Empurrando os “limites do arquivo”: exercícios antirracistas de história institucional entre ciências sociais e arte
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
O artigo apresenta uma reflexão a partir de um projeto de pesquisa que visa reconstruir a história da Universidade del Rosario em relação à escravização e outras formas de opressão racial. Inicialmente, o projeto teve como objetivo examinar criticamente a história da opressão racial através da exploração dos arquivos disponíveis na tentativa de lançar luz sobre a vida das pessoas escravizadas que estavam associadas à Universidade e enfatizar a sua humanidade e luta pela liberdade. Contudo, ao longo do tempo os objetivos foram ampliados para incluir iniciativas de história pública que promovessem um diálogo entre as ciências sociais e a arte, a partir de um enfoque antipatriarcal, antirracista e decolonial. Além do projeto de pesquisa, apresentam-se quatro iniciativas memoriais associadas. Estas iniciativas incluem um tour físico e virtual, uma exposição de retratos imaginados criados com a ajuda da inteligência artificial (IA), uma peça teatral e um projeto expositivo com artistas quilombolas. Tais iniciativas visam criar consciência sobre o passado colonial da Universidade e empurrar os limites do arquivo mediante a incorporação da arte e a história pública.
Esclavización, historias universitarias, antirracismo, arte , memoriaslavery, university histories, anti-racism, art, memoryEscravização, histórias universitárias, antirracismo, arte, memória
Aladro-Vico, Eva, Dimitrina Jivkova-Semova y Olga Bailey. 2018. “Artivism: A New Educative Language for Transformative Social Action”. Comunicar 26, n.º 57: 9-18. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1192386.pdf
Albán Achinte, Adolfo. 2012. “Epistemes ‘otras’: ¿Epistemes disruptivas”. Kula: Antropólogos del Atlántico Sur, n.º 6: 22-34. https://www.revistakula.com.ar/wp-content/uploads/2014/02/KULA6_2_ALBAN_ACHINTE.pdf
Bastian, Jeannette A., John A. Aarons y Stanley Griffin, eds. 2018.Decolonizing the Caribbean Record: An Archives Reader. Sacramento:
Library Juice Press.
Berry, Dorothy. 2023. “The Dorothy Berry Collection of What Are Black Archives, 2023”. https://syllabusproject.org/what-are-black-archives/
Bertrand, Romain. 2011. Une histoire à parts égales: Écriture de l’histoire et perspectives postcoloniales. París: Seuil.
Bloch, Marc. 1949. Apologie pour l’histoire ou Métier d’historien. París:Gallimard.
Bosa, Bastien y Diana Carolina Angulo Ramírez. 2023. “Unveiling the Past: Enslaved Lives Matter”. Public History Weekly 11. https://publichistory-weekly.degruyter.com/11-2023-2/enslaved-lives-matter/
Brown University. 2023. “Brown & Slavery & Justice”. https://slaveryandjustice.brown.edu/
Cariño Trujillo, Carmen. 2019. Colonialidad del poder y colonialidad del género: Sentipensar las luchas de mujeres indígenas en Abya Yala desde los mundos en relación. Revista de Sociología, n.º 28: 27-48.https://doi.org/10.15381/rsoc.v0i28.16894
Collins, Patricia Hill. 2022. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. Nueva York: Routledge.
Foucault, Michel. 2014. La vida de los hombres infames. BuenosAires: Altamira.
Fuentes, Marisa J. 2016. Dispossessed Lives: Enslaved Women, Violence, and the Archive. Filadelfia: University of Pennsylvania Press.
Hartman, Saidiya. 1997. Scenes of Subjection: Terror, Slavery, and Self-Making in Nineteenth-Century America. Oxford: Oxford
University Press.
Hartman, Saidiya. 2007. Lose Your Mother: A Journey Along the Atlantic Slave Route. Nueva York: Farrar, Straus and Giroux.
Hartman, Saidiya. 2008. “Venus in Two Acts”. Small Axe: A Caribbean Journal of Criticism 12, n.º 2: 1-14. https://doi.org/10.1215/-12-2-1
Hartman, Saidiya. 2019. Wayward Lives, Beautiful Experiments: Intimate Histories of Social Upheaval. Nueva York: W. W. Norton & Company.
Lewis, Sarah. 2016. “Vision & Justice”. Aperture 223: 11-14.
Lucena Salmoral, Manuel. 2005. “Leyes para esclavos: El ordenamiento jurídico sobre la condición, tratamiento, defensa y represión de los esclavos en las colonias de la América española”. En Tres grandes cuestiones de la historia de Iberoamérica: Ensayos y monografías, 199-232. Madrid: Fundación Ignacio Larramendi.
Lugones, María. 2008. “Colonialidad y género: Hacia un feminismo descolonial”. En Género y descolonialidad, compilado por Walter
Mignolo. Aires: Del Signo.
Mosquera, Sergio A. 2020. Negro ni mi caballo: Historia del racismo en Colombia. Bogotá: Apidama.
Ndiaye, Noémie. 2022. Scripts of Blackness: Early Modern Performance Culture and the Making of Race. Filadelfia: University of
Pennsylvania Press.
Ortiz Ocaña, Alexander, María Isabel Arias López y Zaira Pedrozo Conedo. 2018. “Metodología ‘otra’en la investigación social, humana y educativa: El hacer decolonial como proceso decolonizante”. Revista FAIA 7, n.º 30: 172-200. https://editorialabiertafaia.com/
Ribeiro, Djamila. 2020. Lugar de enunciación. Madrid: Ambulantes.
Sarah Elizabeth Lewis. 2023. “Vision & Justice”. https://sarahelizabethlewis.com/vision-and-justice
Stoler, Ann Laura. 2010. “Archivos coloniales y el arte de gobernar”.Revista Colombiana de Antropología 46, n.º 2: 465-496. https://doi.org/10.22380/2539472X.1078
Vergara Figueroa, Aurora y Carmen Luz Cosme Puntiel, eds. 2018. Demando mi libertad: Mujeres negras y sus estrategias de resistencia en la Nueva Granada, Venezuela y Cuba, 1700-1800. Cali: Universidad Icesi.
Viveros Vigoya, Mara. 2020. Los colores del antirracismo (en Améfrica Ladina). Sexualidad, Salud y Sociedad: Revista Latinoamericana,
n.º 36: 19-34. https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2020.36.02.a
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.