Publicado Jun 30, 2020



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Juan Manuel Salmerón https://orcid.org/0000-0002-2837-7585

Rafael García Sánchez https://orcid.org/0000-0003-2092-6807

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O objetivo deste artigo é o estudo analítico do conceito de dissolução ou vazio no uso da composição das artes e, em particular, da arquitetura da dissolução material no final do século XX e no início do século XXI. Para isso, como metodologia, recorre-se às correntes do pensamento atual que justificaram posições e formas de aprimorar esse conceito, como racionalismo analítico, a fenomenologia e filosofia oriental. Assim, redefinida para aplicação na arquitetura por outras teorias, pode-se verificar sua influência e compreender que esse recurso fez fortuna em vários trabalhos emblemáticos citados e caracterizados por quatro caminhos distintos: compacidade, desdobramento, desmaterialização e fluidez. Em todos eles, o vazio desempenha um papel de elo na dissolução de uma forma arquitetônica bem definida, embora em constante evolução. Esse vazio é geralmente expresso como transparente, mas também ambíguo, etéreo, intersticial, fluido, líquido etc. Também são analisadas as resistências a essa dissolução da forma, decorrente da tradição, das auto limitações do artista ou da sociedade em que ele trabalha, e a especificidade da disciplina arquitetônica. Em conclusão, afirma-se que o uso de materiais transparentes é uma condição necessária, mas não suficiente, para alcançar a evanescência. Exigir outros mecanismos baseados no arranjo adequado da forma arquitetônica é nossa contribuição original.

Keywords

dissolution, compositional void, liquid architecture, dematerializationdisolución, vacío compositivo, arquitectura líquida, desmaterializacióndissolução, vazio compositivo, arquitetura líquida, desmaterialização

References
Aristóteles. 2014. Metafísica. Madrid: Alianza.

Arnau Amo, Joaquín. 2000. 72 voces para un diccionario de arquitectura. Madrid: Celeste.

Bachelard, Gaston. 2000. La poética del espacio. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Bavunoğlu, Zeynep y Cenk Güngör. 2018. Transparency in Louvre Pyramid and Foundation Cartier. Global Journal of Advanced Engineering Technologies and Sciences 5 (3): 41-45.

Benévolo, Leonardo. 1994. La captura del infinito. Madrid: Celeste.

Bermúdez Grasa, Alfredo. 2015. Toyo Ito, arquitectura de límites difusos. A Coruña: Universidade da Coruña.

Boullée, Etienne-Louis. 1985. Arquitectura: Ensayo sobre el arte. Barcelona: Gustavo Gili.

Cairns, Graham James. 2012. Cinematic Phenomenology in Architecture: The Cartier Foundation, París, Jean Nouvel. Akademeia 2 (1): 1-8.

Chueca Goitia, Fernando. 2013. Breve historia del urbanismo. Madrid: Alianza.

Cortés Vázquez de Parga, Juan Antonio. 2003. Nueva consistencia: Estrategias formales y materiales en la arquitectura de la última década del siglo XX. Valladolid: Universidad de Valladolid.

Cortés Vázquez de Parga, Juan Antonio. 2010. “Ligereza y espesor en la arquitectura contemporánea”. Cuadernos de Proyectos Arquitectónicos 1: 28-32.

Coulanges, Fustel de. 2009. La ciudad antigua. Madrid: Edaf.

Deleuze, Gilles. 1989. El pliegue: Leibniz y el Barroco. Barcelona: Paidós.

Eisenman, Peter. 1984. “El fin de lo clásico: El fin del comienzo, o el fin del fin”. Arquitecturas Bis: Información Gráfica de Actualidad 48: 28.

Fernández-Galiano, Luis. 2011. “Kazuyo Sejima y Ryue Nishizawa”. En Ciclos de Conferencias: Protagonistas de la arquitectura del siglo XXI (IV). Madrid: Fundación Juan March. https://www.march.es/conferencias/anteriores/voz.aspx?p1=22788

Fernández-Galiano, Luis. 2013. “Los límites de la transparencia”. El País. 22 de febrero. Consultado: 9 de septiembre de 2019. https://elpais.com/diario/2011/02/22/opinion/1298329204_850215.html

Frampton, Kenneth. 1988. “Maison de Verre”. Arquitectura: Revista del Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid 275 276: 26-43.

Frampton, Kenneth. 2011. “Eisenman revisado: Abrir el juego”. Minerva: Revista del Círculo de Bellas Artes 17: 76-84.

García Fernández, Carlos. 2016. “La construcción de la transparencia: Museo de Arte Contemporáneo del siglo 21 de Kanazawa-SANAA”. Tesis doctoral, Universidad Politécnica de Madrid.

Giedion, Sigfried. 2009. Espacio, tiempo y arquitectura: Origen y desarrollo de una nueva tradición. Barcelona: Reverté.

Han, Byung-Chui. 2016. La sociedad de la transparencia. Barcelona: Herder.

Ito, Toyo. 1999. Arquitectura de límites difusos. Tokio: GG Mínima.

2000. Escritos. Editado por José M. Torres Nadal. Murcia: Colegio Oficial de Arquitectos Técnicos y Aparejadores de Murcia.

Ito, Toyo. 2011. Tarzans in the Media Forest. Londres: Architectural Association.

Moneo, José Rafael. 1994. Auditorio del Kursaal en San Sebastian. Croquis 64: 136-151.

Montaner, Josep María. 1999. Después del movimiento moderno: Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili.

Montaner, Josep María. 2002. Las formas del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili.

Moreno, Daniela y Ana Lía Chiarella. 2001. “Rasgos barrocos en la génesis de los espacios públicos americanos”. En Actas III Congreso Internacional del Barroco americano: Territorio, Arte, Espacio y Sociedad, editado por José Manuel Almansa, 1071-1084. Sevilla: Universidad Pablo de Olavide.

Olmo, Carolina del. 2011. “Arquitectura posmetafísica: Entrevista con Peter Eisenman”. Minerva: Revista del Círculo de Bellas Artes 17: 67-72.

Poisay, Charles. 1988. “Observaciones en torno a la luz en Instituto del Mundo Árabe”. Arquitectura: Revista del Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid 275-276: 50-65.

Rousseau, Jean-Jacques. 2007. Eloísa o la nueva Julia. Madrid: Akal.

Rowe, Colin y Robert Slutzky. 1999. “Transparencia: Literal y fenomenal”. En Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos, de Colin Rowe. Barcelona: Gustavo Gili.

Rubi, Andreas. 1993. Architecture in the Age of its Virtual Dissappearence: Anrinterview with Paul Virilio. Nueva York: Princeton Architectural Press.

Vidler, Anthony. 1992. The Architectural Uncanny: Essays in the Modern Unhomely. Cambridge: MIT Press.

Virilio, Paul. 1988. Estética de la desaparición. Barcelona: Anagrama.

Zabalbeascoa, Anatxu. 2010. “Mi objetivo es fundir ornamento y estructura”. El País. 27 de marzo. Consultado: 12 de septiembre de 2019. https://elpais.com/diario/2010/03/27/babelia/1269652351_850215.html.

Zaera Polo, Alejandro. 1994. Conversaciones con Rafael Moneo. Croquis, 64: 6-25.
Como Citar
Salmerón, J. M., & García Sánchez, R. (2020). A leveza suportável do limite na arquitetura do final do século XX: análise de quatro casos. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 15(2), 34–53. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-2.lsld
Seção
Dossier

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)