A(s) cultura(s) popular(es). Os termos de um debate histórico-conceitual
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Resumo
O trabalho expõe perspectivas teóricas representativas dentro do debate sobre o conceito cultura popular, analisadas em seu cruzamento com a cultura de massas e o consumo. É uma revisão teórico-conceitual dividida em quatro seções: a hipótese de ″circularidade cultural″ a partir de Gramsci, Ginzburg, Bajtin e Thompson; o conceito classe operária a partir da teoria da reprodução de Bourdieu e a teoria de uma dialética cultural de Hall; a relação cultura de massas e indústria cultural segundo Eco, Hoggard e Sarlo, e o problema da produção e o consumo com De Certeau; finalmente, a distinção arte elevado e cultura de massas (Huyssen), o conceito de hibridação e a relação cultura popular e novas tecnologias culturais (García). A principal contribuição é a elucidação das relações entre cultura popular, cultura urbana e cultura de massas, e o reconhecimento de alguns problemas epistemológicos ligados a generalizações no uso desses conceitos.
Keywords
cultura popular, cultura de masas, industria cultural, consumo, clase y culturas hibridaspopular culture, mass culture, cultural industry, consumption, class and hybrid culturescultura popular, cultura de massas, indústria cultural, consumo, classe e culturas híbridas
References
Como Citar
Espinal Pérez, C. E. (2009). A(s) cultura(s) popular(es). Os termos de um debate histórico-conceitual. Universitas Humanística, 67(67). Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2137
Edição
Seção
Controversia