Significados compartilhados e tomada de decisões: o mito e a história como elementos simbólicos incidentes numa empresa familiar colombiana de transporte terrestre
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A tomada de decisões em organizações familiares tem sido um tema importante no estudo da propriedade empresarial familiar; contudo, as pesquisas não têm aprofundado nas dimensões socioculturais. Este estudo abordou a organização empresarial familiar sob a perspectiva dos significados compartilhados propostos por March (mitos, símbolos, rituais e histórias). Nesse sentido, aplicou-se o método biográfico de Vieytes para compreender como os significados compartilhados incidem na tomada de decisões gerenciais no interior de uma empresa familiar colombiana de transporte terrestre. Os resultados evidenciaram que o mito do fundador desempenha um papel central na tomada de decisões da direção e converte o processo numa dinâmica organizacional ritualizada.
Desicion-making, family business, shared-meaning, myth, historytomada de decisões, empresa familiar, significados compartilhados, mito, históriaToma de desiciones, empresa familiar, significados compartidos, mito, historia
Bastar, S. A. (2013). Familia y empresa familiar: un caso de éxito en la intersección de estas instituciones. México: Universidad Autónoma de México. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/260517550_Familia_y_Empresa_Familiar_Un_caso_de_exito_en_la_interseccion_de_estas_intituciones
Björnberg, A., & Nicholson, N. (2012). Emotional ownership: the next generation’s relationship with the family firm. Family Business Review, 25(4), 374-390.
doi.org/10.1177/0894486511432471
Campbell, J. (2001). El héroe de las mil caras: psicoanálisis del mito. México: Fondo de Cultura Económica.
Carrasco, H. A., y Rubio, B. A. (2007). Análisis de las prácticas de recursos humanos en las pymes familiares de éxito. Revista de Empresa, 22, 20-34. Recuperado de: https://es.scribd.com/document/62584777/Practicas-de-Recursos-Humanos-en-Las-Pymes
Casillas, J. C., Díaz, C., y Vásquez, A. (2005). La gestión de la empresa familiar: conceptos, casos y soluciones. Madrid: Thomson.
Chanlat, J.-F. (1994). Hacia una antropología de la organización. Gestión y Política Pública, 3(2), 317-364. Recuperado de: https://basepub.dauphine.fr/bitstream/handle/123456789/3894/CJ_Vol.III_No.II_2sem.pdf?sequence=2
Chanlat, J.-F. (2002). Ciencias sociales y administración. En defensa de una Antropología General. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT.
Chirico, F., Nordqvist, M., Colombo, G., & Mollona, E. (2012). Simulating dynamic capabilities and value creation in family firms: is paternalism an ‘asset’ or a ‘liability’? Family Business Review, 25(3), 318-338. doi: 10.1177/0894486511426284
Cruz Sánchez, C. M., Ramírez Martínez, C. M., Lozano Carrillo, Ó., Zebadúa Sánchez, A. Y., Molina Figueroa, B. E., y Velasco Estrada, L. de J. (Comp.) (2013). Organizaciones y familia. Experiencias en México y España. México: Hess, Universidad Autónoma de Chiapas, Universidad Autónoma Metropolitana y Nodo Empresa Familiar y Mipyme de la Red Mexicana de Investigación en Estudios Organizacionales.
De la Rosa Albuquerque, A., Lozano Carrillo, Ó., y Ramírez Segura, J. C. (2009). Organización, empresa y familia: de la empresa familiar a la organización familiar. Gestión y Estrategia, 36, 17-36. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11191/3008
Dumézil, G. (2016). Mito y epopeya. La ideología de las tres funciones en las epopeyas de los pueblos indoeuropeos. México: Fondo de Cultura Económica.
Eliade, M. (1994). Mito y realidad. (L. Gil, Trad.). Barcelona: Labor.
Etkin, J.R. (2006). Gestión de la complejidad en las organizaciones: la estrategia frente a lo imprevisto y lo impensado. Buenos Aire: Ediciones Granica S.A.
Garmendia Martínez, J. (1988). La cultura de la empresa: una aproximación teórica y práctica. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 41(88), 7-23. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=249171
Geertz, C. (1973). La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa.
Gentilin, M., y Gonzales-Miranda, D. (2017). Reflexiones en torno a la intervención socioeconómica del ISEOR. El caso de una organización familiar mexicana. Teuken Bidikay, 08(10), en prensa.
Ginebra, J. (2001). Las empresas familiares: su dirección y su continuidad. México: Panorama.
Goffman, E. (1956). The presentation of self in everyday life. Edinburgh: University of Edinburgh Social Science Research Centre. Recuperado de: https://monoskop.org/images/1/19/Goffman_Erving_The_Presentation_of_Self_in_Everyday_Life.pdf
González, R., Hernández, G., y Rodríguez, L. (Eds.) Organizaciones y familia: experiencias en México y España. México: Grupo Editorial Hess.
Hollander, B. S., & Elman, N. S. (1988). Family-owned businesses: an emerging field of inquiry. Family Business Review, 1(2), 145-164. Recuperado de: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1111/j.1741-6248.1988.00145.x
Kaslow, F. (1993). The lore and lure of family business. The American Journal of Family Therapy, 21(1), 3-16. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1080/01926189308250991
Koropp, C., Kellermanns, F. W., Grichnik, D., & Stanley, L. (2014). Financial decision making in family firms: an adaptation of the theory of planned behavior. Family Business Review, 27(4), 307-327. Recuperado de: https://goo.gl/0RpVU5
Kremer, H. M. (2006). Empresa familiar y mediación. Revista Interdisciplinaria de Mediación y Resolución de Conflictos, 1-5. Recuperado de: https://goo.gl/iCdqav
Lévi-Strauss, C. (1987). La estructura de los mitos (E. Verón y G. Sanz., Trad.). Antropología estructural (pp. 229-252). Barcelona: Paidós.
Lozano Posso, M., y Urbano M. (2008). La vinculación de descendientes a la empresa Familiar. Un estudio de casos Colombianos. Estudios Gerenciales, 24(109), 37-63. Recuperado de: http://doi.org/10.1016/S0123-5923(08)70052 4
March, J. (1994). Ambigüedad e interpretación. Indianapolis: T. F. Press.
Morgan, G. (1991). Imágenes de la organización. Buenos Aires: Alfaomega.
Orozco Zárate, A. R., y Rentería Pérez, E. (2012) Empresa de familia: relaciones y conflictos en la transición generacional, una aproximación desde la psicología organizacional y del trabajo. Cali: Universidad de San Buenaventura.
Sandoval, J. H., y Guerrero, D. E. (2010). Family business in Colombia: towards the construction of a commercial management model. Revista UDCA Actualidad y Divulgación Científica, 13(1), 135-146. Recuperado de: https://es.scribd.com/document/310116373/articulo-cientifico
San Martín Reyna, J. M., y Durán Encalada, J. A. D. (2016). Sucesión y su relación con endeudamiento y desempeño en empresas familiares. Contaduría y administración, 61 (1), 41-57. Recuperado de: https://doi.org/10.1016/j.cya.2015.09.005
Smircich, L. (1983). Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly. 28(3), 339-358. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/2392246
Spradley, J. P. (1979). The ethnographic interview. New York: Holt, Rinehart and Winston.
Solano, A. I. (2010). Toma de decisiones gerenciales. Tecnología en Marcha, 16(3), 44-55. Recuperado de: http://revistas.tec.ac.cr/index.php/tec_marcha/article/view/1467/1349
Stewart, A. (2012, mayo). Anthropology of family business: ten desiderata. En Proceedings, United States Association for Small Business and Entrepreneurship, 27th Annual Conference 2012. Recuperado de: http://epublications.marquette.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1226&context=mgmt_fac
Sundaramurthy, C. (2008). Sustaining trust within family businesses. Family Business Review, 21(1), 89-102. Recuperado de: http://doi.org/10.1111/j.1741-6248.2007.00110.x
Trevinyo-Rodríguez, R. N. (2010). Empresas familiares: visión latinoamericana. Estructura, gestión, crecimiento y continuidad. México: Pearson Educación.
Turner, V. (1999). La selva de los símbolos: aspectos del ritual Ndembu. Madrid: Siglo XXI.
Van Gennep, A. (1960). The rites of passage. London: Routledge Library Editions.
Vieytes, R. (2004). Metodología de la investigación en organizaciones, mercado y sociedad: epistemología y técnicas. Buenos Aires: Editorial de las Ciencias.