Publicado Jan 1, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Ximena Velásquez Sánchez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

A fotografia pitoresca de tipos pretos e antropométrica realizada no Brasil, ao igual que em outros lugares da América no final do século XIX, é analisada como instrumento de dominação e expansão colonial, que serviu para promover e perpetuar o modelo escravista ao tentar naturalizar o trabalho escravo da população negra, que durante mais de três séculos manteve a economia dos reinos. Para o efeito, realiza-se uma análise do uso e características do retrato em Ocidente, em geral, constatando que os recursos formais e técnicos são os mesmos, mas seu papel social foi marcadamente diferente, aspecto que contribuiu à exotização e desumanização do corpo negro, características que sobreviveram até nossos tempos promovendo o racismo em nossa sociedade. Em um segundo momento, analisa-se a obra da artista Rosana Paulino, que procura uma reafirmação histórica da violência escravista sob uma perspectiva crítica e sensível, por meio da apropriação fotográfica na produção de obras de arte. Chamo esse procedimento de segunda vida da imagem, com a finalidade de ressaltar a transformação política e formal que adquire o arquivo fotográfico no campo da arte. Da mesma forma, visa examinar aspectos da fotografia, como a ampliação, fragmentação, transferência e reprodução, entre outros, que além de serem uma série de recursos formais se apresentam como questões teóricas e simbólicas na produção de obras de arte hoje.

Keywords

photography of enslaved people, racism, appropriation of archives, second livesfotografía de esclavizados, racismo, apropiación de archivos, segunda vidafotografia de escravizados, racismo, apropriação de arquivos, segunda vida

References
Alencastro, Felipe de. 2008. “Vida privada e ordem privada no Império”.En História da vida privada no Brasil II, editado por Luiz Felipe de

Alencastro, 13-93. São Paulo: Companhia das letras.

Antonacci, Célia. 2014. “Parede da Memória”: Rosana Paulino. https://vimeo.com/111885499Barthes, Roland. 2006. La cámara lúcida.Madrid: Paidós.

Belting, Hasn. 2012. Antropología de la imagen. Madrid: Katz.

Benjamin, Walter. 2011. Breve historia de la fotografía. Madrid: Casimiro.

Benjamin, Walter. 2017. Walter Benjamin: Estética e sociologia da arte. São Paulo: Autêntica.

Berger, John. 2000. Modos de ver. Barcelona: Gustavo Gili.

Cáceres Gómez, Rina. 2001. Rutas de la esclavitud en África y América Latina. San Pedro: Universidad de Costa Rica.

Cunha, Maria Manuela Ligeti Carneiro da. 1988. “Olhar escravo, ser olhado”. En Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr.
São Paulo: Ex Libris.

Didi-Huberman, George. 2005. Venus rajada. Buenos Aires: Losada.

EGEAC - Cultura em Lisboa. 2023. “Atlântico Vermelho, de Rosana Paulino |Memória Futura”. https://www.youtube.com/watch?v=dGSL3gcOfd4
“En fotos: Esclavos de Brasil, entre la emancipación y la exclusión”.2013. BBC, 20 noviembre. https://www.bbc.com/mundo/video_fotos/2013/11/131119_galeria_esclavos_de_brasil_gl_bd

Encyclopedia Virginia. 2023. “Description of the Slave Ship ‘Brookes’”;chapter 6 of Liverpool and Slavery by “a Genuine ‘DickySam’” (1884)”. https://encyclopediavirginia.org/entries/description-of-the-slave-ship-brookes-chapter-6-of-liverpool-andslavery-by-a-genuine-dicky-sam-1884/

Ermakoff, George. 2004. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Ríode Janeiro: G Ermakoff.

James E. Arsenault & Company. 2023. “With A Variant Slave Ship Brookes Engraving”. https://www.jamesarsenault.com/pages/books/4904/
robert-stokes/regulated-slave-trade-from-the-evidence-of-robertstokes-esq-given-before-the-select-committee-of?soldItem=true

Institute for the Public Understanding of the Past/Institute of Historical Research. 2007. “The Brookes - visualising the transatlantic
slave trade”. https://archives.history.ac.uk/1807commemorated/exhibitions/museums/brookes.html

Instituto Moreira Salles. 2020. Marc Ferrez: Território e imagen por Ynaê Santos Lopes. https://www.youtube.com/playlist?list=PLC90FSGUmLhRZBQvEArIHVMGbr_itZNzIIrmscher, Christoph. 2020. “Mr. Agassiz’s Saloon”. En To Make Their Own Way in the World: The Enduring Legacy of the Zealy Daguerreotypes, editado por Ilisa Barbash, Molly Rogers y Deborah Willis. Cambridge:
Harvard University Press.

La Habana Elegante. 2023. “La ronda”. http://www.habanaelegante.com/November_2015/Ronda.html

Leite, Marcelo Eduardo. 2011. “Typos de pretos: Escravos na fotografia de Christiano Jr”. Visualidades 9, n.º 1: 25-47. https://doi.org/10.5216/vis.v9i1.18368

Lévi-Strauss, Claude y George Charbonnier. 1971. Arte, lenguaje, etnología: Claude Lévi-Strauss entrevista con George Charbonnier.
Traducido por Francisco González Aramburu. México: Siglo XXI.

Mauad, Ana Maria. 2000. “As fronteiras da cor: Imagem e representação social na sociedade escravista imperial”. Locus: Revista de
História 6, n.º 2. https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20515/10932

Quintella, Pollyana. 2020. “Rosana Paulino: Quando imagem vira corpo”.https://revistacontinente.com.br/edicoes/234/rosana-paulino

Queirós Mattoso, Katia M. 2008. “A opulência na provincia da Bahia”.En História da vida privada no Brasil II, editado por Luiz Felipe de
Alencastro. Saõ Paulo: Schwarcz.

Ribeiro, Leila María. 2019. “O olhar não é do branco, e sim do negro:Retrato fotográfico de escravo através da lente de christiano
junior, entre 1864 e 1866, da coleção Thereza Christina Maria”. Tesis pregrado. Pontifícia Universidade Católica.

Rodríguez Balanta, Beatriz Eugenia. 2012. “Especímenes antropométricos y curiosidades pintorescas: La orquestación
fotográfica del cuerpo ‘negro’ (Brasil circa 1865)”. Revista Ciencias de la Salud 10, n.º 2: 59-78. https://repository.urosario.
edu.co/server/api/core/bitstreams/d2c15a30-7fbc-4072-a821-ae7cad3b912a/content

Rosana Paulino. 2014. https://rosanapaulino.com.br/blog/projetos/

Rouillé, André. 2017. La fotografía entre documento y arte contemporáneo. México: Herder.

Velásquez Sánchez, Ximena. 2022. “Segunda vida: Fotografia vernáculana plástica contemporânea”. Tesis de doctorado. Universidad
Estadual de Campinas. https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=555076Videobrasil. 2023. “Das avós (2019), de Rosana
Paulino”. https://www.youtube.com/watch?v=9-V3n1cPnlI

Wade, Peter. 2021. “Racismos latinoamericanos desde una perspectiva global”. Nueva Sociedad 292: 25-41. https://www.cadtm.org/
Racismos-latinoamericanos-desde-una-perspectiva-global
Como Citar
Velásquez Sánchez, X. (2024). Fotografia pitoresca e antropométrica: instrumento de dominação e expansão colonial no contexto brasileiro e sua descolonização através da obra de Rosana Paulino. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 19(1), 36–61. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-1.farp
Seção
Dossier