Sensibilidades contemporâneas: Uma exploração da cultura dos gêneros narrativos
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Gêneros fantásticos
Gêneros autobiográficos
Cinema
Mercado editorial
Sensibilidades.

Como Citar

Papalini, V. (2010). Sensibilidades contemporâneas: Uma exploração da cultura dos gêneros narrativos. Sinal E Pensamento, 29(57), 446-456. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-57.seco
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as sensibilidades expressas na cultura de massa contemporânea, baseadas em sua própria conceituação e na investigação empírica dos gêneros narrativos dominantes. A presença sustentada dos gêneros biográficos e verísticos e a ascensão dos gêneros fantásticos revelam um conjunto de peculiaridades que nos permitem compreender as tonalidades emotivas da cultura. Neste artigo analisarei os diferentes gêneros e sua significância, e a preferência do público será ponderada, quando comparada a venda de livros e a participação em salas de cinema na Argentina, Colômbia, México e Espanha, durante o ano de 2009.

PDF (Espanhol)

Adorno, T. y Horkheimer, M. (2006), Dialéctica de la Ilustración, Barcelona, Trotta.

Altman, R. (2000), Los géneros cinematográficos, Barcelona, Paidós.

Andatch, F.(2003),El reality show: unaperspectiva analítica de la televisión, Buenos Aires, Norma.

Arfuch, L. (1995), La entrevista, una invención dialógica, Buenos Aires, Paidós.


— (2002), El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.


Bajtín, M. (1999) [1982], Estética de la creación verbal, México, Siglo XXI Editores.

Baudrillard, J. (1990), “Videosfera y sujeto fractal”, en VV. AA., Videoculturas de fin de siglo, Madrid, Cátedra, pp. 27-36.


Boltanski, L. (1993), La Souffrance à distance, París, Métailié.


Catelli, N. (2007), En la era de la intimidad. Seguido de El espacio autobiográfico, Buenos Aires, Beatriz Viterbo.


Danto, A. (2009), Después del fin del arte, Buenos Aires, Paidós.


Foucault, M. (1978), Las palabras y las cosas, México, Siglo XXI.


Gallino, L. (1995), “Comunicación masiva”, en Diccionario de sociología, México, Siglo xxi Editores, pp.188-193.

Gandolfo, E. (2007), El libro de los géneros, Buenos Aires, Norma.

Kirchheimer, M. (2005), “El reproche de la comicidad. Lectura sobre dibujos animados no infantiles”, Figuraciones, núm. 3, Asunto Impreso/IUNA, pp. 143-154.

McLuhan, M. y Fiore, Q. (1967), El medio es el masaje, Buenos Aires, Paidós.

Mead, G. (1968), Espíritu, persona y sociedad, Buenos Aires, Paidós.

Oberti, L. (2002), Géneros literarios. Composición, estilo y contextos, Buenos Aires, Longseller.

Olivera, G. (1996), “Mirada, rostro y reproducti- bilidad técnica: la aporía de la televisión”, en Estudios, núm. 6, pp. 83-91.

Papalini, V. (2007), “Una cotidianeidad de puertas abiertas: individualización y masificación en la construcción mediática”, Boletín de la Biblioteca del Congreso de la Nación, núm. 123, Buenos Aires, pp. 9-24.

— (2009), “Literatura masiva, las marcas de la mundialización” [informe de investigación inédito], Buenos Aires, CONICET.

Tabachnik, S. (1997), Voces sin nombre, Córdoba, Dirección de Publicaciones de la Universidad Nacional de Córdoba.

Todorov, T. (2006), Introducción a la literatura fantástica, Buenos Aires, Paidós.

Turkle, S. (1997), La vida en la pantalla, Barcelona, Paidós.

Varela, M. (2002), “Medios de comunicación de masas”, en Altamirano, C. (dir.), Términos críticos de sociología de la cultura, Buenos Aires, Paidós, pp. 169-173.

Verón, E. (1994), La semiosis social, Barcelona, Gedisa.


PÁGINAS DE INTERNET CONSULTADAS CON INFORMACIÓN AL MERCADO EDITORIAL DE ARGENTINA, COLOMBIA, MÉXICO Y ESPAÑA

http://www.elpais.com/especial/libros/ recuperado: 01 de abril de 2010.

http://soyleyendacharlie.blogspot.com/2010/01/los-libros-mas-vendidos-del-2009-en.html, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http:// www.diarioperfil.com.ar/edimp/0430/articulo.php?art=18993&ed=0430 recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://www.diarioperfil.com.ar/edimp/0430/ articulo.php?art=18993&ed=0430#sigue, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://www.ansa.it/ansalatina/notizie/rubriche/ entrevistas/20091212144034996515.html, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://cubaout.wordpress.com/2009/12/16/ mexico-los-superventas-dieron-vida-a-las- editoriales-por-yanet-aguilar-sosa/, recupe- rado: 28 de marzo de 2010.

http://www.cambiodemichoacan.com.mx/ver- nota.php?id=115529, recuperado: 1 de abril de 2009.

http://www.elseptimoarte.net/el---top-ten---de- las-peliculas-mas-pirateadas-de-2009-7124. html, recuperado: 1 de abril de 2010.

http://mx.news.yahoo.com/s/07032010/90/ entretenimiento-hollywood-zona-gloria- crecimiento-economico.html&printer=1, recuperado: 1 de abril de 2010.

http://www.cambiodemichoacan.com.mx/ver- nota.php?id=115529, recuperado: recuperado: 2 de abril de 2010.

http://www.boxofficemojo.com/intl/mexico/ yearly/?yr=2009&p=.htm, recuperado: 2 de abril de 2010.

http://www.boxofficemojo.com/intl/spain/ yearly/?yr=2009&p=.htm, recuperado: 2 de abril de 2010

http://www.boxofficemojo.com/intl/argentina/ yearly/?yr=2009&p=.htm, recuperado: 2 de abril de 2010.

http://www.boxofficemojo.com/intl/colombia/ yearly/?yr=2009&p=.htm, recuperado: 2 de abril de 2010.

http://www.frankfurt-book-fair.com/en/anniversary/contemporary_witness/00705/index. html, recuperado: 2 de abril de 2010.

http://www.movisionary.com/movisionary-taquilla-las-mas-vistas-2009-Estados-Unidos. php, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://www.publimetro.com.mx/entretener/las- peliculas-mas-taquilleras-en-mexico-fueron/ milB!ujzWokZfMXQk/, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://www.movisionary.com/movisionary- taquilla-las-mas-vistas-2009-Argentina.php, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://www.denunciando.com/cine-y-teatro- 55 /177194-las-20-peliculas-mas-taquilleras- del-2009-a.html, recuperado: 28 de marzo de 2010.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_films_ based_on_actual_events, recuperado: 3 de abril de 2010.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.