Publicado Jul 4, 2021



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Juan Carlos Valencia Rincón

Paula Andrea Restrepo Hoyos

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo analisa as implicações ontológicas e a natureza performática do docu- mentário Shekuita o el mal trueno, lançado em 2017 por um coletivo de produção audiovisual indígena wiwa na Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia. O documentário explora as causas, dúvidas e consequências de um triste incidente ocorrido três anos antes: um raio que atingiu um prédio cerimonial de wiwas e matou quase uma dúzia de líderes. Com base no contraste entre as explicações científicas da tragédia e aquelas que as autoridades espirituais da comunidade investigaram a partir de suas ontologias relacionais, e a partir de um trabalho de campo quase etnográfico durante o processo de filmagem, buscamos dar conta de um caso específico de descolonização do real e os esforços de uma comunidade indígena pela liberdade de expressão e representação autônoma. Verificamos que este documentário abre portas de forma artística a outros mundos, contados em tom rebelde de uma indigência que nos desafia. Concluímos que os wiwas desempenham uma realidade que não é necessariamente a que viveram, mas que lhes permite alcançar estrategicamente com mais facilidade a realidade que pretendem recuperar. O artigo procura contribuir para a visibilidade de outras ontologias que não a naturalística, mostrar sua autocrítica e mostrar como o audiovisual é um espaço propício para descolonizar o real.

Keywords

documentary, ontologies, nature, natives, Wiwasdocumental, ontologias, natureza, indígenas, wiwasdocumental, indígenas, ontologías, naturaleza, wiwas

References
Blaser, Mario. 2009. “Political Ontology”. Cultural Studies 23, n.o 5-6: 873-896. Blaser, Mario. 2019. “Reflexiones sobre la ontología política de los conflictos medioambientales”. América Crítica 3, n.o 2: 63-79.

Bruzzi, Stella. 2011. “Documentary, Performace and Questions of Authenticity: On British FIlmmakers Molly Dineen and Nick Broomfield”. Zdok 1, n.o 1: 1-10.

Chakravartty, Anjan. 2017. Scientific Ontology: Integrating Naturalized Metaphysics and Voluntarist Epistemology. Oxford: Oxford University Press.

Davies, Caleb. 2020. “Cómo la ciencia está desentrañando el misterio de los rayos y las tormentas eléctricas”. El País, 3 de noviembre. Acceso el 17 de abril de 2021. https://elpais.com/ciencia/2020-11-02/ como-la-ciencia-esta-desentranando-el-misterio-de-los-rayos-y-las- tormentas-electricas.html.

De la Cadena, Marisol y Mario Blaser. 2018. A World of Many Worlds. Durham: Duke University Press.

Dwyer, Joseph. 2008. “Do Cosmic Rays Cause Lightning?”. Scientific American, 24 de enero. Acceso el 17 de abril de 2021. https://www. scientificamerican.com/article/experts-do-cosmic-rays-cause-lightning/.

Dwyer, Joseph y Martin Uman. 2014. “The Physics of Lightning”. Physics Reports, n.o 534: 147-241.

Escobar, Arturo. 2012. “Cultura y diferencia: La ontología política del campo de cultura y desarrollo”. Wale’keru: Revista de Investigación en Cultura y Desarrollo, n.o 2: 1-10.
Hustis, Harriett. 2017. “‘The Only Survival, The Only Meaning’: The Structural Integrity of Thornton Wilder’s Bridge in John Hersey’s Hiroshima”. Assay: A Journal of Nonfiction Studies 4, n.o 1: 1-22.

Kitchin, Rob y Tracey Lauriault. 2014. “Towards Critical Data Studies: Charting and Unpacking Data Assemblages and Their Work”. En Thinking Big Data in Geography New Regimes, New Research, editado por Jim Thatcher, Andrew Shears y Josef Eckert, 3-20. Nebraska University Press.

Kofman, Ava. 2018. “Bruno Latour, the Post-Truth Philosopher, Mounts a Defense of Science”. New York Times, 25 de octubre. Acceso el 17 de abril de 2021. https://www.nytimes.com/2018/10/25/magazine/ bruno latour-post-truth-philosopher-science.html.

Latour, Bruno y Steve Woolgar. 1986. Laboratory Life: The Construction of Scientific Facts. Princeton: Princeton University Press.

Le Roy, Frederik y Robrecht Vanderbeeken. 2018. “The Documentary Real: Thinking Documentary Aesthetics”. Foundations of Science 23, n.o 2: 197-205.

Manrique, Carlos Eduardo. 2014. “Luto en la Sierra Nevada”. El Espectador, 7 de octubre. Acceso el 17 de abril de 2021. https://www.elespectador. com/noticias/nacional/luto-en-la-sierra-nevada/.

Mojica, Rafael. Shekuita o el mal trueno; 2017. Bunkuaneimun.

Mora Calderón, Pablo. 2018. Máquinas de visión y espíritu de indios: Seis ensayos de antropología visual. Bogotá: Idartes.

Romps, David, Jacob Seely, David Vollaro y John Molinari. 2014. “Projected Increase in Lightning Strikes in the United States Due to Global Warming”. Science 346, n.o 6211: 851-854.

Stengers, Isabelle. 2005. “Introductory Notes on an Ecology of Practices”. Cultural Studies Review 1, n.o 1: 183-196.

Ulloa, Astrid. 2016. “Justicia climática y mujeres indígenas en América Latina”. LASA Forum 47, n.o 4: 12-16.

Viveiros de Castro, Eduardo. 2013. La mirada del jaguar: Introducción al perspectivismo amerindio. Buenos Aires: Tinta Limón.

Wilder, Thornton. (2004). El puente de San Luis Rey. Barcelona: Edhasa
Como Citar
Valencia Rincón, J. C., & Restrepo Hoyos, P. A. (2021). Shekuita o el mal trueno: documentário performático, conflitos ontológicos e descolonização do real. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(2), 118–131. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-2.smtd (Original work published 1º de julho de 2021)
Seção
Dossier