Publicado Dec 28, 2021



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Fabián Videla Zavala

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Resumo

Este artigo analisa uma série de intervenções cênicas que ocorreram em espaços públicos nos processos políticos iniciados no Chile desde outubro de 2019, especificamente em Valparaíso, até sua eventual paralisação, devido aos óbvios problemas associados à crise de saúde da COVID-19. Nosso principal objetivo será investigar a forma como o corpo invade o espaço público por meio de práticas artísticas e políticas heterogêneas. Para tanto, será proposta uma noção ampliada do conceito de performatividade que inclui não apenas performances artísticas, mas também eventos artísticos não convencionais inscritos no contexto participativo de protesto. Nesse sentido, iremos nos referir a um conjunto heterogêneo de práticas como eventos corporais. Não se trata, portanto, de construir uma teoria geral da performance, mas sim de traçar esse encontro entre pensamento e corpo. Para desenvolver esta tese, o artigo incluirá dois momentos: o primeiro elaborará uma abordagem filosófica da performance e do protesto, enquanto o segundo se aprofundará nas práticas detalhadas que aconteceram em Valparaíso: projetos como Barricadas cênicas ou Lastesis revelam um pronunciamento imediato por parte das artes performativas no que diz respeito ao delicado contexto político. Por fim, descreveremos algumas características do reconhecimento nos atos estéticos abordados: ao invés de dar uma imagem acabada deles, o interesse está em analisar a coerência em seus modos de ação e circulação.

Keywords

performatividad, protesta, estallido social en Chile, performance, cuerpoperformativity, protest, social uprising in Chile, performance, bodyperformatividade, protesto, surto social no Chile, performance, corpo

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Como Citar
Videla Zavala, F. (2021). Entre a performatividade e o protesto: Barricadas cênicas nas ruas de Valparaíso. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 17(1), 236–249. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-1.eppb
Seção
Dossier