Publicado Jan 1, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Tirso José Causillas Fonseca

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo explora a construção do camponês em El cargador, de Víctor Zavala Cataño, a mesma que faz parte do libro Teatro campesino (Teatro Camponês). A partir da conhecida ideia de que o teatro camponês põe ao camponês no centro pela primeira vez na história da dramaturgia peruana, analisarei comoessa representação é construída. Para tanto, o artigo explora análises prévias, entrevistas em profundidade realizadas a artistas cénicos e análises de peças. A partir do exposto, propõe-se que a representação do camponês no contexto em questão persiste em construí-lo como vítima sem agência, mais especificamente, como aquele que desconhece sua condição e não consegue articular seu mal-estar em uma ação de mudança, o que colabora com uma matriz tutelar e paternalista que o coloca na posição de um “outro”. Da mesma forma, o teatro camponês ignora as manifestações teatrais presentes na festa andina e as representa como alheias e inúteis para os camponeses e carregadores, a pesar de elas puderem ser lidas como o espaço por excelência da teatralidade andina no Peru. Da mesma forma, explorar-se-á a relação entre camponês e universidade proposta por El cargador na qual esta última é apresentada como possuidora do saber político necessário para a ação política camponesa. De forma exploratória, começamos a pensar o teatro camponês como um fenômeno urbano e universitário.

Keywords

peasant drama, politics, art, agencyteatro campesino, política, arte, agenciateatro camponês, política, arte, agência

References
Arrunátegui Matos, Carolina Abigail. 2010. “El racismo en la prensa escrita peruana: Un estudio de la representación del Otro amazónico desde
el análisis crítico del discurso”. Discurso y Sociedad 4, n.º 3: 428-470.

Béjar, Héctor. 2015. Perú 1965: Apuntes sobre una experiencia guerrillera. Marxists Internet Archive. https://www.marxists.org/espanol/
tematica/guerrilla/peru/bejar/1965.htm

Boal, Augusto. 2013. Teatro del oprimido. Barcelona: Alba.
CVR (Comisión de la Verdad y Reconciliación). 2003. Informe final. Lima:CVR. https://www.cverdad.org.pe/ifinal/

Degregori, Carlos Iván. 2014. Qué difícil es ser Dios. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Degregori, Carlos Iván. 2017. El surgimiento de Sendero Luminoso:
Ayacucho, 1969-1979. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Freitas, Patricia. 2017. “Ás vistas com Víctor Zavala Cataño e seu teatro campesino”. http://augustoboal.com.br/2017/09/08/
as-vistas-com-victor-zavala-catano-e-seu-teatro-campesino-texto-depatricia-
freitas/

Gallardo-Saborido, Emilio J. 2017. “Torcer el remolino de injusticia: Teatro, campesinado peruano y denuncia social en Víctor Zavala”. Estudos Ibero-Americanos 43, n.º 1: 97-111. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/56524/Torcer_el_remolino_de_injusticia_teatro_campesinado_peruano_y_denuncia_social_en_Victor.
pdf?sequence=1&isAllowed=yMediavilla Martínez, Paz. 2016. “El teatro peruano contemporáneo (1960-2000): Aproximación”. Tesis de doctorado. Universidad Complutense de Madrid. https://eprints.ucm.es/id/eprint/40114/1/T38017.pdf

Mitrovic, Mijail. 2020. “Sendero y la cancelación del pasado reciente”.Quehacer, n.º 5. http://revistaquehacer.pe/n5#sendero-y-lacancelacion-
del-pasado-reciente

Motos, Tomás. 2009. “Augusto Boal: Integrador del teatro, del activismo social y político, de la educación y de la terapia”. Ñaque, n.º 59.
https://www.naque.es/index.php/revista?id=76

Portocarrero, Gonzalo. 2012. Profetas del odio: Raíces culturales y líderes de Sendero Luminoso. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.
Robles-Moreno, Leticia. 2018. “Diálogos del cuerpo y fuerza política: El conflicto armado interno (1980-2000)”. En Contrapunto ideológico y perspectivas dramatúrgicas en el Perú contemporáneo. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.

Rubio, Miguel. 2009. “En busca de la teatralidad andina”. En Fiestas y rituales: Memorias X Encuentro Noviembre de 2009 Lima, Perú,
editado por John Galán Casanova, 245-262. Lima: Corporación para la Promoción y Difusión de la Cultura. https://www.infoartes.pe/wpcontent/
uploads/2014/12/fiestas-y-rituales.pdf#page=240

Schechner, Richard. 2012. Estudios de la representación: Una introducción.México: Fondo de Cultura Económica.

Valenzuela Marroquín, Manuel. 2011. “Subalternidad y violencia política en el teatro peruano: El ingreso del campesino como referente de
cambio en los discursos teatrales”. Alteridades 21, n.º 41: 161-174. https://www.scielo.org.mx/pdf/alte/v21n41/v21n41a15.pdf

Vich, Víctor. 2015. “Flor de retama: Avatares de una canción de protesta”. En Poéticas del duelo: Ensayos sobre arte, memoria y violencia política en el Perú, 21-31. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Zavala Cataño, Víctor. 1983. Teatro campesino. Lima: Escena Contemporánea.
Como Citar
Causillas Fonseca, T. J. (2023). O teatro camponês de Víctor Zavala Cataño: construção do camponês, agência, saber e ação política. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 18(1), 110–123. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae18-1.tcvz
Seção
Dossier