Publicado Jun 26, 2020



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Maria Elena Lucero http://orcid.org/0000-0001-8226-7312

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

De dezembro de 1967 até janeiro de 1968, a exposição A arte pelo ar foi realizada em Mar del Plata (Argentina). Organizada pelo Museu de Arte Moderna de Buenos Aires e patrocinado por companhias aéreas, artistas das cidades de Rosario, La Plata e Buenos Aires participaram da exposição. As obras, com tamanho próprio para viagens aéreas, seriam transportadas para o local da exposição. Na exposição de Mar del Plata, as propostas plásticas foram direcionadas a volumes geométricos ou objetos que derivariam em estratégias conceituais. O uso de balões, agendas, tigelas, garrafas ou esferas de isopor revelou a escolha de materiais simples, frágeis e elaborados industrialmente que criaram uma série de configurações que deram lugar a uma desmaterialização gradual. Como parte da metodologia aplicada, serão examinados arquivos e documentos do evento para analisar as decisões institucionais que marcaram a realização do El Arte por el Aire, os trabalhos participantes e os aspectos estéticos que marcaram a articulação do objeto com a ideia. Mencionaremos a implicação do termo desmaterialização de autores como Oscar Masotta ou Lucy Lippard, e localizaremos esses processos em torno do que Terry Eagleton chamou de “guerras culturais”. Como contribuição teórica, serão estabelecidos correlatos com as práticas artísticas mexicanas e espanholas para delinear diálogos com manifestações visuais do final da década de 1960 e início da década de 1970 e, então, chegar às considerações finais.

Keywords

air, art, dematerialization, museumaire, arte, desmaterialización, museoar, arte, desmaterialização, museu

References
Atkinson, Terry. 1999. Concerning the Article “The Dematerialization of Art”. En Conceptual Art: A Critical Anthology, editado por Alexander Alberro y Blake Stimson, 52-58. Cambridge: The MIT Press.

Calvino, Italo. 2005. Seis propuestas para el próximo milenio. Madrid: Siruela.

Debroise, Olivier. 2007. La era de la discrepancia: Arte y cultura visual en México 1968-1997. México: Universidad Nacional Autónoma de México.

Eagleton, Terry. 2001. La idea de la cultura: Una mirada política sobre los conflictos culturales. Barcelona: Paidós.

Fantoni, Guillermo Augusto. 1998. Arte, vanguardia y política en los años ’60: Conversaciones con Juan Pablo Renzi. Buenos Aires: El Cielo por Asalto.

Guilbaut, Serge. 1990. De cómo Nueva York robó la idea de arte moderno. Madrid: Mondadori.

Jameson, Fredric. 1997. Periodizar los 60. Córdoba: Alción.

Kuspit, Donald. 2006. El fin del arte. Barcelona: Akal.

Lippard, Lucy. 2004. Seis años: La desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1970. Madrid: Akal.

Lissitsky, El. 1967. “The Future of the Book”. New Left Review 41: 39-44.

Longoni, Ana y Mariano Mestman. 2007. “Después del pop nosotros desmaterializamos”: Oscar Masotta, los happenings y el arte de los medios en los inicios del conceptualismo”. En Escritos de vanguardia: Arte argentino de los años ’60, editado por Inés Katzenstein, 160-179. Buenos Aires: The Museum of Modern Art.

Lucero, María Elena. 2018. “Intercambios, fusiones y politización: El Archivo Graciela Carnevale”. Separata 22: 55-75.

Masotta, Oscar. 2004. “Después del pop nosotros desmaterializamos”. En Revolución en el arte: Pop-art,
happenings y arte de los medios en la década de 1960, 335-376. Buenos Aires: Edhasa.

Parcerisas, Pilar. 2007. Conceptualismo(s) poéticos, políticos y periféricos: En torno al arte conceptual en España (1964-1980). Madrid: Akal.

Parpagnoli, Hugo. 1967. El Arte por el Aire. Mar del Plata: Museo de Arte Moderno de Buenos Aires.

Reyes Palma, Francisco. 2010. “Perdidos en la nomenclatura: Los usos del conceptualismo en México”. Curare: Espacio Crítico para las Artes 32/33: 6-21.
Como Citar
Lucero, M. E. (2020). Objetos transportados por ventos de mudança: leveza e desmaterialização no final dos anos sessenta. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 15(2), 132–153. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-2.ocad
Seção
Dossier