Publicado Jan 1, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Ingrid Sánchez Téllez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo estuda as representações literárias, fotográficas e musicais do camponês na Revolução mexicana (1910 e 1917). Os objetivos são analisar as figuras da animalidade nas representações camponesas. Por sua vez, problematizar a fisiologia literária como operação estética em algumas expressões artísticas da Revolução mexicana. A metodologia utilizada é uma aproximação crítico-hermenêutica de textos literários, músicas populares e fotografias da época para articular uma relação entre texto, contexto e representação estética. Trata-se, principalmente, de uma metodologia de crítica literária instrumentada para objetos visuais e sonoros. Para isso, a primeira secção destaca os elementos centrais da representação animal do camponês ao longo do século XIX e a segunda analisa como na cultura popular se configuraram as representações do camponês como animal. Os resultados sugerem que uma das formas que oferece maior rendimento epistemológico para a análise estética do campesinato é o estudo da tropología da animalidade. Em conclusão, estuda-se a representação animal do campesinato como processo estético na construção da nação e no processo da identidade nacional mexicana.

Keywords

animalness, physiology, peasant, peasant aesthetics, Mexican Revolutionanimalidad, fisiología, campesino, estética campesina, Revolución mexicanaanimalidade, fisiologia, camponês, estética camponesa, Revolução mexicana

References
Acevedo, Esther. 1984. Guía de murales del Centro Histórico de la Ciudad de México. Ciudad de México: Universidad Iberoamericana.

Castro Leal, Antonio. 1960. Introducción a La novela de la Revolución mexicana, de Antonio Castro Leal, 17-30. Ciudad de México: Aguilar.

Clark d’Lugo, Carol. 1997. The Fragmented Novel in Mexico: The Politics of Form. Austin: Texas University Press.

De Anglería, Pedro Mártir. 1986. Décadas del Nuevo Mundo. Santo Domingo:Sociedad Dominicana de Bibliófilos.

De Navascués y Martín, Javier. 2011. “Masa y caudillos en la novela de la Revolución mexicana”. Revista de Filología, n.º 29: 179-
193. https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/13587/RF_29_%282011%29_10.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Escobar Villegas, Juan Camilo y Maya Salazar, Adolfo León. 2019. “Algunas lecturas francesas de las independencias hispanoamericanas”.Co-herencia 16, n.º 31: 101-149. https://doi.org/10.17230/coherencia.16.31.4

Escorza Rodríguez, Daniel. 2006. “Los Casasola y su archivo fotográfico en la bibliografía reciente”. Historias 64: 125-132.

Escorza Rodríguez, Daniel. 2017. “Las imágenes urbanas de Ismael Casasola, 1937-1940: Configuración de una mirada”. Con-temporánea: Toda la historia en el presente 4, n.º 7: 1-19.

Gautreau, Marion. 2007. “La Ilustración Semanal y el Archivo Casasola: Una aproximación a la desmitificación de la fotografía de la Revolución mexicana”. Cuicuilco 14, n.º 41: 113-142. https://mediateca.inah.gob.mx/repositorio/islandora/object/articulo:10385

Gautreau, Marion. 2011. “Visión de la Revolución mexicana en la prensa ilustrada europea”. Archivos de Filmoteca 68: 181-189.

Gómez Maganda, Alejandro, comp. 1970. Corridos y cantares de la Revolución mexicana. México: Instituto Mexicano de Cultura.

Grandville, J. J. 1840. Scènes de la vie privée et publique des animaux. París: J. Hetzel et Paulin.

Herr, Robert. 2007. “‘El machete sirve para cortar la caña’: Obras literarias y revolucionarias en ‘El Machete’ (1924-1929)”. Revista
de Crítica Literaria Latinoamericana 33, n.º 66: 133-152. https://doi.org/10.2307/2548583

Ibáñez Chacón, Álvaro. 2017. “Sirenas vs. centauros: Pervivencia medieval de un mito perdido”. Florentia Iliberritana: Revista de Estudios de Antigüedad Clásica 28: 105-121. https://revistaseug.ugr.es/index.php/florentia/article/view/6706/5826

Kalifa, Dominique. 2018. Los bajos fondos: Historia de un imaginario. Ciudad de México: Instituto Mora.

Katz, Friedrich. 1998. Pancho Villa. Ciudad de México: Era.

Marco González, Ana. 2019. “La novela de la Revolución mexicana y el cancionero popular: Confluencias”. Anales de Literatura
Hispanoamericana 48: 265-284. https://doi.org/10.5209/alhi.66795

Millán Chivite, Alberto. 1996. El costumbrismo mexicano en las novelas de la revolución. Sevilla: Universidad de Sevilla.

Mraz, John. 1999. Nacho López y el fotoperiodismo mexicano en los años cincuenta. México: Consejo Nacional para la Cultura y las
Artes.

Muñoz, Rafael Federico. 2007. Se llevaron el cañón para Bachimba. México: Era.

Negri, Antonio. 2007. “El monstruo político: Vida desnuda y potencia”.En Ensayos sobre biopolítica: Excesos de vida, compilado por Gabriel Giorgi y Fermín Rodríguez, 93-139. Buenos Aires: Paidós.

Olmos, Graciela. 1970. “Corrido”. En Corridos y cantares de la Revolución mexicana, compilado por Alejandro Gómez Maganda.
México: Instituto Mexicano de Cultura.

Percheron, Bénédicte. 2019. “Devenir monstre: Notions et enjeux de la métamorphose pathologique dans les sciences du vivant et la littérature”. En Les métamorphoses, entre fiction et notion: Littérature et sciences (xvie-xxie siécles), coordinado por Juliette Azoulai, Azélie

Fayolle y Gisèle Seginger, 65-279. París: Savoirs en texte.

Rama, Ángel. 1998. La ciudad letrada. Montevideo: Arca.

Ríos Molina, Carlos Andrés. 2007. “La locura durante la Revolución mexicana: Los primeros años del Manicomio General La
Castañeda, 1910-1920”. Tesis de doctorado. El Colegio de México.

Rodrigues, Rafael Antonio. 2018. “El muralismo y las representaciones de lo mexicano en la historia de México y en la Revolución
mexicana”. Escrita da Historia 5, n.º 9: 183-202. https://escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/139/139

Rojas Mix, Miguel. 2015. América imaginaria. Santiago: Pehuén.

San Miguel, Pedro. 2010. “Mito e historia en la épica campesina: John Womack y la Revolución mexicana”. Secuencia, n.º 76: 135-156.https://doi.org/10.18234/secuencia.v0i76.1106

Sue, Eugène. 1843. Les mystères de Paris (4 vol.). C. Gosselin.

Tannenbaum, Frank. 1929. The Mexican Agrarian revolution.Washington: The Brooking Institution.
Como Citar
Sánchez Téllez, I. (2023). Animalidade e fisiologia na estética camponesa da Revolução mexicana. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 18(1), 68–79. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae18-1.afrm
Seção
Dossier