Educação, capitalismo e desenvolvimento Cultura alfabética e globalização anglo-saxônica
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo procura estabelecer uma relação entre a tradição e a expansão social da cultura alfabética e o desenvolvimento do capitalismo, através da correspondência exibida pelos países do Grupo dos Sete, os mais "desenvolvidos", entre as áreas de realização educacional, produção de conhecimento e exportação industrial e de alta tecnologia. Essa correspondência é mais forte nos países anglo-saxônicos e no Japão, o que explicaria por que a globalização é um fenômeno anglo-saxão; por que esses países estão no centro do sistema mundial capitalista e por que o "desenvolvimento" é impossível para os países da periferia.
Culture of literacy, Capitalism, Development, Globalization.Cultura alfabética, Capitalismo, Desarrollo, Globalización.Cultura alfabética, Capitalismo, Desarrollo, Globalização.
Boyer, R. (1992), Teoría de la regulación, Valencia, Edicions Alfons El Magnanim.
Castells, M. (1999), La era de la información, vol. iii, México, Siglo xxi.
Crystal, D. (1997), The Cambridge Encyclopedia of Language, 2.a ed., Nueva York, Cambridge University Press.
Gordon Childe, V. (1997), Los orígenes de la civilización, Bogotá, fce.
HDR. (2006), Human Development Report [en línea], disponible en: http://hdr.undp.org/ en/media/HDR06-complete.pdf, recuperado: noviembre de 2009.
Herrera, B. (2005), Globalización. El proceso real y financiero, Bogotá, Universidad Nacional de Colombia.
Huntington, S. (2001), El choque de civilizaciones, Barcelona, Paidós.
Llinás, R. (1998), “Ciencia, educación y desarrollo: Colombia en el siglo xxi”, en Colombia: al filo de la oportunidad, Bogotá, Colciencias, Tercer Mundo Editores.
Montenegro, S. (2009, 29 de octubre), “El mundo nos está dejando atrás”, en El Espectador.
Ortiz, R. (2009), La supremacía del inglés en las ciencias sociales, Buenos Aires, Siglo xxi.
Petrucci, A. (1999), Alfabetismo, escritura y sociedad, Barcelona, Gedisa.
PNUD (2006), Informe sobre desarrollo humano [en línea], disponible en: http://hdr.undp.org/ en/media/HDR_2009_ES_Complete.pdf, recuperado: noviembre de 2009.
Rey, G. (2009), “Las reubicaciones de la lectura. Libros, lectores y lecturas”, en Pensamiento Iberoamericano, núm. 4, 2.ª época, AECID, Fundación Carolina, pp. 235-253.
Robinson, W. (2007), Una teoría sobre el capitalismo global, Bogotá, Desde Abajo.
Sarmiento A., L. (2004), Sistema mundo capitalista. Fábrica de riqueza y miseria, Bogotá, Desde Abajo.
— (2009a, octubre), “Educación: entre la ilusión y la incertidumbre”, en Le Monde Diplomatique [Edición Colombia], pp. 4-7.
— (2009b, diciembre), “Economía política del presupuesto general de la nación”, en Le Monde Diplomatique, pp. 4-5.
Schiller, D. (2009, diciembre), “Los gigantes de la pos-crisis”, en Le Monde Diplomatique, pp. 32-33.
Sierra Caballero, F. (2006), Políticas de comunicación y educación. Crítica y desarrollo de la sociedad del conocimiento, Barcelona, Gedisa.
Sousa Santos, B. de (2002, julio), “Hacia una concepción multicultural de los derechos humanos”, en El otro derecho. Otras miradas sobre la justicia, núm. 28.
PNUD (Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo) (2006), Human Development Report 2006 [en línea], pnud, disponible en http://hdr.undp.org/en/media/HDR06- complete.pdf, recuperado: noviembre de 2009.
Wallerstein, I. (2007), La crisis estructural del capitalismo, Bogotá, Desde Abajo.
— (1979), El moderno sistema mundial (I). La agricultura capitalista y los orígenes de la economía-mundo europea en el siglo xvi, Madrid, Siglo XXI.