Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a posição da enunciação na arte colombiana, tomando como ponto de referência o problema de falar pelos outros colocado por Linda Alcoff. Para isso, explora a distinção entre o que é enunciado sobre a arte e o que é enunciado pela arte, à luz de alguns casos de obras de arte colombianas a partir da década de 1970. Em particular, estuda as obras que se apropriam de um objeto cotidiano, mas cuja poética dificilmente pode ser reduzida a uma importação da vanguarda. Isso nos permite contemplar uma maneira de identificar o que a arte enuncia do contexto cultural (por exemplo, o estado da viagem) e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de provincializar a linguagem da arte como uma maneira de reconhecer o potencial criativo e categórico emergente da produção artística.
Albán, A. (2014). Arte, docencia e investigación. En M. E. Borsani y P. Quintero (comps.), Los desafíos decoloniales de nuestros días. Pensar en colectivo (pp. 151-173). Universidad Nacional del Comahue. https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Borsani_Quintero-Desafios_descoloniales-pensar_em_coletivo.pdf
Alcoff, L. (1991). The Problem of Speaking for Others. Cultural Critique, 20, 5-32. https://depts.washington.edu/egonline/wordpress/wp-content/uploads/2010/05/Alcoff-Reading.pdf
Banrepcultural. (2021). Feliza Bursztyn. Artistas colombianas en las colecciones del MAMBO y el Banco de la República. Red Cultural del Banco de la República de Colombia. https://www.banrepcultural.org/exposiciones/galeria-el-dorado/encuentros/feliza-bursztyn
Barriendos, J. (1999). Jerarquías estéticas de la modernidad/colonialidad. Revista de artes visuales ramona, (29), 33-38.
Barrios, Á. (1999). Orígenes del arte conceptual en Colombia (1968-1979). Alcaldía Mayor de Bogotá.
Buenaventura, J. (2007). Fósiles del proyecto sobre un pedestal firmado. En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 31-42). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Cano, A. M. (1994). Beatriz González. Reportaje con Ana María Cano. International Center for the Arts of the Americas at the Museum of Fine Arts, Houston (ICAA). https://icaa.mfah.org/s/es/item/1343076#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-1455%2C98%2C5459%2C3055
Carpentier, A. (2010, diciembre 14). Lo barroco y lo real maravilloso. Círculo de Poesía. Revista Electrónica de Literatura. https://circulodepoesia.com/2010/12/lo-barroco-y-lo-real-maravilloso-conferencia-de-alejo-carpentier/
Catálogo Razonado Beatriz González. (2021). Catálogo Razonado Beatriz González. Banco de Archivos Digitales de Arte en Colombia (BADAC), Universisas de los Andes. https://bga.uniandes.edu.co/collections/browse
Chakrabarty, D. (2008). Al margen de Europa. Pensamiento poscolonial y diferencia histórica. Tusquets.
Chiampi, I. (2000). Barroco y modernidad. Fondo de Cultura Económica.
De Vieco, B. (2007). Exposición conceptual de Bernardo Salcedo. En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 117-120). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
García Márquez, G. (2007). Los 166 días de Feliza. En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (p. 93a). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Gómez, P., González, A. y Ferreira, G. (2016). “Estética(s) decolonial(es)”: entrevista a Pedro Pablo Gómez. Estudios Artísticos, 2(2), 120-131. https://doi.org/10.14483/25009311.11531
González, F. (2016, abril 11). Viaje a pié. Corporación Otraparte. https://www.otraparte.org/fernando-gonzalez/ideas/1929-viaje/
Gutiérrez, N. (2000). Entrevista con José Alejandro Restrepo, Bogotá, 1996. En Cruces. Una reflexión sobre la crítica de arte y la obra de José Alejandro Restrepo (pp. 80-110). Editorial IDCT.
Gutiérrez, N. (2013). Trayectoria 1969-2013. Mario opazo. Ministerio de Cultura de Colombia.
McDaniel, G. (2014). Antonio Caro: el poder de la miopía. En A. Martín y J. I. Roca, Antonio Caro. Símbolo Nacional. Colección de arte contemporáneo (pp. 13-29). Seguros Bolívar.
Opazo, M. (2012, diciembre 24). Solo de Violín. Mario Opazo. https://meopazoc.wordpress.com/2012/12/24/2010_solo-de-violin/
Ospina, L. (2007). Contra la cultura. Una entrevista [en extenso] a Bernardo Salcedo . En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 127-141). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Ospina, L. (2019, enero 14). Feliza Bursztyn: “En un país de machistas, ¡hágase la loca!”. Cero Setenta. https://cerosetenta.uniandes.edu.co/feliza-bursztyn-en-un-pais-de-machistas-hagase-la-loca/
Pineda Repizo, A. (2022). En el baño de Óscar Muñoz: la experiencia de extrañamiento entre espejos, lavamanos y cortinas de baño. Pensamiento, Palabra y Obra, (27), 104-127. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614175616007
Rubiano, G. (2007). Los caminos de la libertad. En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 13-28). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Serrano, E. (2007). Bernardo Salcedo. En J. Jaramillo, Bursztyn Salcedo. Demostraciones (pp. 116-117). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Sullivan, E. (1994). Mito y realidad. Arte latinoamericano en Estados Unidos. En Centro Wilfredo Lam, Vision del arte latinoamericano en la década de 1980 (pp. 81-87). Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD); Unesco.
Traba, M. (2007a). Diálogo de la chatarra. En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 29-30). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Traba, M. (2007b). Las cajas de Salcedo ¿En qué mundo vivimos? En J. Jaramillo, Bursztyn - Salcedo. Demostraciones (pp. 121-124). Fundación Gilberto Alzate Avendaño, Museo de Antioquia.
Viveiros de Castro, E. (2010). Metafísicas caníbales. Líneas de antropología postestructural. Katz.
Wallerstein, I. (1996). Abrir las ciencias sociales. Siglo XXI.
Walsh, C. y Mignolo, W. (2003). Las geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo. Polis. Revista Latinoamericana, (4), 1-23. http://journals.openedition.org/polis/7138
Weitz, M. (1956). The Role of Theory in Aesthetics. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 15(1), 27-35. https://doi.org/10.2307/427491

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adryan Fabrizio Pineda Repizzo


