Publicado Jan 1, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Carlos Correa Angulo

Rossana Alarcón Velásquez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre os resultados de um estúdio de audiência que utilizou a abordagem da etnografia digital para conhecer as interações e percepções entre o público e os seguidores da agrupação artística de dança afrocontemporânea Sankofa Danzafro de Medellín e um coletivo de ativistas em torno da música champeta que promove sua patrimonialização em Cartagena. Faz-se um relato da metodologia e das experiências de trabalho com os seguidores ou seguidoras em redes sociais das agrupações artísticas e analisam-se as estratégias antirracistas das práticas artísticas e seus efeitos entre as audiências. A subversão, irrupção e interpelação afetiva às audiências foram as três estratégias identificadas na análise. Dentre os resultados obtidos pelo estudo, observamos que as práticas artísticas antirracistas afetam o público ao combinar elementos estéticos, narrativas corporais, a mensagem e uma intenção pedagógica popular que se entrelaçam com as estratégias identificadas.

Keywords

anti-racist artistic practices, affectation, champeta, afrocontemporary dance, digital ethnographyprácticas artísticas antirracistas, afectación, champeta, danza afrocontemporánea, etnografía digitalpráticas artísticas antirracistas, afetação, champeta, dança afrocontemporânea, etnografia digital

References
Anderson, Ben. 2009. “Affective Atmospheres”. Emotion, Space and Society 2, n.º 2: 77-81. https://doi.org/10.1016/j.
emospa.2009.08.005

Bárcenas Barajas, Karina y Nohemí Preza Carreño. 2019. “Desafíos de la etnografía digital en el trabajo de campo onlife”. Virtualis 10,
n.º 18: 134-151. https://doi.org/10.2123/virtualis.v10i18.287

Clifford, James y George E. Marcus, eds. 1991. Retóricas de la antropología. Barcelona: Júcar.

Clifford, James y George E. Marcus. 2010. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography, 1986. Berkeley: University of
California Press.

Cunin, Elisabeth. 2003. Identidades a flor de piel: Lo “negro” entre apariencias y pertenencias. Categorías raciales y mestizaje en
Cartagena. Instituto Colombiano de Antropología e Historia. “En el Congreso cuestionaron la decisión del Concejo local de pasar a prohibir ese baile por considerarlo ‘erótico’”. 2015. El Espectador, 6 de noviembre. https://www.elespectador.com/politica/es-exagerado-prohibir-la-champeta-en-colegios-de-cartagenaarticle-
601666/

Geertz, Clifford. 1989. El antropólogo como autor. Barcelona: Paidós.

Geertz, Clifford. 2001. La interpretación de las culturas. Barcelona:Gedisa.

González, Ricardo. 2016. “La práctica artística contemporánea como experiencia interdisciplinar abierta al aprendizaje
transversal”. Arte y Políticas de Identidad 14: 51-68. https://doi.
org/10.6018/280481

Hellebrandová, Klára. 2014. “Escapando a los estereotipos (sexuales) racializados: El caso de las personas afrodescendientes de clase
media en Bogotá”. Revista de Estudios Sociales 49: 87-100.https://journals.openedition.org/revestudsoc/8441

LaViolette, Forrest y K. H. Silvert. 1951. “A Theory of Stereotypes”.Social Forces, 29, n.º 3: 257-62. https://doi.org/10.2307/2572414

Marcus, George E. 2001. “Etnografía en/del sistema mundo: El surgimiento de la etnografía multilocal”. Alteridades, n.º 22:
111-127. https://alteridades.izt.uam.mx/index.php/Alte/article/view/388/387

Marxen, Eva. 2018. “Artistic Practices and the Artistic Dispositif: A Critical Review”. Antípoda, n.º 33: 37-61. https://doi.org/10.7440/
antipoda33.2018.03

Miller, Daniel y Heather A. Horst. 2020. “The Digital and the Human: A Prospectus for Digital Anthropology”. En Digital
Anthropology, editado por Heather A. Horst y Daniel Miller, 3-35. Nueva York: Routledge.

Mosquera, Sergio Andrés. 2018. “Estereotipos sexo-raciales alrededor de las ‘comidas negras’: Estudio en la ciudad de Medellín”. Tesis
de maestría. Universidad de Antioquia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/10039/1/MosqueraSergio_2018_
EstereotiposSexoRaciales.pdf

Palacios Garrido, Alfredo. 2009. “El arte comunitario: Origen y evolución de las prácticas artísticas colaborativas”. Arteterapia: Papeles
de arteterapia y educación artística para la inclusión social 4: 197-211. https://revistas.ucm.es/index.php/ARTE/article/view/
ARTE0909110197A/8795

Perkins, Tessa E. 1979. “Rethinking Stereotypes”. En Routledge Revivals: Ideology and Cultural Production, editado por Michele Barrett,

Philip Corrigan, Annette Kuhn y Janet Wolff, 135-159. Nueva York:

Routledge. https://doi.org/10.4324/9781351063142

Rancière, Jacques. 2000. “Política, identificación y subjetivación”. En El reverso de la diferencia: Identidad y política, editado por Benjamín
Arditi, 145-152. Caracas: Nueva Sociedad. http://148.202.18.157/sitios/catedrasnacionales/material/2010a/cristina_palomar/6.pdf

Rancière, Jacques. 2009. El reparto de lo sensible: Estética y política.Buenos Aires: Prometeo.

Ruiz Méndez, María del Rocío y Genaro Aguirre-Aguilar. 2015. “Etnografía virtual: Un acercamiento al método y a sus aplicaciones”. Estudios
sobre las Culturas Contemporáneas, n.º 41: 67-96. https://www.redalyc.org/pdf/316/31639397004.pdf

Salzman, Philip Carl. 2002. “On Reflexivity”. American Anthropologist 104,n.º 3: 805-811. https://doi.org/10.1525/aa.2002.104.3.805

Tapia, María Lourdes. 2016. “Los vínculos interpersonales en las redes sociales: Nuevos modos de comunicación en el marco de una universidad argentina”. Espacio Abierto: Cuaderno Venezolano de Sociología 25, n.º 4: 193-202. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12249087015

University of Manchester. 2023. “Contexto de la investigación”. https://sites.manchester.ac.uk/carla/home/es/sobre/contexto-de-lainvestigacion/

Van Dijk, Teun A. 2012. “The Role of the Press in the Reproduction of Racism”. En Migrations: Interdisciplinary Perspectives, editado
por Michi Messer, Renee Schroeder y Ruth Wodak, 15-29.Vienna: Springer.
Como Citar
Correa Angulo, C., & Alarcón Velásquez, R. (2024). Subversão, irrupção e interpelação das audiências: os efeitos da prática artística antirracista na Colômbia. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 19(1), 202–221. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-1.siac
Seção
Dossier