editorial.


Martín Serrano, M., Piñuel, J. L, Gracia, J. y Arias, M. (1982). Teoría de la comunicación. I: Epistemología y análisis de la referencia. Madrid: Corazón Editor.


Mattelart, A, Mattelart, M. y Multigner, G. (1988). Pensar sobre los medios. Comunicación y crítica social. San José de Costa Rica: Editorial Departamento Ecuménico de Investigaciones DEI.


Pardo, N. (2007). Cómo hacer análisis crítico del discurso. Una perspectiva latinoamericana. Chile: Editorial Frasis.


UNESCO. (2005).Hacia las sociedades del conocimiento. Informe Mundial de la UNESCO.


UIT (Unión Internacional de Telecomunicaciones). (2003). Declaración de Principios. Cumbre mundial sobre la sociedad de la Información. Recuperado de http://www.itu.int/ wsis/index-es.html


UIT (Unión Internacional de Telecomunicaciones).(2005). Agenda de Túnez para la sociedad de la información- Cumbre Mundial para la sociedad de la Información. Recuperado de http://www.itu.int/wsis/indexes.html


UIT (Unión Internacional de Telecomunicaciones).(2007). World Information Society Report 2007.


UNRISD. (2003). Análisis de los avances informacionales: Reflexiones sobre temas esenciales de investigación. Recuperado de http://www.unrisd.org/80256B3C005BCCF9/(httpPubli cations)/659F70CF50ED1D72C125714E004 B9DEF?OpenDocument


Van Dijk, J. (2005). The deepening divide. Inequality in the Information Society.London: Sage Publications.


Van Dijk, T. (1990). La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción de la información. España: Paidós Comunicación


Van Dijk, T. (2000). El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Editorial Gedisa.


Vega-Almeida, R. (2007, abril). Brecha digital: un problema multidimensional de la sociedad emergente. Revista Inclusão Social, (2), 96-108.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.