Publicado Jul 4, 2021



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Agata Lulkowska

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O cinema, como forma de comunicação intercultural, pode servir de aparelho de autoidentificação e oposição cultural aos centros de produção de conhecimento estabelecidos no Noroeste? Com base em um extenso trabalho de campo na Sierra Nevada e uma análise detalhada dos filmes Arhuaco e de suas estratégias de produção e distribuição, este artigo explora a possibilidade de usar o cinema e a comunicação audiovisual como forma de descolonizar o conhecimento local. Após décadas de perseguição, hostilidade, maus-tratos e violência cultural, o trabalho dos coletivos de comunicação Zhigoneshi (e, mais tarde, Yosokwi) não só ajudou a nutrir a identidade cultural das comunidades indígenas da Sierra Nevada de Santa Marta, como também as fez orgulhosos embaixadores dos valores indígenas no nível internacional. Prolíficos em suas práticas de comunicação interna e externa, recuperaram a agência como participantes plenos do diálogo intercultural, que enfoca a importância da inclusão, diversidade e desocidentalização do conhecimento local. Embora reconheça suas próprias limitações e a inevitável posição do autor, este artigo também reflete sobre os passos adicionais que colaboradores e as instituições europeus e ocidentais devem dar para alcançar a visão da descolonização. Concluise reconhecendo o trabalho dos cineastas Arhuaco e seus aliados, fornecendo uma contribuição inestimável para fortalecer esta discussão e permitir a mudança em direção a um padrão mais abrangente de produção e disseminação de conhecimento baseado na qualidade e importância e menos em preconceitos estereotipados e a localização geográfica

Keywords

cinematografía, descolonización, comunicación intercultural, arhuacos, autoconservación, conocimiento localfilmmaking, decolonisation, intercultural communication, Arhuacos, self-preservation, local knowledgecinematografia, descolonização, comunicação intercultural, arhuacos, autopreservação, conhecimento local

References
Bhabha, Homi. 2004. The Location of Culture. London and New York: Routledge

Bhambra, Gurminder K. 2014.
“Postcolonial and decolonial dialogues”. Postcolonial Studies, 17:2, 115-121, DOI: 10.1080/13688790.2014.966414

Dicks, Bella. 2004. Culture on Display: The Production of Contemporary Visitability. (Issues in Cultural and Media Studies), London: Open University Press

Ereira, Alan. 2009. The Elder Brother’s Warning.

Ereira, Alan. 1992. The Heart of the World.

Fanon, Franz. 1965. A Dying Colonialism. New York: Grove Press.

Geertz, Clifford. 2000. The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books.

Gilbert, Helen and Gleghorn, Charlotte. 2014. Eds. Recasting Commodity and Spectacle in the Indigenous Americas. London: Institute of Latin American Studies, School of Advanced Study, University of London.

Ginsburg, Faye. 1991. “Indigenous Media: Faustian Contract or Global Village.” Cultural Anthropology, Vol. 6, No.1, pp92-112, Wiley.

Gleghorn, Charlotte. 2013. “Reconciliation en minga: Indigenous Video and Social Justice in Colombia.” Journal of Latin American Cultural Studies. 22:2, 169-194.

Hall, Stuart. Ed. 1997. Representation: Cultural representations and signifying practices. London: Sage Publications.

Hearne, Joanna. 2012. Native Recognition. Indigenous Cinema and the Western. New York: Suny Press, State University of New York Press.

Hendry, Joy. 2005. Reclaiming Culture. Indigenous People and Self- Representation. New York: Pelgrave Macmillan.

Leuthold, Stephen. 1998. Indigenous Aesthetics, Native Art, Media and Identity. Austin: University of Texas Press.

López Mape, Valentina. 2014. “VOSTF Entrevista a Amado Villafaña, codirector del documental Resistencia en la línea negra”. October 12, 2014. Interview, 14:50. https://www.youtube.com/ watch?v=rEoY5AcN46Q

Lulkowska, Agata. 2018. “Voice of the Arhuacos: Transcending the Borders of “Indigenous” Filmmaking in Colombia.” The Journal of Communication and Media Studies. Common Ground Research Network. 4(2).

Lulkowska, Agata. 2020. “The Voice of the Sierra Nevada: Intercultural Communication and De-colonial Strategies in the Arhuaco Filmmaking and Collaborations.” Anthrovision Vaneasa Online Journal. Vol. 7.2.

MacDougall, David. 2006. The Corporeal Image: Film, Ethnography and the Senses. Princeton and Oxford: Princeton University Press.

MacDougall, David. 1998. Transcultural Cinema. Princeton University Press.

McLuhan, Marshall. 1964. Understanding Media. Routledge.

Mora, Pablo. Ed. 2015. Poéticas de la Resistencia. El Video Indígena en Colombia. Bogotá: Cinemateca Distrital.

Nichols, Bill. 1991. Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Blooming and Indianapolis: Indiana University Press.

Nichols, Bill. 1994. Blurred Boundaries: Questions of Meaning in Contemporary Culture. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.

Raheja, Michelle H. 2014. “’Will making movies do the sheep any good?’ The afterlife of Native American images.|” Recasting commodity and spectacle in the indigenous Americas. London: School of Advanced Study: University of London.

Rony Tobing, Fatimah. 1996. The Third Eye: Race, Cinema and Ethnographic Spectacle. Durham and London: Duke University Press

Ruby, Jay. 2000. Picturing Culture. Explorations of Film and Anthropology. Chicago and London: The University of Chicago Press.

Russell, Catherine. 1999. Experimental Ethnography: The Work of Film in the Age of Video. Durham and London: Duke University Press.

Schiwy, Freya. 2009. Indianizing Film. Decolonization, The Andes, and the Question of Technology. New Brunswick, New Jersey, and London: Rutgers University Press.

Torres Márquez, Vicencio. 1978. Los Indios Ahuacos y “La Vida de la Civilisation.” Bogotá: Libreria y Editorial America Latina.

de Vinalesa, Padre Jose. 1952. Indios Arhuacos de la Sierra Nevada de Santa Marta; Descripción geográfica - Costumbres de los Indios, Idioma Arhuaco. Bogotá: Editorial Iqueima.
Como Citar
Lulkowska, A. (2021). Descolonização do conhecimento local: o cinema arhuaco como forma de oposição cultural. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(2), 132–149. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-2.dlka (Original work published 1º de julho de 2021)
Seção
Dossier