Publicado Jan 1, 2021



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Alejandro Martinez

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Resumo

Neste trabalho, apresento a relação entre destruição e rastro para indagar como aquilo que foi destruído pode ser reconstruído materialmente. Analiso a obra visual Stellar (2015), do artista peruano Giancarlo Scaglia, e o filme Nostalgia de la luz (2010), do diretor chileno Patricio Guzmán, para propor como ambos os artefatos sugerem a destruição como a produção de outras materialidades (na forma de rastros) capazes de dar sinais sobre a sua forma anterior e possibilitar um tipo de sentido político que a totalidade material não torna possível. Para isso, encontro nesses artefatos diferentes tecnologias de mediação que questionam a legibilidade dos rastros. Stellar utiliza a técnica do frottage como forma de tornar presente a ausência por meio do traçado e revela, em sua materialidade, vestígios de um acontecimento do passado e as dificuldades que limitam sua memorização. Nostalgia de la luz, pelo contrário, propõe tanto um treinamento visual sobre como ler as fissuras da destruição material, fruto das políticas estatais de apagamento, quanto uma revisão sofisticada sobre as complexidades das políticas de arquivamento de ossos humanos como formas de violência que configuram outros rastros a serem lidos. Desse modo, os dois objetos que estudo neste artigo me permitem propor maneiras de entender a destruição como um processo do qual só podemos ler mediados pelos rastros. Os rastros de destruição não só nos permitem reconstruir uma história, mas também revitalizar uma memória que resiste apesar do seu apagamento ligado às políticas estatais de esquecimento. Ler os rastros da destruição significa inverter os procedimentos do esquecimento político, embora isso não implique resolver um conflito do passado ou encerrar o duelo, mas, sim, a possibilidade de lembrar apesar de tudo. Ler os vestígios da destruição significa inverter os procedimentos do esquecimento político, embora isso não implique resolver um conflito do passado ou encerrar o luto, mas, sim, a possibilidade de lembrar apesar de tudo.

Keywords

Chile, Perú, memória, destruição, rastromemory, destruction, traces, Perú, Chilememoria, destrucción, huella, Chile, Perú

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Como Citar
Martinez, A. (2021). Rastros de Destruição. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(1), 250–271. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-1.hdde
Seção
Dossier