Primeiro Salão Anual de Artistas Colombianos: arte para o povo, arte com o povo ou arte sobre o povo?
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo visa questionar o papel do povo no quadro da primeira versão institucionalizada do Salão Anual de Artistas Colombianos em 1940. Propõe-se a exploração da tensão entre a exibição pública e a participação concreta do povo, desde a interferência da política cultural do momento e a observação das diferentes esferas que compunham a exposição, entre elas, o espaço, os artistas, as obras aceitas, as opiniões da imprensa e a assistência. Pro- cura observar este fenômeno desde o enfoque da museologia crítica como exercício teórico e reflexivo que permite questionar a execução desse evento de carácter expositivo em relação com seu contexto, missão (inicial) e seus públicos, e assim fornecer uma nova perspectiva na compreensão deste pro- grama estudado amplamente pela história da arte na Colômbia. O interesse é demonstrar se a missão concedida para este evento por Jorge Eliécer Gaitán como ministro de Educação (onde o povo assumiria não apenas a função de receptor, mas como “juiz” do evento) foi sucesso ou se sua incidência foi uni- camente desde o espaço retórico de uma política de democratização cultural, que, em aparência, foi de avançada para a época.
First Annual Exhibition of Colombian Artist, Jorge Eliécer Gaitán, popular participation, Colombian artPrimer Salón Anual de Artistas Colombianos, Jorge Eliécer Gaitán, participación popular, arte colombianoPrimeiro Salão Anual de Artistas Colombianos, Jorge Eliécer Gaitán, participação popular, arte colombiana
Barba, Ramón. 1937. Veterano liberal. Talla en madera, 80 × 68 48 cm. Bogotá: Museo Nacional de Colombia. https://www.100libroslibres. com/contenidos-webp/41189.webp
Barney Cabrera, Eugenio. 1990. El arte en Colombia: Temas de ayer y de hoy. Bogotá: Fondo Cultural Cafetero.
Calderón Schrader, Camilo. 1990. Introducción. En 50 años: Salón Nacional de Artistas. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura.
Cuéllar, Gumersindo. 1938. Vista nocturna de la Biblioteca Nacional de Colombia. Bogotá: Biblioteca Luis Ángel Arango. Consultado el 11 de noviembre de 2022. https://babel.banrepcultural.org/digital/ collection/p17054coll19/id/111/
Díaz Vargas, Miguel. s. f. Mercado. Óleo sobre tela, 128,5 x 110,5 cm. Bogotá: Colección Museo Nacional de Colombia, reg. 2228. Fotografía:© Museo Nacional de Colombia / Juan Camilo Segura
Durán Laserna, Alberto. 1940. “Primer Salón Anual de Artistas Colombianos”.Revista de las Indias, n.º 21.
Ferro Peláez, Sergio Alejandro. 2015. La Escuela Nacional de Bellas Artes, 1920-1940: Una historia de la comprensión de la lógica en las Artes Plásticas. Bogotá: Idartes. https://www.idartes.gov.co/sites/default/ files/multimedia/pub_artes.pdf
Gaitán Tovar, Andrés. 2005. Del termómetro al barómetro: Una mirada a la estructura del Salón Nacional de Artistas. Bogotá: Universidad de los Andes.
Gaitán, Jorge Eliécer. 1940. Primer Salón Anual de Artistas Colombianos. Bogotá: Biblioteca Nacional. https://issuu.com/ johnfranklincastroarevalo/docs/catalogo_snac_1940
González, Beatriz. 1990. El termómetro infalible. En 50 años: Salón Nacional de Artistas, XXVII-XXXIII. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura.
González, Beatriz. 1998. El Salón Nacional. [Audio]. Bogotá: Biblioteca Luis Ángel Arango.
Hernández Hernández, Francisca. 2006. Planteamientos teóricos de la museología. Gijón: Trea.
Iriarte, María Elvira. 1973. Catálogo del XXIV Salón Nacional de Artistas.Bogotá: Escala.
Isaza, Rafael. 2019. “Colombia 1940-2018”. El Colombiano, 20 de julio. https://www.elcolombiano.com/opinion/columnistas/colombia- 1940-2018-CB11236884
Laclau, Ernesto. 2005. La razón populista. México: Fondo de Cultura Económica.
Lleras, Cristina. 2006. “Salón Nacional de Artistas Colombianos: Un proyecto para democratizar la cultura”. En Marca Registrada: Salón Nacional de Artistas. Bogotá: Museo Nacional de Colombia.
Lorente, Jesús Pedro. 2003. Museología crítica y arte contemporáneo: Zaragoza: Universidad de Zaragoza."
"Martín-Barbero, Jesús. 2003. De los medios a las mediaciones: Comunicación, cultura y hegemon. Bogotá. Convenio Andrés Bello.
Ministerio de Educación Nacional. 1940a. “Estadísticas de la División de Exposiciones del Departamento de Extensión Cultural y Bellas Artes”. En La obra educativa del Gobierno, la extensión cultural en 1940. Vol. 2. Bogotá: Biblioteca Nacional de Colombia.
Ministerio de Educación Nacional. 1940b. La obra educativa del Gobierno. Vol. 3: La extensión cultural. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional. 1940c. “Portada del catálogo del Primer Salón Anual de Artistas Colombianos”. Consultada el 11 de noviembre de 2022. https://image.isu.pub/190509030717-d4baaaa 97eda944d9bc84c73f49797d6/jpg/page_1_thumb_large.jpg
Ministerio de Educación Nacional. 1940d. “Vista Sala de Exposiciones de la Biblioteca Nacional de Colombia”. En La obra educativa del Gobierno, la extensión cultural en 1940. Vol. 2. Bogotá: Biblioteca Nacional de Colombia.
Murad Rivera, Rocío. 2003. Estudio sobre la distribución espacial de la población en Colombia. Santiago de Chile: Comisión Económica para América Latina y el Caribe. https://repositorio.cepal.org/ bitstream/handle/11362/7186/1/S0311812_es.pdf
Ortega Ricaurte, Carmen. 1965. Diccionario de artistas colombianos.Bogotá: Colcultura.
Padilla, Cristian. 2007. “Jorge Eliécer Gaitán: Dinamita y mecha en el arte colombiano”. https://www.academia.edu/download/30425329/ Gaitan_dinamita_y_mecha_en_el_arte_colombiano.pdf
Pini, Ivonne. 2000. En busca de la propio: Inicios de la modernidad en el arte de Cuba, México, Uruguay y Colombia, 1920-1930. Bogotá:Universidad Nacional de Colombia.
Ramírez Fajardo, Alonso. 1952. Día de San Pedro. Acuarela y lápiz sobre papel, 39,3 x 39,3 cm. Bogotá: Colección Museo Nacional de Colombia, reg. 2276. Fotografía: ©Museo Nacional de Colombia / Juan Camilo Segura. https://www.redalyc.org/ journal/6077/607764780009/607764780009_gf10.png
Rey-Márquez, Juan Ricardo. 2006. “Las exposiciones artísticas e industriales y las exposiciones nacionales como antecedentes del Salón Nacional de Artistas”. Ensayos: Historia y Teoría del Arte, n.º 11: 67-87. https://revistas.unal.edu.co/index.php/ensayo/ article/view/44988/46355
Sierra Mejía, Rubén. 2009. “Política y cultura durante la República Liberal”. En República Liberal: Sociedad Y CULTURA, editado por Rubén Sierra Mejía, 355-389. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Silva, Renán. 2000. República Liberal y cultura popular en Colombia, 1930-1946. Cali: Universidad del Valle.
Silva, Renán. 2002a. “Encuesta folclórica nacional, 1942: Instrucciones para el posible lector)”. Historia y Espacio, n.º 18: 7-43. https:// doi.org/10.25100/hye.v0i18.6966"
"Silva, Renán. 2002b. “Libros y lecturas durante la República Liberal: Colombia, 1930-1946”. Sociedad y Economía, n.º 3: 141-169. https:// bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/handle/10893/511/ Libros%20y%20lecturas.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Sining Téllez, Luz Guillermina y Ruth Nohemí Acuña Prieto. 2011. Miradas a la plástica colombiana de 1900 a 1950: Un debate histórico y estético. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Vidales Jaramillo, Luis. 1940. “El Primer Salón de Arte Colombiano”. Revista de las Indias, n.º 21: 239-246.
Zamora, Jesús María. 1910. Paisaje de la sabana. Óleo sobre tela, 44,9 x 65,7 cm. Bogotá: Colección Museo Nacional de Colombia, reg. 2160. Fotografía: ©Museo Nacional de Colombia / Samuel Monsalve Parra"
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.