Resumo
O presente artigo narra uma etnografia que se constitui como um processo criativo, forjado por meio de rabiscos que foram tomando a forma de esboços e desenhos sobre as ferramentas de trabalho da guaquería de esmeraldas e os laços com as pessoas da região do ocidente de Boyacá, na Colômbia. Nesse contexto, o Mundo Mineiro é proposto como uma poética visual e social em constante tensão com a “legalidade” e com o vínculo com a natureza.
Apresenta-se a série de ferramentas Golpe de Suerte: seis desenhos feitos à mão livre (esferográfica sobre papel bond) que aparecem ao longo do texto como uma espécie de adesivo. Além disso, funcionam como desencadeadores de uma metodologia que descobre a vida à medida que encontra veios, compreendidos como caminhos que o tempo, a força e a pressão criaram ao redor das pedras preciosas. Um veio anuncia a guaca, o tesouro, a riqueza. Possivelmente, um veio conduza à esmeralda e, quando isso acontece, os guaqueros dizem que “pintó”.
A etnografia no ocidente de Boyacá tem consistido em um olhar a partir do desenho, que abordou amplamente o rabisco e o esboço, pois se deteve nas repetições do trabalho guaquero, da vida, do monte, das esmeraldas e de seu mistério.
A poética visual e social do Mundo Mineiro é composta por: tempo, força, movimento, tambre, pinta(r) e dominância.
Ancízar, M. (1853). Peregrinación de Alpha. Por las provincias del norte de la Nueva Granada en 1850-1851. Imprenta Echeverría Hermanos.
Caraballo Acuña, V. (2021). “Como sin querer la cosa” Una etnografía de la indeterminación en el mundo esmeraldero en Colombia. [Tesis de doctorado]. El Colegio de Michoacán, México.
Chaustre Fandiño, L. y González Quiñones, E. (2019). La gente de antestiempo: persona, pinta y montaña en Tununguá, Boyacá. En L. A. Suárez Guava (ed.), Cosas vivas. Antropología de objetos, sustancias y potencias (pp. 325-354). Pontificia Universidad Javeriana.
De Bono, E. (1994). El pensamiento creativo. El poder del pensamiento lateral para la creación de nuevas ideas. Paidós Ibérica.
Gamboa-Virgüez, N. (2014). El Mundo Minero: “Una cosa peligrosa” Haciendo etnografía con los niños de Mojarras en Tununguá Boyacá. [Tesis de pregrado]. Universidad Nacional de Colombia, Colombia.
Gamboa-Virgüez, N. (2022). ¡Pararse duro! Dominancia y fuerza del Mundo Minero. Guaquería y etnografía en el Occidente de Boyacá, Colombia. [Tesis de maestría]. Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México.
González Quiñones, E. (2015). Hijos de la montaña. Gente taya, gente jullera. Persona y personalidad en Tununguá, Boyacá. Universidad Nacional de Colombia.
Hoy hace 30 años se firmó el pacto que acabó con la Guerra Verde en Boyacá. (2020). Caracol Radio. https://caracol.com.co/emisora/2020/07/12/tunja/1594558075_626249.html
Ingold, T. (2015). Líneas: Una breve historia. Gedisa.
López Chuhurra, O. (1971). Estética de los elementos plásticos. Labor. S. A.
Los hijos de la Mina y la canción de la muerte. (s. f.).
Marxen, E. (2009). La etnografía desde el arte. Definiciones, bases teóricas y nuevos escenarios. Alteridades, 19(37), 7-22.
Páramo Bonilla, C. G. (2011). El corrido del minero: hombres y guacas en el occidente de Boyacá. Maguaré, 25(1), 25-109.
Porras Montero, C. A. (2020). Muzo. La esmeralda. Historia, cuentos, crónicas, mitos y leyendas de la provincia de las esmeraldas.
Quiceno Toro, N. (2016). Vivir Sabroso. Luchas y movimientos afroatrateños, en Bojayá, Chocó, Colombia (1a. ed.). Editorial Universidad del Rosario. https://dx.doi.org/10.12804/th9789587387506
Rodríguez Baquero, L. E. (1994). Los muzos, mineros de las esmeraldas: trabajo y vida diaria de los indios en el real de minas de Ytoco en 1694. En M. Mogollón Pérez y S. Pabón Villamizar (eds.), Poblamiento regional, etnohistoria y etnografía en Pamplona (pp. 201-224). Alcaldía de Pamplona.
Steiner, C. (2006). Un bandolero para el recuerdo: Efraín González también conocido como “el siete colores.” Antípoda, 2, 229-252.
Téllez, P. C. (1993). La Guerra Verde. Treinta años de conflicto entre esmeralderos. Intermedio Editores.
Valero, H. (2008). El río Minero: matagente, ladrón y fantasmal. Maguaré, 22, 205-222.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Natalia Gamboa Virgüez

