Publicado Dec 28, 2021



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Luis Ramon Perez Valero

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Durante as manifestações de 2019 realizadas no Equador, Peru, Colômbia e Chile, a música foi carregada de conteúdo político e poético como uma canção comum, símbolo de resistência, confronto e luta. Este artigo tem como objetivo problematizar o uso que a música teve na revolta social no Chile em 2019. Para tanto, são tomados os conceitos de ação política, poética política e teatro político, bem como o protesto urbano e as estratégias de enfrentamento entre o coletivo e o Estado. Metodologicamente, o estudo de três casos é realizado a partir da netnografia, da análise intratextual e das metanarrativas entre os parâmetros musicais e audiovisuais no vídeo protesto. Ficou evidenciada a ressignificação da música popular: a cumbia como elemento ritual nas ruas, a canção El baile de los que sobran de Los Prisioneros como recurso e estratégia de memória e, por fim, o videoclipe Plata ta tá de Mon Laferte como ferramenta de protesto no circuito de consumo comercial. Em conclusão, estabeleceu-se que o vínculo entre música e resistência passa a ser a ação simbólica da arte e da política na cidadania, que revoga e exige mudanças no modelo político vigente.

Keywords

music and protest, resignification of music, social riots in Chilemúsica y protesta, resignificación de la música, revuelta social en Chilemúsica e protesto, ressignificação da música, revolta social no Chile

References
Array Argel, Rodrigo. 2020. “Los Prisioneros: entre la New Wave y la Nueva Ola”. Contrapulso. Revista Latinoamericana de Estudios en Música Popular. Vol. 2, N° 1, pp. 49-63.

Baker, Geoffrey. 2014. El Sistema. Orchestrating Venezuela’s Youth. Nueva York: Oxford University Press.

Baker, Sarah; Andy Bennett y Jodie Taylor. 2013. Redefining Mainstream Popular Music. Nueva York: Routledge.

Barthes Roland. 1986. El grano de voz. Barcelona: Paidós.

Bieletto Bueno, Natalia y Christian Spencer. 2020. “Volver a crecer. Crisis social, música, sonido y escucha en la revuelta chilena (2019-2020)”. En Boletín de Música. Revista de música latinoamericana y caribeña, 54: 3-27.

Brandtstadter, Susane. 2015. Falsificaciones, derechos y protestas. México: Fondo de Cultura Económica.
Colapietro, Vincent M. y Thomas M.Olshewsky. 1996. Peirce’s Doctrine of Signs. Theory, Applications, and Connections. Berlín: Mouton de Gruyter.

Colectiva de investigación Tiesos pero Cumbiancheros. 2019. “Cumbia ‘a la chilena’: una mirada desde el cuerpo”. En El libro de la Cumbia: Resonancias, transferencias y trasplantes de las cumbias latinoamericanas, 239-272. Medellín: Instituto Tecnológico Metropolitano y Discos Fuentes S.A.

Elias, Norbert y John L. Scotson. 2016. Establecidos y marginados. Una investigación sociológica sobre problemas comunitarios. México: Fondo de Cultura Económica.

Fugellie, Daniela. 2020. “Resignificando el canon: el Requiem de Mozart en el estallido social chileno”. Boletín de Música. Revista de música latinoamericana y caribeña, 54: 93-110.

González, Juan Pablo. 2020. “Editorial”. Contrapulso. Revista latinoamericana de estudios en música popular 2, 2:1-2. https://contrapulso.uahurtado.cl/index.php/cp

Herzfeld, Michael. 2005. Cultural Intimacy. Social Poetics in the Nation-State. Londres: Routledge.

Holston, James. 2008. Insurgent Citizenship: Disjunctions of Democracy and Modernity in Brazil. Princeton: University Press.

Kozinets, Robert V. 2015. Netnography: Redefined. Los Angeles: SAGE.

Kutschkle, Beate y Barley Norton. 2013. Music and Protest in 1968. Cambridge: Universidad de Cambridge.

Marchant, Oliver. 2013. “Dancing Politics. Political Reflections on Choreography, Dance and Protest”. En Dance, Politics & Co-Immunity. Thinking Resistances. Current Perspectives on Politics and Communities in the Arts. Vol. 1. Zurich-Berlín: Diaphanes: 39-57.

Massone, Manuel; Mario Celentano y Mariano De Filippis. 2019. “‘Las palmas de todos los negros arriba’. Origen, influencia y análisis musical de la cumbia villera”. En El libro de la Cumbia: Resonancias, transferencias y trasplantes de las cumbias latinoamericanas, 297-349. Medellín: Instituto Tecnológico Metropolitano y Discos Fuentes S.A.

Palacios, Mariantonia. 2020. “Venezuela: el sonido de la protesta”. Instituto Tecnológico Metropolitano, Medellín. XIV Congreso de la IASPM-AL.

Parra Valencia, Juan Diego. 2019a. Deconstruyendo el chucu-chucu. Auges, declives y resurrecciones de la música tropical colombiana. Medellín: Instituto Tecnológico Metropolitano.

Parra Valencia, Juan Diego (recopilador). 2019b. El libro de la Cumbia: Resonancias, transferencias y trasplantes de las cumbias latinoamericanas. Medellín: Instituto Tecnológico Metropolitano y Discos Fuentes S.A.

Peddie, Ian. 2017. The Resisting Music: Popular Music anda Social Protest. Londres: Ashgate.

Rosenstone, Robert A. 1969. “The Times They Are A-Changin: The Music of Protest”. En The Annals of the American Academy of Political and Social Science 382, 1.

Salkosky, Ronald y Fred Wei-Han Ho (editores). 1995. Sounding Off! Music as Subversion/ Resistance/Revolution. New York: Autonomedia.
Silva Marra, Pedro y Ana Beatríz Moreto. 2020. “Sonoridades del protestos feministas e de visibilidad lésbica no Brazil”. Instituto Tecnológico Metropolitano, Medellín. XIV Congreso de la IASPM-AL.

Spencer, Christian. 2020a. “Con todo sino pá qué: música, baile y resistencia en la revuelta social chilena, el caso de Plata ta tá de Mon Laferte”. Instituto Tecnológico Metropolitano, Medellín. XIV Congreso de la IASPM-AL.

Spencer, Christian. 2020b. “Hacia un nuevo cancionero popular: música, creación y política en la revuelta social chilena (2019-2020)”. En Boletín de Música. Revista de música latinoamericana y caribeña, 54: 29-52.

Thompson, Edward P. 2000. Agenda para una historia radical. Barcelona: Crítica.

Zagorski-Thomas, Simon. 2014. The Musicology of Record Production. Cambridge: Cambridge University Press.

Grabación imagen

Bunny, Bad y Residente. 2019. “Desahogo”. Dirigido por Ricardo Duars. Video en YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=dbB_gTIhFDU

Chela, La Mambo. 2019. “Chile Despertó”. Video en YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=jLcenJZl7EQ
Laferte, Mon y Guaynaa. 2019. “Plata ta tá”. Dirigido por The Producers. Video en YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=tAcJhezQz7E

Negra, Alma. 2019 “Chile 11/12/2019 primera línea también baila pacos ctm”. Video en YouTube. Chile 11/12/2019 primera línea también baila pacos ctm

Grabación sonido

Jiménez, José Alfredo. 1971. “ El Rey”, en Sigo siendo el rey. Vinilo. Ciudad de México. BMG México.
Como Citar
Perez Valero, L. R. (2021). Poética política e sonora: passado, presente e ressignificação da música popular em manifestações públicas no Chile em 2019. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 17(1), 278–293. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-1.ppsp
Seção
Dossier