Publicado Jan 12, 2022



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Ivan Pinto Veas

Maria Jose Bello

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Dois anos após a chamada “explosão de outubro”, este artigo se concentra em um olhar retrospectivo sobre peças audiovisuais realizadas por diferentes grupos audiovisuais inseridos em um processo de protesto e transformação social. O texto faz uma análise a partir das ideias de performance e performatividade, propondo a noção de um “espaço performativo” que acompanhou o processo propriamente performático da revolta. Após revisar as condições e consequências políticas da eclosão, além de discutir como essas manifestações se inserem nas relações entre arte e política, o artigo analisa várias peças e registros que constituem um sólido corpus de um arquivo audiovisual da revolta social. A criação de histórias audiovisuais fez parte de um processo acelerado de transformação nas formas de fazer e comunicar demandas políticas, de uma estética ligada à ocupação artística do espaço público que se refletiu em narrativas que desestabilizaram a ordem dominante das telas.

Keywords

estallido social, performance, performatividad, colectivos audiovisualesSocial uprising, performance, performativity, audiovisual collectivesExplosão social, performance, performatividade, coletivos audiovisuais

References
Alé, Marisol; Duarte, Claudio; Miranda, Daniel. 2021. Saltar el torniquete: Reflexiones desde las juventudes de octubre. Santiago: Fondo de Cultura Económica.

Araujo, Kathya, et al. 2019. Hilos tensados. Para leer el octubre chileno. Santiago: Editorial USACH.

Barad, Karen. 2011. “Nature's Queer Performativity”. Qui Parle 19: 121-158.
Butler, J. 2015. “Nosotros, el pueblo. Apuntes sobre la libertad de reunión”. En : AAVV,¿ Qué es un pueblo? Buenos Aires, Eterna Cadencia.

Butler, J. y A. Athanasiou. 2017. Desposesión: lo performativo en lo político, Buenos Aires, Eterna Cadencia Editora.

Chion, Michel. 2018. La audiovisión. Sonido e imagen en el cine. Buenos Aires: La marca editora.

Chow, Rey. 2010. “The Elusive Material What the Dog Doesn’t Understand” En New Materialism Ontology, Agency, and Politics, 221-233. Durham: Duke University Press.
Deleuze, Gilles. & Guattari, Felix. 2011. ¿Qué es la filosofía? Barcelona: Anagrama.

Delgado, Manuel. 2010. “La ciudad levantada: la barricada y otras transformaciones radicales del espacio urbano”. Arquitectonics: Mind, Land & Society 19: 137-153.

Di Cesare, Donatella. 2021. El Tiempo de la revuelta. Siglo XXI de España Editores.

Escobar, Ticio. 2021. Contestaciones: arte y política en América Latina: textos reunidos de Ticio Escobar : 1982-2021. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO
Fontcuberta, Joan. 2016. La furia de las imágenes. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

García, Luis (2018). La comunidad en montaje. Imaginación política y postdictadura, Buenos Aires, Prometeo, 2018, 158 pp.

Garretón, Manuel Antonia (Coord.). 2021. Política y Movimientos Sociales en Chile. Santiago, Lom ediciones
Glavic, K., Pinto Veas, I. 2020. Alejandra Castillo, laFuga, 24. [Fecha de consulta: 2021-07-01] Disponible en: http://2016.lafuga.cl/alejandra-castillo/994

Iturriaga, J.; Pinto, I. 2020. “Hacia una imagen-evento. El estallido social visto por seis colectivos audiovisuales (Chile, octubre del 2019)”. Cine documental, 22 edición especial, 2020, ISSN 1852 4699, 28. Buenos Aires.

LASTESIS. 2021. Antología Feminista. Colonia del Sacramento: Penguin Random House.

Lorey, I. 2017. Disputas sobre el sujeto: Consecuencias teóricas y políticas de un modelo de poder jurídico: Judith Butler. Buenos Aires: La Cebra.

Olivares, Javiera. 2021. Apaga la tv. Apuntes sobre prensa y comunicación en tiempos de revuelta popular. Santiago, Lom Ediciones

Pinochet Cobos, Carla. 2021. “Disrupting normalcy. Artistic interventions and political mobilisation against the neoliberal city (Santiago, Chile, 2019”), Social Identities, DOI: 10.1080/13504630.2021.1931091

Richard, Nelly. 2021. Zona de tumultos: Memoria, arte y feminismo. Textos reunidos de Nelly Richard: 1986-2020. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO

Ruiz, Carlos. 2015. De nuevo la sociedad. Santiago:Lom ediciones.

Ruiz Encina, C. y Caviedes Hamuy, S. .2020 .Estructura y conflicto social en la crisis del neoliberalismo avanzado chileno. Disponible en http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/175352 [Consulta 30-06-2021]
San Cristobal Opazo, U. P. 2018. “¿Acción, puesta en escena, evento o construcción audiovisual? Una breve introducción al concepto de performance en humanidades y en música”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, ISSN-e 2215-9959, Vol. 13, Nº. 1, 2018 (Ejemplar dedicado a: Sexualidad y Género), págs. 207-231
Schechner, Richard. 1987. Between Theather and Antropology. Philadelphia: University of Pennsilvania Press.
Stange, H. 2020. “Arte y política como modos de conocimiento estético”. MEDIACIONES, 16(25), 246-259.
Rodó, Camila. 2020. Entrevistada por María José Bello el 15 de enero de 2020.

Pinto, I. 2019. “Imágenes que importan: movimientos sociales, malestar y neoliberalismo en documentales chilenos post 2011”. Revista Humanidades Universidad Andrés Bello Nº39 (enero-junio 2019): 349-378. Chile.
Soto Calderón, Andrea. 2020. La performatividad de las imágenes. Santiago: Ediciones Metales pesados

Steyerl, Hito. 2014. Los condenados de la pantalla. Buenos Aires: Caja Negra.

Taylor, D. 2015. El archivo y el repertorio: La memoria cultural performática en las Américas. Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado.

Taylor, D. 2017. “Presente! La política de la presencia”. Investigación Teatral Vol. 8, Núm. 12 Agosto. Centro de Estudios, Creación y Documentación de las Artes de la Universidad Veracruzana. México.

Thrift, Nigel. 2008. Non-representational Theory: Space, Politics, Affect. Routledge.

Wajcman, Judy. 2004.Techno Feminism. Cambridge: Polity Press.

Zerán, Faride. (Ed.). 2018. Mayo feminista: La rebelión contra el patriarcado. Santiago: LOM ediciones.

Zúñiga, Rodrigo. 2019. Columna de opinión: La fotografía en las alamedas. Portal Artes U Chile. Disponible en: [ https://www.uchile.cl/noticias/159510/la-fotografia-en-las-alamedas-por-rodrigo-zuniga ] Consulta: 30/06/2021
Como Citar
Pinto Veas, I., & Bello, M. J. (2022). A revolta performativa. Rumo a uma noção ampliada de corpos e imagens no espaço público a partir da explosão social chilena. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 17(1), 192–219. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-1.rphn (Original work published 28º de dezembro de 2021)
Seção
Dossier