A narração jornalística como estratégia de formação cidadã em Prensa Escuela (Imprensa Escola)
HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

narração
formação
cidadania
educação
comunicação

Como Citar

A narração jornalística como estratégia de formação cidadã em Prensa Escuela (Imprensa Escola). (2019). Sinal E Pensamento, 38(75). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp38-75.npef

Resumo

Neste artigo, expõem-se os principais achados da pesquisa “A mediação de Prensa Escuela na formação cidadã e a ética”, realizada por Prensa Escuela, programa executado em convênio com as universidades Pontifícia Bolivariana, San Buenaventura e o jornal El Colombiano de Medellín. Com metodologia qualitativa e de revisão documental, sistematizaram-se os escritos que compõem a publicação anual de El Taller (2012-2016) e através de análise hermenêutica foi possível estabelecer como a narração, desde os géneros jornalísticos, já foi uma estratégia significativa para a formação de jovens na cidadania. Descobriu-se que o pensamento crítico, a imaginação narrativa e a empatia com o outro foram fortalecidos, bem como a construção da identidade e a consciência da responsabilidade que eles têm como atores da história ao participar através da palavra e não apenas como visualizadores de eventos.

HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Bárcena, F. (1997). El oficio de la ciudadanía. Barcelona: Paidós.

Bárcena, F., Gil, F., & Jover, G. (1999). La escuela de la ciudadanía. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Bedoya, K. (2015). Chileno encontró el amor en Colombia. El Taller, 11, 19.

Beuchat, M. (2016). Formación ciudadana y autorregulación: conceptos claves para la práctica educativa. Revista Panamericana de Pedagogía. Saberes y Quehaceres del Pedagogo, 23, 95-116. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5740974

Botero, A. (2003). La metodología documental en la investigación jurídica: alcances y perspectivas. Opinión Jurídica, 2(4), 109-116. Recuperado de https://revistas.udem.edu.co/index.php/opinion/article/view/1350

Cadavid, R. (2012). Don Rodrigo, el agente de la curvita. El Taller, 8.

Ceballos, J. C. (2015). Medios de comunicación escolar, educación y ciudadanía. Una mirada desde las mediaciones (Tesis de doctorado inédita). Universidad de La Plata, La Plata, Argentina.

Chamat, C. (2012). La magia de aprender. El Taller, 8, 21.

Contreras, S. (2017). La ciudadanía: una lectura en clave de Chantal Mouffe y Ernesto Laclau. Tabula Rasa, 26, 193-219. https://doi.org/10.25058/20112742.194

Cubides, H. (1998). El problema de la ciudadanía: una aproximación desde el campo de la comunicación-educación. Nómadas, 9, 40-48. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1051/105114273005.pdf

Echeverría, R. (2003). Ontología del lenguaje. Santiago: Lom Ediciones S. A.

El Colombiano. (Ed.). (noviembre, 2012). Prensa Escuela [Edición especial]. El Taller, 8.

El Colombiano. (Ed.). (noviembre, 2013). Prensa Escuela [Edición especial]. El Taller, 9.

Freinet, C. (1974). El diario escolar. Barcelona: Editorial Laia.

Freire, P. (1985). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.

González, C. (2016). De infarto moriremos. El Taller, 12, 12-13.

Gumucio, A. (agosto, 2006). Tiempo de milagros: tres retos de la comunicación para el cambio social. Ponencia para el seminario “Sin Comunicación no hay Desarrollo” del Centro de Competencia en Comunicación para América Latina en Lima, Perú.

Herrón, M. (2013). Indiferencia y muerte. El Taller, 9, 19.

Kaplún, M. (2002). Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). La Habana: Editorial Caminos.

Libertella, M. (2015). Entrevista a Leila Guerriero. Letras Libres, 204. Recuperado de https://www.letraslibres.com/mexico/entrevista-leila-guerriero

Lima, P. (2012). Zarahí, emisaria del sonido y la lectura. El Taller, 8, 24.

Maiztegui, C. (2007). La participación como una opción transformadora en los procesos de educación ciudadana. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(4), 2-18. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/5529

Malagón, S. (29 de octubre de 2015). El periodismo es una forma potencial de arte: Gay Talese. Revista Semana. Recuperado de https://www.semana.com/cultura/articulo/gay-talese-el-periodismo-es-una-forma-potencial-de-arte/448018-3

Martín-Barbero, J. (febrero, 2012). El país que cabe en el periodismo. Lección inaugural de la Maestría en Periodismo de la Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia.

Martínez, M. (2002). Hermenéutica y análisis del discurso como método de investigación social. Paradigma, 23(1), 1-13. Recuperado de revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/3049/1442+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=es

Meléndez, E. (2012). Deporte y estudio son compatibles. El Taller, 8, 15.

Mockus, A. (2004). ¿Por qué competencias ciudadanas en Colombia? Altablero, 27, 11-12. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87299.html

Nussbaum, M. (2015). Educación para el lucro, educación para la libertad. Palabras de la filósofa Martha Nussbaum al recibir el título Honoris Causa como Doctora en Filosofía, entregado por la Universidad de Antioquia en el 2015.

Perec, G. (2008). Lo infraordinario. Madrid: Impedimenta Ediciones.

Rodríguez, C. (2010). Tecnologías para nombrar al mundo. Procesos de apropiación y uso de las TIC. Conferencia llevada a cabo para la Cátedra Unesco de Comunicación, Universidad de Oklahoma.

Rincón, O. (2012). El periodismo según Jesús Martín-Barbero, Juan Villoro y Martín Caparrós. Revista 070. Recuperado de https://cerosetenta.uniandes.edu.co/el-periodismo-segun-jesus-martin-barbero-juan-villoro-y-martin-caparros/

Tascón, D. (2012). El papá de los barberos. El Taller, 8, 20-21.

Torres, T. (2013). Soledad, décima, butifarra y merecumbé. El Taller, 9, 14-15.

Valderrama, C. (2007). Ciudadanía y comunicación. Saberes, opiniones y haceres escolares. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Villoro, J. (10 de agosto de 2012). El ornitorrinco de la prosa. Tres reflexiones que definen poéticamente la crónica periodística. La Nación. Recuperado de https://www.lanacion.com.ar/cultura/el-ornitorrinco-de-la-prosa-nid1497616#

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.