Resumo
O artigo se aproxima dos trabalhos Antifálica (2000) e Asco y sangre (Nojo e sangue) (2010) de Nadia Granados, e às obras Nosotras las de sangre azul (Nós, as de sangue azul) (2012) e De capullo a flor (De botão a flor) (2013) do Coletivo Zunga, a partir do conceito de abjeção levantado por Julia Kristeva e, em particular, desde a sangue como forma de escrita abjeta da Vulva. No caso de Granados, mostra-se a oposição entre o nojo que gera o sangue menstrual e a “naturalização” do interminável rio de sangue produzido pela violência na Colômbia. No Coletivo Zunga, questiona-se a higienização do sangue menstrual desde os discursos publicitários e a dupla mensagem social e midiática (abjeção/ romantização) na relação com a menstruação como ritual de passagem. Em ambos os casos, as obras trabalhadas não receberam suficiente atenção por parte da crítica. As leituras da obra de Granados privilegiam sua obra Colombianización, os imaginários audiovisuais, a resistência em termos de gênero e sexualidades; as poucas leituras do Coletivo Zunga se aproximam mais da postura do grupo como artistas que a interpretações da sua obra. O trabalho mais próximo deste artigo é de Claudia Mandel, quem menciona o abjeto em obras visuais contemporâneas, pero não aborda nome nacional nenhum. Neste sentido, este artigo contribui para o campo da crítica artística colombiana do século XXI tanto a partir das obras das artistas trabalhadas quanto desde a abordagem proposta.
Antivilo Peña, Julia. 2015. Entre lo sagrado y lo profano se tejen rebeldías: Arte feminista latinoamericano. Bogotá: Desde abajo.
Artsy Carolee. 2024. “Schneemann Interior Scroll, 1975”. https://www.artsy.net/artwork/carolee-schneemann-interior-scroll-6.
Biblia de Jerusalén. 1971. Barcelona: Desclée de Brouwer.Blackledge, Catherine. 2005. Historia de la vagina: Un territorio virgen al
descubierto. Barcelona: Península.
Bourdieu, Pierre. 2000. La dominación masculina. Barcelona: Anagrama.
Calvo, Irene. 2015. “Shigeko Kubota: Fotogramas para la historia”. ¡Ah!Magazine. http://www.ahmagazine.es/shigeko-kubota/.
Castro Sánchez, Ana María. 2018. “Arte con política en el activismo feminista: Narrativas de la acción política revuelta”. Tesis de
docrorado. Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/79575
Colectivo Zunga. 2012. “Nosotras las de sangre azul”. https://www.youtube.com/watch?v=1y51xuH2H8M.
Colectivo Zunga. 2014. “De capullo a flor”. http://colectivozunga.blogspot.com.co/.“De perfil: Colectivo Zunga”. 2010. UNTelevisión. http://untelevision.unal.edu.co/detalle/cat/de-perfil/article/colectivo-zunga.html.
Despentes, Virginie. 2007. Teoría King Kong. Santa Cruz de Tenerife:Melusina.
Devereux, Georges. 1984. Baubo: La Vulva mítica. Barcelona: Icaria.
Díaz Zepeda, Alejandra. 2017. “Representaciones de la corporalidad femenina en el discurso pornográfico”. En Temas selectos: Los
cuerpos del placer y del deseo, compilado por Elsa Muñiz y Alejandra
Díaz Zepeda, 161-175. México: La Cifra.
Egaña, Lucía. 2009. “La pornografía como tecnología de género”. La Fuga.http://www.lafuga.cl/la-pornografia-como-tecnologia-degenero/273.
“Entrevista con Paul B. Preciado: Posporno/excitación disidente”. 2024.
Parole de Queer. https://paroledequeer.blogspot.com/2019/11/postporno-paul-b-preciado.html.
Foucault, Michel. 1985. Historia de la sexualidad. Vol. 1: La voluntad de saber. México: Siglo XXI.
Gubern, Román. 2005. Historia del cine español. Madrid: Cátedra.
Kristeva, Julia. 1988. Poderes de la perversión: Ensayo sobre Louis-
Ferdinand Céline. Buenos Aires: Siglo XXI.
Mandel, Claudia. 2013. “Notas sobre la categoría de ‘lo abyecto’ en las artes visuales contemporáneas”. Escena: Revista de las artes 72,
n.º 1: 7-12. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/escena/article/view/14450/13744.
Menstruar en Voz Alta. 2017. “23 years of the Museum Menstruation Women’s Health”. https://menstruarenvozalta.wixsite.com/
Milano, Laura. 2016. “Reventando cadenas: Postpornografía, performance y feminismo en la obra de Nadia Granados”. Arte y Políticas de
Identidad 15: 155-170. https://doi.org/10.6018/284471.
Nadia Granados. 2000. “Antifálica”. https://nadiagranados.com/videoprueba/.
Nadia Granados. 2010. “Asco y sangre”. https://vimeo.com/312827606.
Nadia Granados. 2014. “Cuerpos parlantes espacio feminista y de investigación urbana”. https://www.facebook.com/espacio.Cuerpos.
parlantes/photos/a.547103728727882/588245554613699/?type=3&locale=hi_IN&paipv=0&eav=AfbPzt0Pg7Bbwo9BNji8a1GkllI3J2a3qcc1Q-BFB6Nz39V6Up-hFplzxDxQ3LmpX8w&_rdr.
Nadia Granados. 2018. “Los que mueren en la guerra”. https://vimeo.com/56311323.
Neumann, Erich. 2009. La gran madre: Una fenomenología de las creaciones femeninas de lo inconsciente. Madrid: Trotta.
Pérez, Ignacio y Astrid Otal. 2014. “Ni vírgenes ni Venus: Cincuenta años de arte feminista”. Zero Grados. http://www.zgrados.com/ni-virgenesni-venus-cincuenta-anos-de-arte-feminista/.
Plinio el Viejo. 2003. Historia natural: Libros VII-XI. Madrid: Gredos.https: //www. c r istoraul.org/SPANISH/sala-de- lectura/BIBLIOTECATERCERMILENIO/CLASICOS/ROMANOS/PlinioElViejo-HistoriaNaturallibros-VII-XI.pdf
Preciado, Paul B. 2007. “Mujeres en los márgenes”. El País, 12 de enero.https://elpais.com/diario/2007/01/13/babelia/1168648750_850215.
html.
Preciado, Paul B. 2008. Testo yonki. Madrid: Espasa-Calpe.
Salanova, Marisol. 2011. “Filosofía del postporno”. Taxidermia Psicosexual.https://taxidermiapsicosexualdotcom.wordpress.com/category/
annie-sprinkle/a.
Saldarriaga, Manuela. 2017. “Nadia Granados: Colombia no menstrua aunque se desangre”. El Espectador, 21 de abril. http://www.
elespectador.com/noticias/cultura/nadia-granados-colombia-nomenstrua-aunque-se-desangre-articulo-690306.
Sanyal, Mithu. 2012. Vulva: La revelación del sexo invisible. Barcelona:Anagrama.
Smiraglia, Romina. 2012. “Sexualidades de(s)generadas: Algunos apuntes sobre el postporno”. Imagofagia, n.º 6: 370-392. https://
ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/197768/CONICET_Digital_Nro.603a4636-b4f2-41d7-953f-e728df181561_B.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Torres, Diana. 2011. Pornoterrorismo. Barcelona: Txalaparta.“Uribe y Pastrana: Los gobiernos con más muertes, según Unidad de víctimas”. 2017. Voces: Revista Digital. https://voces.com.co/uribe-y-pastrana-los-gobiernos-con-mas-muertes-segun-unidad-devictimas/.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 María Isabel Reverón Peña, Mario Antonio Parra Pérez