Publicado Dec 28, 2021



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Nicole Cartier Barrera

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Resumo

As manifestações de descontentamento popular ocorridas na Colômbia entre 2020 e 2021 foram determinadas pelas restrições estabelecidas pelo Governo para combater a disseminação da COVID-19. Dada a dificuldade de ocupação do espaço público, a relação entre os cidadãos e as ações de protesto é forçada a se transformar, enquanto os encontros fortuitos que caracterizam uma cidade dinâmica são reduzidos devido às quarentenas. Nesse período, proliferaram as formas de protesto que envolvem diferentes níveis de ocupação do espaço público e que buscaram reativar a rua. Ações como grafite de grande formato e die-ins buscam despertar o senso de solidariedade e reativar as lutas de uma população isolada no espaço privado: graças à circulação de imagens dessas ações nas redes sociais, buscam evocar uma relação entre o espectador e o corpo referido na fotografia ou no vídeo. Assim, o limite entre o espaço privado e o espaço público é borrada graças à reprodução de fotografias e vídeos de intervenções coletivas. Este artigo analisou o potencial dessas duas formas de protesto, em particular a partir de um interesse pela relação entre o espectador e a imagem que eles podem criar.

Keywords

arte urbano, die-in, protesta social, Colombiaurban art, die-in, social protest, Colombiaarte urbana, die in, protesto social, Colômbia

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Como Citar
Cartier Barrera, N. (2021). Traços urbanos e corpos ausentes: registro visual de grafite em protestos sociais na Colômbia (2020-2021). Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 17(1), 74–93. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-1.tuca
Seção
Dossier