Publicado Jun 30, 2020



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Marita Fornaro Bordolli https://orcid.org/0000-0002-9884-8995

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O artigo propõe uma análise da presença do ar na música e no teatro musical popular do Uruguai, especialmente nas décadas de 1980 e 1990. É interessante estabelecer como as metáforas e alegorias do ar se encontram com a física e simbólica da água da baía de Montevidéu, cidade que foi o porto natural por excelência do Atlântico Sul durante a Colônia e até hoje é um ponto de encontro de tradições. Começando com a proposta de Steven Connor em Matter of Air (2010), a presença simbólica do ar é abordada; elementos da antropologia das emoções e da análise são integrados a partir da retórica de diversas artes. No caso das músicas, são analisados os textos e sua relação com a música, principalmente as características relacionadas ao conteúdo literário (características de emissão vocal, instrumentação e arranjos) e, no caso da murga, gênero de teatro musical carnavalesco, a ligação entre literatura, música, coreografia, figurinos, cenário e maquiagem. A análise é aprofundada para o espetáculo El planeador de la escollera Sarandí, produzido pela murga Curtidores de hongos durante o carnaval de Montevidéu em 2005, no qual textos e figurinos literários se complementam na produção de significado e para duas músicas interpretadas por Eduardo Darnauchans, figura relevante na música popular uruguaia. Também inclui uma breve apresentação de outras canções que metaforicamente elaboram a paisagem visual e sonora da cidade, tendo o ar como centro temático.

Keywords

Uruguayan popular music, air and metaphors, rhetoric of the performing arts, Uruguayan murga, ppopular musical theatre, Eduardo Darnauchansmúsica popular uruguaya, aire y metáforas, retórica de las artes performáticas, murga uruguaya, teatro musical popular, Eduardo Darnauchansmúsica popular uruguaia, ar e metáforas, retórica das artes performáticas, murga uruguaia, teatro musical popular, Eduardo Darnauchans

References
Alfaro, Milita. 1987. Jaime Roos: El sonido de la calle. Montevideo: Trilce.

Alfaro, Milita. 2012. Curtidores de hongos: Misteriosa leyenda.
Montevideo: Museo del Carnaval.

Alfaro, Milita. 2017. Jaime Roos, el montevideano. Montevideo: Planeta.

Appadurai, Arjun. 2001. La modernidad desbordada: Dimensiones
culturales de la globalización. Montevideo: Trilce.

Baskins, Cristelle y Lisa Rosenthal, eds. 2007. Early Modern Visual
Allegory: Emboding Meaning. Aldershot: Ashgate.

Beatty, Andrew. 2013. “Current Emotion Research in Anthropology:
Reporting the Field”. Emotion Review 5 (4);414 . 422.

Brown, Jane K. 2006. The Persistence of Allegory: Drama and
Neoclasicism from Shakespeare to Wagner. Philadelphia:
University of Pensylvannia Press.

Caldas Cervinskis, André y Wilma Martis de Mendonça. 2008.
“Religiosidade e brasilidade em Manuel Bandeira”. Prolingua 2
(2): 72-79. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/
article/view/13405/7609

Connor, Steven. 2010. The Matter of Air: Science and Art of the Ethereal.
Londres: Reaktion Books.

Couto, Tabaré. 1993. Eduardo Darnauchans: Los espejos y los mitos.
Montevideo: Arca.

DeNora, Tia. 2000. Music in Everyday Life. Oxford: Clarendon Press.

Díaz, Nelson. 2008. Memorias de un trovador: Conversaciones con
Darnauchans. Montevideo: Planeta.

Favoretto, Mara. 2014. Charly en el país de las alegorías: Un viaje por
las letras de Charly García. Buenos Aires: Gourmet Musical.

Feld, Steven. 1982. Sound and Sentiment Birds, Weeping, Poetics, and
Song in Kaluli Expression. Durham: Duke University Press.

Finnegann, Ruth. 2003. “Music, Experience, and the Anthropology
of Emotion”. En The Cultural Study of Music: An Introduction,
editado por Martin Clayton, Trevor Herbert y Richard Middleton,
181-192. Londres: Routledge.

Fletcher, Angus. 2002. Alegoría: Teoría de un modo simbólico.
Madrid: Akal.

Fornaro Bordolli, Marita. 1999. “‘Los cantos inmigrantes se mezclaron…’:
La murga uruguaya: Encuentro de orígenes y lenguajes”. El
Sonido de la Cultura: Textos de Antropología de la Música 15-16,
139-170. https://www.redalyc.org/pdf/822/82200607.pdf

Fornaro Bordolli, Marita. 2007. “Repertorios en la murga hispanouruguaya:
Del letrista a la academia”. Pandora: Revue d’etudes
hispaniques 7: 31-48.
Fornaro Bordolli, Marita. 2008. “Las quemas: Entre el agua y el
humo, la misma sed”. En Las quemas de Eduardo Darnauchans.
Montevideo: Sondor. CD-ROM.

Fornaro Bordolli, Marita. 2009. “Eduardo Darnauchans: El estar siempre”. En
Sansueña edición 30 años. Montevideo: Sondor. CD-ROM.

Fornaro Bordolli, Marita. 2013. “Voz, música, performance: El caso de
Eduardo Darnauchans en la música popular uruguaya”. Revista del
Instituto de Investigación Musicológica Carlos Vega 27: 121-150.

Fornaro Bordolli, Marita. 2017. “Más allá del humor: Articulación de
lenguajes artísticos y procedimientos retóricos en la murga hispanouruguaya”.
Tesis de doctorado, Universidad de Valladolid.

Fornaro Bordolli, Marita. 2018. “The Uruguayan Carnival Stages of the
First Half of the Twentieth Century between Transgression and
‘Measured Joy’”. Music in Art International Journal for Music
Iconography 43 (1-2): 123-140.

Fornaro Bordolli, Marita. 2019. “En la puerta giratoria: La visibilidad de Jorge
Drexler en la prensa española”. Cuadernos de Etnomusicología 13:
184-216. http://www.sibetrans.com/etno/cuaderno/31/cuadernosde-
etnomusicologia-n-13

Granizo. 2019. “Una canción a Montevideo” cumplió 25 años. Consultado:
17 de octubre de 2019. http://granizo.uy/medio-y-medios/unacancion-
a-montevideo-cumplio-25-anos/

Hesmondhalgh, David. 2008. “Towards a Critical Understanding of Music,
Emotion and Self-Identity”. Consumption, Market & Culture 11
(4): 329-343.

Honig, Edwin, 1959. Dark Conceit: The Making of Allegory. Míchigan:
Northwestern University Press.

Le Breton, David. 2013. “Por una antropología de las emociones”. Revista
Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad
4 (10): 69-79.

Rodríguez, Marcelo. 2012. Darnauchans: Entre el cuervo y el ángel.
Montevideo: Perro Andaluz Ediciones.

Sabaj, Silvia. 2017. Darnauchans: Poesía y compromiso de un cantor popular
uruguayo. Montevideo: Ediciones del Empedrado.
Como Citar
Fornaro Bordolli, M. (2020). O vento no cais: ar e água na música popular uruguaia. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 15(2), 168–189. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-2.evel
Seção
Dossier