Publicado Jul 1, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Vicente Castro-Alonso

Rocío Chao-Fernández

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo apresenta a experiência formativa intitulada Tierra, mar y aire (Terra, mar e ar) desenvolvida na Licenciatura em Educação Infantil da Universidade da Coruña, focalizada na criação de uma instalação sonora para sua exposição didática a crianças de 2 a 3 anos. Através de um enfoque descritivo-narrativo, examina-se o impacto desta aproximação artístico-didática entre o professorado em formação, bem como entre os restantes agentes implicados. Os dados quantitativos e qualitativos, obtidos mediante questionários e análise das memórias individuais do processo criativo, referendam a natureza interativa e socioemocional de um processo de ensino colaborativo que propicia uma transferência imaginativa da aprendizagem promovida desde as aulas universitárias. A exposição permite-nos discernir a adaptabilidade e validade pedagógica da instalação sonora na hora de gerar interesse e motivação na infância, promovendo um aprendizado de índole experiencial e interdisciplinar baseado numa aproximação acessível (e sustentável) da experimentação sonora. No final da experiência, os discentes em formação manifestam um renovado espírito vocacional, destacando as possibilidades transversais da educação musical e destacando a tenacidade e o colaboracionismo na superação dos desafios educacionais. Neste contexto, destaca-se a importância de fornecer espaços para a exploração e descoberta desde a participação genuína da criança, embora isso suponha uma perda de controle por parte do mestre ou mestra. Mesmo assim, ressalta-se a pertinência de advogar por dinâmicas disruptivas durante os processos de formação do professorado, que contribuem para naturalizar processos de ensino-aprendizagem próprios do seu perfil de saída.

Keywords

sound installation, early childhood education, teacher training, experiential learning, interdisciplinarity, music educationinstalación sonora, educación infantil, formación del profesorado, aprendizaje experimental, interdisciplinariedad, educación musicalinstalação sonora, educação infantil, treinamento do professorado, aprendizagem experimental, interdisciplinaridade, educação musical

References
Andueza Olmedo, María y Fran Cabeza de Vaca. 2023. Un largo eco: Aprendizajes y acciones desde la creación sonora. Valencia: Red
Planea. https://ia902705.us.archive.org/13/items/un-largo-eco/UNLARGOECO_CASTELLANO_DIGITAL.pdf

Ballantyne, Julie, Jody L. Kerchner y José Luis Aróstegui. 2012. “Developing Music Teacher Identities: An International Multi-Site Study”.
International Journal of Music Education 30, n.º 3: 211-226. https://doi.org/10.1177/025576141143372

Chibalashvili, Asmati, Polina Kharchenko, Ruslana Bezuhla, Igor Savchuk y Victor Sydorenko. 2022. “Interactive Sound Installation as
an Implementation of Contemporary Communication Models”. Postmodern Openings 13, n.º 2: 239-253. https://doi.org/10.18662/
po/13.2/451

Ciurana González, Marta y Miquel Alsina i Tarrés. 2019. “El aula de música como ambiente sonoro de aprendizaje en Educación Infantil”.
Revista Electrónica de LEEME 44: 42-62. https://doi.org/10.7203/LEEME.44.15595

Contreras, José. 2013. “El saber de la experiencia en la formación del profesorado”. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado
27, n.º 3: 125-136. https://www.redalyc.org/pdf/274/27430309008.pdf

Davenport, Jack, Mark Lochrie y John Law. 2017. Supporting Creative Confidence in a Musical Composition Workshop: Sound of Colour.
En Extended Abstracts Publication of the Annual Symposium onComputer-Human Interaction in Play (pp. 339-344). https://doi.
org/10.1145/3130859.3131307

Delalande, François. 2007. “De la exploración sonora a la invención musical”. En Creatividad en educación musical, coord. por Blanca
Maravillas Díaz Gómez y María Elena Riaño Galán, 71-76. Santander: Universidad de Cantabria.

Delalande, François. 2013. Las conductas musicales. Santander: Universidad de Cantabria.
Denzin, Norman K. 2017. The Research Act: A Theoretical Introduction to Sociological Methods. Nueva York: Routledge.

Flick, Uwe. 2014. La gestión de la calidad en investigación cualitativa.Madrid: Morata.

Frid, Emma, Hans Lindetorp, Kjetil Falkenberg Hansen, Ludvig Elblaus y Roberto Bresin. 2019. “Sound Forest: Evaluation of An Accessible Multisensory Music Installation”. En Proceedings of the 2019 CHI. Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-12).
https://doi.org/10.1145/3290605.3300907

Garvis, Susanne. 2013. “Beginning Generalist Teacher Self-Efficacy for Music Compared with Maths and English”. British Journal
of Music Education 30, n.º 1: 85-101. https://doi.org/10.1017/S0265051712000411

Ilari, Beatriz. 2016. “Music in the Early Years: Pathways into the Social World”. Research Studies in Music Education 38, n.º 1: 23-39. https://
doi.org/10.1177/1321103X16642631

Kemple, Kristen M., Jacqueline J. Batey y Lynn C. Hartle. 2004. “Music Play: Creating Centers for Musical Play and Exploration”. Young
Children 59, n.º 4: 30-37. https://cpin.us/sites/default/files/docs/music_play_Young_Children.pdf

Murillo i Ribes, Adolf y Jesús Tejada. 2022. “Transforming Generalist Teachers’ Self-Perceptions Through Art Creativity: An
Intervention-Based Study”. International Journal of Education & the Arts 23, n.º 11. http://doi.org/10.26209/ijea23n11

Murillo i Ribes, Adolf, María Elena Riaño Galán y Noemy Berbel Gómez. 2019. “El aula como caja de resonancia para la creación sonora: Nuevas arquitecturas y herramientas tecnológicas para acercar el arte sonoro al ámbito educativo”. Revista Electrónica de LEEME 43: 1-18. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/14007/13947

Murillo i Ribes, Adolf, María Elena Riaño Galán y Noemy Berbel Gómez.2018. “Percepción sobre el uso de ‘Soundcool’ como propuesta
de intervención en la creación sonora y en el desarrollo de competencias docentes: Un estudio exploratorio en la formación inicial del profesorado”. Psychology, Society, & Education 10, n.º1: 127-146. https://doi.org/10.25115/psye.v10i1.1051

Ocaña-Fernández, Almudena, Ramón Montes-Rodríguez y María Luisa Reyes-López. 2020. “Creación musical colectiva: Análisis
de prácticas pedagógicas disruptivas en Educación Superior”.Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación
Musical 17: 3-12. http://dx.doi.org/10.5209/reciem.67172 Perrenoud, Philippe. (2012). Cuando la escuela pretende preparar para
la vida: ¿Desarrollar competencias o enseñar otros saberes? Barcelona: Graó.

Riaño, María Elena, Adolf Murillo y Jesús Tejada. 2022. “Educación musical, creatividad y tecnología: Un estudio exploratorio sobre
estrategias docentes y actividades creativas con software ex novo”. Revista Electrónica Educare 26, n.º 1: 41-63. http://dx.doi.
org/10.15359/ree.26-1.3

Saldaña, Johnny. 2009. The Coding Manual for Qualitative Researchers. Los Ángeles: Sage.

Schafer, Raymond Murray. 1975. El rinoceronte en el aula. Buenos Aires: Ricordi.

Schafer, Raymond Murray. 1998. Limpieza de oídos. Buenos Aires:Ricordi.

Veloso, Ana Luisa. 2020. “Rethinking Experimental Music within Music Education: Thoughts and Feelings after a Voyage Through the Project INsono”. Revista Electrónica de LEEM 46: 50-68. https://doi.org/10.7203/LEEME.46.17409

Vicente-Nicolás, Gregorio y Judith Sánchez-Marroquí. 2023.“Creatividad musical en Educación Infantil”. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical 20: 3-24.https://dx.doi.org/10.5209/reciem.81479
Como Citar
Castro-Alonso, V., & Chao-Fernández, R. (2024). Abrindo espaços de descoberta em Educação Infantil: olhares de profesdsores através da instalação sonora Terra, mar e ar. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 19(2), 52–71. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-2.eips
Seção
Dossier