Publicado Jun 25, 2019



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Oscar Mauricio Moreno Escárraga https://orcid.org/0000-0002-8446-6005

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

“Mi Casa Mi Cuerpo”, “La Casa de la Frontera” e “Radio Con- versa” são propostas de criação artística que colocam a voz poética e política de diversas comunidades na Colômbia em primeiro plano, através de dispositivos estéticos e afetivos abertos ao encontro e à elaboração de diferentes perspecti- vas e sentidos da realidade, no contexto do conflito armado interno que o país viveu nas últimas décadas, caracterizado pela complexidade dos acontecimentos e formas de violên- cia. Essas propostas abrangem estratégias das artes plásticas contemporâneas e as relacionam com algumas práticas de outras disciplinas acadêmicas e outras expressões culturais. Nesse caso, os conceitos de corpo vibrátil, arquivo e imagem poética — principalmente — estão ligados à autobiografia, às histórias de vida, às experiências domésticas e da vizinhança, ao conhecimento ancestral, entre outros. A partir deste suporte fundamental, “Mi Casa Mi Cuerpo”, “La Casa de la Frontera” e “Radio Conversa” pretendem apreciar os processos de memó- ria e o imaginário de comunidades que passaram por situações de migração forçada, desenraizamento ou exílio, em contraste com os mecanismos de controle social que são implementa- dos com a guerra e a inserção de políticas de existência ligadas à lógica de um mundo consumido pelo capital e pelo poder. Finalmente, a viagem empreendida após a realização dessas propostas artísticas retorna o olhar para o próprio universo pes- soal, revela a necessidade urgente de uma subjetividade ativa, permeável aos encontros, as conversas e as sensibilidades coletivas como premissa para o advento dos “mundos por vir”.

Keywords

memory, vibratil body, archive, poetic image, micropoliticsmemória, corpo vibrátil, arquivo, imagem poética, micropolíticamemoria, cuerpo vibrátil, archivo, imagen poética, micropolítica

References
Arendt, Hannah. 2014. Walter Benjamin 1892-1940. París: Allia.

Arfuch, Leonor. 2002. El espacio biográfico: dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires:
Fondo de Cultura Económica.

Bachelard, Gastón. 1999. La intuición del instante. México: Fondo de Cultura Económica.

Derrida, Jacques. 1997. Mal de archivo: una impresión freudiana. Madrid: Trotta.

Didi-Huberman, George. 2008. Cuando las imágenes toman posición. Madrid: A. Machado Libros.

— 2009. La imagen superviviente: historia del arte y tiempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada.
— 2012. Supervivencia de las luciérnagas. Madrid: Abada.

Foucault, Michael. 2006. La arqueología del saber. México: Siglo XXI.

Guasch, Ana María. 2005. “Los lugares de la memoria: el arte de archivar y recordar”. Matèria: revista d’art 5: 157-183.

Hardt, Michael y Antonio Negri. 2005. Imperio. Barcelona: Paidós.

Jelin, Elizabeth. 2002. Los trabajos de la memoria. Madrid: Siglo XXI.

Lefebvre, Henry. 2013. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing Libros.

Moreno Escárraga, Óscar. 2014. Mi Casa Mi Cuerpo: migración forzosa, memoria y creación colectiva. Bogotá: Universidad Jorge Tadeo Lozano.

Rolnik, Suely. 2002. “El ocaso de la víctima: la creación se libra del rufián y se reencuentra con la resistencia”. Ponencia presentada en São Paulo S.A. Situação #1 COPAN, São Paulo, Brasil, 23-27 de noviembre.

Sabato, Ernesto. 2000. La resistencia. Buenos Aires: Seix Barral.

Sánchez, Gonzalo. 2009. Guerras, memoria e historia. Medellín: La Carreta Editores.

Sarlo, Beatriz. 2005. Tiempo pasado: Cultura de la memoria y giro subjetivo. Buenos Aires: Siglo XXI.

Santos, Milton. 2000. La naturaleza del espacio: técnica y tiempo, razón y emoción. Barcelona: Ariel.

Sennett, Richard. 2009. El artesano. Barcelona: Anagrama.

Valéry, Paul. 1990. Teoría poética y estética. Madrid: La Balsa de la Medusa.
Como Citar
Moreno Escárraga, O. M. (2019). Práticas poéticas e micropolíticas: “mi casa mi cuerpo”, “la casa de la frontera” e “radio conversa”. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 14(2), 103–124. https://doi.org/10.11144//javeriana.mavae14-2.ppym
Seção
Dossier