Contaminar os relatos: materialidades e representações deantrópicas
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
No campo da arte latino-americana, especialmente através das práticas artísticas situadas no vínculo entre ciência, tecnologia e arte, parece haver uma procura de reviravoltas, rupturas e revisões dos modos tradicionais baseados em quadros histórico-estéticos ocidentais e hegemônicos. Nesse sentido, este artigo reflete sobre a noção de representação entendida como narrativa de contaminação recorrendo a conceituações teóricas de autores como Anna Tsing, Donna Haraway e Tim Ingold, e de materialidade, a matéria/corpo como um actante com possibilidade de agência, através do uso dos retratos de Luciana Paoletti como imagens contra representacionais situadas numa linha deantrópica. A artista e biotecnóloga argentina, por meio de seus retratos realizados com microrganismos e bactérias, promove uma ruptura com o cânon antropocêntrico desde a própria materialidade da vida não humana que extrai dos corpos, sustentada na imagem do homem promovendo o exercício da dissidência. Apelando à noção de simpoiese de Haraway, praticando a geração-com na cultura, estes retratos revelam as possibilidades da contrasemelhança e da antisemelhança como vislumbres de uma corporalidade e uma materialidade humana e não-humana fora da história canônica da arte e a representação defendendo uma revolta das linhas que traçam os relatos na arte.
retratos, materialidad, representación, Luciana Paoletti, desantrópicoportraits, materiality, representation, Luciana Paoletti, deanthropicretrato, materialidade, representação, Luciana Paoletti, deantrópico
Ahmed, Sara. 2019. La promesa de la felicidad: Una crítica cultural al imperativo de la alegría. Buenos Aires: Caja Negra.
Akrich, Madeleine y Bruno Latour. 1992. A Summary of a Convenient Vocabulary for the Semiotics of Human and Nonhuman Assemblies.En Shaping Technology/Building Society: Studies in Sociotechnical
Change, editado por Wiebe E. Bijker y John Law, 259-264. Cambridge:MIT Press.
Bal, Mieke. 2016. Tiempos transtornados: Análisis, historias y políticas de la mirada. Madrid: Akal.
Belting, Hans. 2007. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz.
Bennet, Jane. 2022. Materia vibrante: Una ecología política de las cosas.Buenos Aires: Caja Negra.
Butler, Judith. 2010. Marcos de guerra: Las vidas lloradas. México: Paidós.
Daston, Lorraine. 2021. Contra la naturaleza. Barcelona: Herder.Fernández, Eva Natalia y Alejandro Vázquez Estrada. 2022. “Aproximaciones des-antrópicas: Contrarrelatos, desobediencias y visualidades otras”.Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 17, n.º 2: 96-111. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-2.adcv.
Foucault, Michel. 1971. El orden del discurso. Buenos Aires: Tusquets.Giunta, Andrea. 2020. Contra el canon: El arte contemporáneo en un mundo sin centro. Buenos Aires: Siglo XXI.
Haraway, Donna. 2019. Seguir con el problema: Generar parentesco en el Chthuluceno. Bilbao: Consonni.
Ingold, Tim. 2012. Ambientes para la vida: Conversaciones sobre humanidad,conocimiento y antropología. Montevideo: Trilce.
Ingold, Tim. 2022. Correspondencias: Cartas al paisaje, la naturaleza y latierra. Barcelona: Gedisa.
Jay, Martin. 1996. “Returning the gaze: The American response to the French Critique of Ocularcentrism”. En Definitions of Vision Culture II: Modernist-utopias-Postformalism and Pure Visuality, 29-46.
Montreal: Musée d’art contemporain de Montréal.
Maturana, Humberto y Francisco Varela. 1994. De máquinas y seres vivos:Autopiesis. La organización de lo vivo. Buenos Aires: Lumen. https://des-juj.infd.edu.ar/sitio/educacion-emocional-2019/upload/De_maquinas_y_Seres_Vivos_-_Maturana.pdf
Martin, Nadia. 2020. “Retratos cultivados: Visiones (microorgánicas y simpoiéticas) del cuerpo en la obra de Luciana Paoletti”. Index: Revista de Arte Contemporáneo, n.º 10: 126-142. https://doi.org/10.26807/cav.vi10.382.
Mitchell, William John Thomas. 2014. ¿Qué quieren realmente las imágenes? México: COCOM.
Morin, Edgar. 2009. El método. Vol. 1: La naturaleza de la naturaleza.Madrid: Cátedra.
Richard, Nelly. 2004. “Lo político y lo crítico en el arte: ¿Quién teme a la neovanguardia?”. Revista de Crítica Cultural, n.º 29/30: 13-36. https://www.museoreinasofia.es/sites/default/files/banner/descargas/nellyrichard_1.pdf.
Rivera Cusicanqui, Silvia. 2018. Un mundo ch’ixi es posible: Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón.
Tsing, Anna. 2017. La seta del fin del mundo: Sobre la posibilidad de vida en las ruinas capitalistas. Madrid: Capitan Swing.
Vignale, Silvana Paola. 2022. “Contra lo humano: Ensayo sobre la subjetividad como cicatriz y la ética de la semejanza”. Analéctica 8,n.º 50: 234-248. https://doi.org/10.5281/zenodo.5894974
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.