Mil florações: diversificação epistêmica a partir do mais que visual
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo é um exercício de teoria-ficção em que os dois autores pensam criticamente sobre o estrito e eurocêntrico marco de construção de conhecimento humanista tradicional que sempre privilegiou a visão como ferramenta de análise do não-humano. Durante o exercício crítico, oferece-se a prática da escrita como uma metodologia; ou seja, uma possível saída para o impasse da visão humanista através de histórias fictícias e conjuntos teóricos pouco ortodoxos com a intenção de ir além da visualidade por meio de evocações táteis, oníricas e experienciais. O objetivo é partir de outros sentidos para abrir possibilidades de análise de como o conhecimento poderia ser construído de diferentes formas a partir do Sul global, que tem sido observado e encoberto pela tradição antropocêntrica ocular
sensory studies, non-human, theory/fiction, epistemological criticism, anthropocentrismestudos sensoriais, não humano, teoria/ficção, crítica epistemológica, antropocentrismoestudios sensoriales, no humano, teoría/ficción, crítica epistemológica, antropocentrismo
Bratton, Benjamin. 2021. La terraformación: Programa para el diseño de una planetariedad viable. Buenos Aires: Caja Negra.
Benjamin, Walter. 2002. Selected Writtings. Vol. 1: 1913-1926. Cambridge: Harvard University Press.
Colebrook, Claire. 2020. “Enmarcando el fin de la especie: Imágenes sin cuerpos”. https://diecisiete.org/creacion/enmarcando
Deleuze, Gilles y Felix Guattari. 2010. El anti-Edipo: Capitalismo y esquizofrenia. Buenos Aires: Paidós.
Fisher, Mark. 2018. Los fantasmas de mi vida: Escritos sobre depresión, hauntología y futuros perdidos. Buenos Aires: Caja Negra.
Galera, Andrés. 2005. El concepto biológico de naturaleza: Un instrumento cognitivo. Endoxa: Series Filosóficas, n.º 19: 359-372. https://digital. csic.es/handle/10261/14885
Gander, Ryan. 2019. The End. Nueva York: Lisson Gallery.
Greenfield, Susan. 2008. The Quest for Meaning in the 21st Century.
Londres: Sceptre.
Heidegger, Martin. 2009. Ser y tiempo. Madrid: Trotta.
Hui, Yuk. 2020. Fragmentar el futuro: Ensayos sobre tecnodiversidad. Buenos Aires: Caja Negra.
Krumpel, Heinz. 2001. Ilustración, Romanticismo y utopía en el siglo XIX: La recepción de la filosofía clásica alemana en el contexto intercultural de Latinoamérica. México: Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa.
Negarestani, Reza. 2016. Ciclonopedia: Complicidad con materiales anónimos. Madrid: Materia Oscura.
Penas, Miguel. 2014. Individuación, individuo y relación en el pensamiento de Simondon. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona.
Smith, Bruce. 2009. The Key of Green: Passion and Perception in Renaissance Culture. Chicago: University of Chicago Press.
Torres, Helen y Donna Haraway. 2020. “Seguir con el problema de Donna Haraway / conversación entre Donna Haraway y Helen Torres”. https://www.youtube.com/watch?v=-WN6SYkjQSs.
Yates, Julian. 2013. “Orange”. En Prismatic Ecology: Ecotheory beyond Green, editado por Jeffrey Jerome Cohen, 83-101. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Zylinska, Joanna. 2020. Al Art: Machine Visions and Warped Dreams.Londres: Open Humanities Press.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.