Publicado Jul 9, 2022



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Eva Natalia Fernández

Alejandro Vázquez Estrada

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Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o que chamamos de abordagens desantrópicas, categoria que propomos para caracterizar aquelas iniciativas que desobedecem à excepcionalidade do humano. Propomos que esta construção civilizatória e antropocêntrica que subjuga todos os seres ao domínio e poder do humano deve ser revisada e transformada continuamente. O itinerário que propomos passa por diferentes momentos. Em primeiro lugar, faremos uma descrição do que entendemos por abordagens desantrópicas, o qual nos permitirá analisar e compreender, a partir de dois exemplos: os mitos de origem e as intervenções ligadas à bioarte, a forma como se transformam, reconfiguram e migram histórias e imagens. Em segundo lugar, através de uma análise hermenêutica-visual da bioinstalação Desbosque: Desenterrando señales no Museu de Arte Contemporânea de Lima (MAC Lima), traçaremos um caminho a partir dos elementos que compõem a instalação onde os cogumelos-ostra aparecem como sujeitos de minúsculas ação que podem enfrentar a devastação maciça causada pelo modelo hegemônico das economias do mundo ocidental. Finalmente, em nossas notas finais, refletiremos sobre as possibilidades que essas abordagens desantrópicas têm como forma de evidenciar o posicionamento de artistas e grupos (no espaço) que mediam um chamado à consciência por meio da prática artística percorrida por uma posição ecopolítica para resistir à superexploração, transgressão e usurpação da terra, da natureza e do meio ambiente.

Keywords

non-anthropic approaches, bioart, myths, bio-installationaproximaciones des-antrópicas, bioarte, mitos, bioinstalaciónabordagens desantrópicas, bioarte, mitos, bioinstalação

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Como Citar
Fernández, E. N., & Vázquez Estrada, A. . (2022). Abordagens desantrópicas: contranarrativas, desobediêncisa e outras visualidades. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 17(2), 96–111. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae17-2.adcv (Original work published 1º de julho de 2022)
Seção
Dossier