O ensino de filosofia e cinema de animação: possibilidades de pensamento entre pergunta, leitura e experiência
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

educación filosófica
enseñanza de la filosofía
filosofía e infancia
cine
cine animado

Como Citar

O ensino de filosofia e cinema de animação: possibilidades de pensamento entre pergunta, leitura e experiência. (2025). Universitas Philosophica, 42(84), 69-96. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph42-84.efca
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa Cinema de animação e ensino de filosofia na perspectiva da filosofia e da infância da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). Seu objetivo é analisar o cinema de animação como encontro e possibilidade no ensino de filosofia. Para demonstrar essa possibilidade, são realizadas diversas experiências de pensamento e toma-se como exemplo o filme Meu Vizinho Totoro (Miyazaki, 1988), que motivou questionamentos, espanto, reflexões, exercícios de argumentação e diálogos filosóficos. O texto está dividido em três cenas analíticas. A primeira apresenta a relação entre as categorias para considerar o cinema de animação como uma experiência sensível que potencializa as possibilidades de pensamento dos sujeitos. A segunda aborda os caminhos metodológicos que a pesquisa traçou. A terceira mostra os resultados da pesquisa que possibilitou o encontro entre cinema de animação e ensino de filosofia: questão filosófica, experiência e leitura.

PDF (Espanhol)

Aristóteles. (1994). Metafísica. Gredos.

Ballestín, B. & Fàbregues, S. (2018). La práctica de la investigación cualitativa en ciencias sociales y de la educación. UOC.

Cabrera, J. (2015). Cine: 100 años de filosofía. Gedisa.

Castro, L. X. & Mora, D. X (2022). Enseñanza de la filosofía: una posibilidad para filosofar. En O. Espinel-Bernal., L.A. Mariño Diaz, & O. Pulido Cortés (comps.), Enseñar, aprender educar: formas de la filosofía (pp. 61-86). Corporación Universitaria Minuto de Dios UNIMINUTO.

Cerletti, A. (2008). La enseñanza de la filosofía como problema filosófico. Libros del Zorzal.

Chacón-Quiroga, K. J., & Pulido-Cortés, Ó. (2024). Researching in Philosophy and Childhood: Trajectories, Multiplicities and Beginnings. The Researcher as the Power of a Look. Childhood & Philosophy, 20, 0130. https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80252

Deleuze, G. (1984). La imagen-movimiento. Estudios sobre cine 1. Paidós.

Deleuze, G. (1985). La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. Paidós.

Deleuze, G. (1996). Conversaciones. Pre-textos.

Deleuze, G. & Guattari, F. (1997). ¿Qué es la filosofía? Anagrama.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2004). Mil mesetas: capitalismo y esquizofrenia. Pre-textos.

Espinel, Ó. (2014). Filosofía, prácticas de sí y arte de vivir. Revista Fermentario, 2(8), 1-16.

Espinel, Ó. & Pulido-Cortés, Ó. (2017). Enseñanza de la filosofía. Entre experiencia filosófica y ensayo. Universitas Philosophica, 34(69), 121-142. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph34-69.efee

Foucault, M. (2008). La hermenéutica del sujeto. Fondo de Cultura Económica.

Fresquet, A. M. (2014). Cine y educación: la potencia del gesto creativo. Reflexiones y experiencias con profesores y estudiantes de enseñanza básica y media dentro y fuera de la escuela. Ocho Libros.

Galazzi, L. (2012). Mirando conceptos. El cine en la enseñanza de la filosofía. Libros del Zorzal.

Galazzi, L. (2021). Las derivas del pensar cinematográfico como provocaciones para la enseñanza de la filosofía. Praxis & Saber, 12(29), e11607. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11607

Hadot, P. (1998). ¿Qué es la filosofía antigua? Fondo de Cultura Económica.

Hadot, P. (2006). Ejercicios espirituales y filosofía antigua. Ediciones Siruela.

Hadot, P. (2009). La filosofía como forma de vida. Alpha Decay.

Kohan, W. (2009). Infancia y filosofía. Progreso.

Ladino-Quiroz, W. O., & Castellanos-Murcia, E. V. (2022). Philosophical Camp: Playful Experience of Thinking with Childhood. Childhood & Philosophy, 18, 01-20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67275

Lara, P. & Pulido-Cortés, Ó. (2020). Escritura como práctica de sí y escuela rural. Praxis & Saber, 11(25), 21-45. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n25.2020.10480

Larrosa, J. (2009). Experiencia y alteridad en educación. En C. Skilar. & J. Larrosa (comps.), Experiencia y alteridad en educación (pp. 13-44). Homo Sapiens Ediciones.

Mariño-Díaz, L. A. (2012). La educación filosófica como experiencia y posibilidad. Praxis & Saber, 3(5), 187-207. https://doi.org/10.19053/22160159.1136

Mariño-Díaz, L. A., Rivera-Rivera, M. H., & Rincón-Cuevas, S. A. (2021). El cine y los gestos de la guerra en la infancia. En M. Suárez-Vaca. & Ó. Pulido-Cortés (coords.), Infancia y guerra. Imágenes, tiempos, movimientos (pp. 143-270). Editorial UPTC. https://doi.org/10.19053/97895866∫06134

Miyazaki, H. (dir.) (1988). Mi vecino Totoro. Studio Ghibli. [Película].

Pulido-Cortés, Ó. (2011). Aprender y enseñar filosofía en el mundo contemporáneo: de la mercantilización del pensamiento al despliegue de su ejercicio. Cuestiones de Filosofía, (11). https://doi.org/10.19053/01235095.653

Rancière, J. (2010). El espectador emancipado. Manantial.

Suárez, M. & Mariño, A. (2020). Pesando la filosofía: voces de la infancia. Nefi.

Suárez, M., Mariño A. & Espinel, Ó. (2017). Filosofía e infancia: un proyecto para cuidar de sí. En Ó. Pulido-Cortés, M. Suárez & Ó. Espinel (comps.), Pensar de otro modo. Herramientas filosóficas para investigar en educación (pp. 155-183). Editorial UPTC. https://editorial.uptc.edu.co/gpd-pensar-de-otromodo-9789586602570.html

Suárez-Vaca, M. T., & Pérez-Burgos, D. F. (2023). Childhood Words and Times as Forms of Political Experience. Childhood & Philosophy, 19, 01-25. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.77974

Ulloa-Ramírez, R. D., Montaña-Contreras, D. S. & Valderrama, A. V. (2024). Perspectivas cinematográficas en educación: creación artística y filosofía. En M. T. Suárez Vaca &. J. Acosta Gutiérrez (comps.), Infancia, arte y pensamiento. Tres hilos para un telar encantado (pp. 83-106). Editorial UPTC. doi.org/10.19053/uptc.9789586608336

Watsuki, N. (2005). The Art of My Neighbor Totoro: A Film by Hayao Miyazaki. Studio Ghibli Library.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Rafael David Ulloa-Ramírez, Liliana Andrea Mariño-Díaz