Resumo
O artigo analisa as implicações da relação com a tecnologia nas sociedades contemporâneas. Esta reflexão enfoca o impacto que os videogames têm na relação tempo-subjetividade-conhecimento, através de transformações narrativas e suas consequentes alterações na sensibilidade social e cultural. Da mesma forma, surge a ideia de que os videogames se configuram como a realização das propostas de ficção científica, consideradas como meta-narrativas da modernidade, através da consolidação da metáfora do ciborgue como um corpo alterado e reinventado.
Bioy Casares, A. (1984), La invención de Morel, Madrid, Cátedra.
Bogost, I. (2007), Persuasive Games. The Expressive Power of Videogames, Massachusetts, Massachusetts Institute of Technology.
Caillois, R. (1997), Los juegos y los hombres. La máscara y el vértigo, México, Fondo de Cultura Económica.
Darley, A. (2002), Cultura visual digital. Espectáculo y nuevos géneros en los medios de comunicación, Buenos Aires, Paidós.
Duvignaud, J. (1997), El juego del juego, Bogotá, Fondo de Cultura Económica. Esnaola, G. A. (2006), Claves culturales en la construcción del conocimiento. ¿Qué enseñan los videojuegos?, Buenos Aires, Alfagrama.
Featherstone, M; Hepworth, M., y Turner, B. (2001), The Body. Social Process and Cultural Theory, Londres, Sage Publications.
Featherstone, M. y Burrows, R. (2000), Cyberspace, Cyberbodies and Cyberpunk. Cultures of Technological Embodiment, North Yorkshire, Sage Publications.
Gee, J. P. (2007), What Videogames Have to Teach Us About Learning and Literacy, Nueva York, Palgrave Macmillan.
Giddings, S. (2007), “Dionysiac Machines. Videogames and the Triumph of the Simulacra”, en Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, vol. 13, núm. 4, pp. 417-431.
Gros, B. (2000, junio), “La dimension socioeducativa de los videojuegos”, en Edutec: Revista electrónica de tecnología educativa, núm. 12.
Gubern, R. (2000), El eros electrónico, Madrid, Taurus.
Haraway, D. (1984), “El manifiesto cyborg. Ciencia, tecnología y feminismo socialista en el siglo xx” [en línea], disponible en http:// manifiestocyborg.blogspot.com/, recuperado: 20 de febrero de 2010.
Huergo, J. (2000), “Comunicación/educación: itinerarios transversales”, en Valderrama, C. (ed.), Comunicación-educación. Coordenadas, abordajes y travesías, Bogotá, Universidad Central, Siglo del Hombre Editores.
Huizinga, J. (2007), Homo ludens, Barcelona, Alianza Editorial.
Landow, P. G. (1995), Hipertexto. La convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnología, Barcelona, Paidós.
Le Bretón, D. (2007), Adiós al cuerpo. Una teoría del cuerpo en el extremo contemporáneo, Mexico, La Cifra.
McLuhan, M. y Quentin, F. (1967), El medio es el masaje, Nueva York, Bantam Books.
Martín-Barbero, J. (2002), “Jóvenes: des-orden cultural y palimpsestos de identidad”, en Cubides, C. y Humberto, J. (ed.), Viviendo a toda jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades, Bogotá, Universidad Central, Departamento de Investigaciones, Siglo del Hombre.
— (2003), La educación desde la comunicación, Bogotá, Norma. Mbembe, A. (2001), On the Postcolony, Berkeley, University of California Press.
Moreno, I. (2002), Musas y nuevas tecnologías. El relato hipermedia, Paidós, Barcelona.
Piscitelli, A. (2002), Metacultura. El eclipse de los medios masivos en la era de Internet, Buenos Aires, La Crujía.
Quiroz, M. T. (2003), Aprendizaje y comunicación en el siglo xxi, Bogotá, Norma.
Rueda Ortiz, R. (2003), Hipertexto: representación y aprendizaje, Bogotá, Tecne.
Rueda Ortiz, R. y Quintana Ramírez, A. (2007), “Ellos vienen con el chip incorporado: aproximación a la cultura informática escolar”, Bogotá, Instituto para la investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico (idep), Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Universidad Central, Departamento de Investigaciones.
Schultz, M. (2006), Filosofía y producciones digitales, Buenos Aires, Alfagrama Ediciones.
Stone, A. R. (1996), The War of Desire and Technology at the Close of the Mechanical Age, Massachusetts, Massachusetts Institute of Technology.
Turkle, S. (1995), Life on the Screen. Identity on the Age of Internet, Nueva York, Simon & Schuster.
Venn, C. (2000), Occidentalism. Modernity and Subjectivity, Londres, Sage.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.