Animalidade e fisiologia na estética camponesa da Revolução mexicana
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo estuda as representações literárias, fotográficas e musicais do camponês na Revolução mexicana (1910 e 1917). Os objetivos são analisar as figuras da animalidade nas representações camponesas. Por sua vez, problematizar a fisiologia literária como operação estética em algumas expressões artísticas da Revolução mexicana. A metodologia utilizada é uma aproximação crítico-hermenêutica de textos literários, músicas populares e fotografias da época para articular uma relação entre texto, contexto e representação estética. Trata-se, principalmente, de uma metodologia de crítica literária instrumentada para objetos visuais e sonoros. Para isso, a primeira secção destaca os elementos centrais da representação animal do camponês ao longo do século XIX e a segunda analisa como na cultura popular se configuraram as representações do camponês como animal. Os resultados sugerem que uma das formas que oferece maior rendimento epistemológico para a análise estética do campesinato é o estudo da tropología da animalidade. Em conclusão, estuda-se a representação animal do campesinato como processo estético na construção da nação e no processo da identidade nacional mexicana.
animalness, physiology, peasant, peasant aesthetics, Mexican Revolutionanimalidad, fisiología, campesino, estética campesina, Revolución mexicanaanimalidade, fisiologia, camponês, estética camponesa, Revolução mexicana
Castro Leal, Antonio. 1960. Introducción a La novela de la Revolución mexicana, de Antonio Castro Leal, 17-30. Ciudad de México: Aguilar.
Clark d’Lugo, Carol. 1997. The Fragmented Novel in Mexico: The Politics of Form. Austin: Texas University Press.
De Anglería, Pedro Mártir. 1986. Décadas del Nuevo Mundo. Santo Domingo:Sociedad Dominicana de Bibliófilos.
De Navascués y Martín, Javier. 2011. “Masa y caudillos en la novela de la Revolución mexicana”. Revista de Filología, n.º 29: 179-
193. https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/13587/RF_29_%282011%29_10.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Escobar Villegas, Juan Camilo y Maya Salazar, Adolfo León. 2019. “Algunas lecturas francesas de las independencias hispanoamericanas”.Co-herencia 16, n.º 31: 101-149. https://doi.org/10.17230/coherencia.16.31.4
Escorza Rodríguez, Daniel. 2006. “Los Casasola y su archivo fotográfico en la bibliografía reciente”. Historias 64: 125-132.
Escorza Rodríguez, Daniel. 2017. “Las imágenes urbanas de Ismael Casasola, 1937-1940: Configuración de una mirada”. Con-temporánea: Toda la historia en el presente 4, n.º 7: 1-19.
Gautreau, Marion. 2007. “La Ilustración Semanal y el Archivo Casasola: Una aproximación a la desmitificación de la fotografía de la Revolución mexicana”. Cuicuilco 14, n.º 41: 113-142. https://mediateca.inah.gob.mx/repositorio/islandora/object/articulo:10385
Gautreau, Marion. 2011. “Visión de la Revolución mexicana en la prensa ilustrada europea”. Archivos de Filmoteca 68: 181-189.
Gómez Maganda, Alejandro, comp. 1970. Corridos y cantares de la Revolución mexicana. México: Instituto Mexicano de Cultura.
Grandville, J. J. 1840. Scènes de la vie privée et publique des animaux. París: J. Hetzel et Paulin.
Herr, Robert. 2007. “‘El machete sirve para cortar la caña’: Obras literarias y revolucionarias en ‘El Machete’ (1924-1929)”. Revista
de Crítica Literaria Latinoamericana 33, n.º 66: 133-152. https://doi.org/10.2307/2548583
Ibáñez Chacón, Álvaro. 2017. “Sirenas vs. centauros: Pervivencia medieval de un mito perdido”. Florentia Iliberritana: Revista de Estudios de Antigüedad Clásica 28: 105-121. https://revistaseug.ugr.es/index.php/florentia/article/view/6706/5826
Kalifa, Dominique. 2018. Los bajos fondos: Historia de un imaginario. Ciudad de México: Instituto Mora.
Katz, Friedrich. 1998. Pancho Villa. Ciudad de México: Era.
Marco González, Ana. 2019. “La novela de la Revolución mexicana y el cancionero popular: Confluencias”. Anales de Literatura
Hispanoamericana 48: 265-284. https://doi.org/10.5209/alhi.66795
Millán Chivite, Alberto. 1996. El costumbrismo mexicano en las novelas de la revolución. Sevilla: Universidad de Sevilla.
Mraz, John. 1999. Nacho López y el fotoperiodismo mexicano en los años cincuenta. México: Consejo Nacional para la Cultura y las
Artes.
Muñoz, Rafael Federico. 2007. Se llevaron el cañón para Bachimba. México: Era.
Negri, Antonio. 2007. “El monstruo político: Vida desnuda y potencia”.En Ensayos sobre biopolítica: Excesos de vida, compilado por Gabriel Giorgi y Fermín Rodríguez, 93-139. Buenos Aires: Paidós.
Olmos, Graciela. 1970. “Corrido”. En Corridos y cantares de la Revolución mexicana, compilado por Alejandro Gómez Maganda.
México: Instituto Mexicano de Cultura.
Percheron, Bénédicte. 2019. “Devenir monstre: Notions et enjeux de la métamorphose pathologique dans les sciences du vivant et la littérature”. En Les métamorphoses, entre fiction et notion: Littérature et sciences (xvie-xxie siécles), coordinado por Juliette Azoulai, Azélie
Fayolle y Gisèle Seginger, 65-279. París: Savoirs en texte.
Rama, Ángel. 1998. La ciudad letrada. Montevideo: Arca.
Ríos Molina, Carlos Andrés. 2007. “La locura durante la Revolución mexicana: Los primeros años del Manicomio General La
Castañeda, 1910-1920”. Tesis de doctorado. El Colegio de México.
Rodrigues, Rafael Antonio. 2018. “El muralismo y las representaciones de lo mexicano en la historia de México y en la Revolución
mexicana”. Escrita da Historia 5, n.º 9: 183-202. https://escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/139/139
Rojas Mix, Miguel. 2015. América imaginaria. Santiago: Pehuén.
San Miguel, Pedro. 2010. “Mito e historia en la épica campesina: John Womack y la Revolución mexicana”. Secuencia, n.º 76: 135-156.https://doi.org/10.18234/secuencia.v0i76.1106
Sue, Eugène. 1843. Les mystères de Paris (4 vol.). C. Gosselin.
Tannenbaum, Frank. 1929. The Mexican Agrarian revolution.Washington: The Brooking Institution.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.