PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Penélope Plaza Azuaje

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo
A autotransformação para a renovação da sociedade é um conceito essencial apresentado por todas as revoluções do séculoXX, personificada na figura do “Homem Novo” quem dará forma à sociedade revolucionária nova do futuro. Este conceitoera uma parte crucial da ideologia do F.S.L.N. (Frente Sandinista de Liberação Nacional). Este artigo se enfocará em como a“Mulher Nova” emerge nas artes visuais revolucionárias da Nicarágua Sandinista, especificamente na arte pública mural,contribuindo à criação da nova paisagem revolucionária ao longo do país. Uma imagem em particular, uma fotografia tomadapelo fotógrafo Orlando Valenzuela de Nicarágua de uma guerrilheira Sandinista intitulada “Miliciana de Waswalito” ou “Mãearmada e criança” tornou-se conhecida no mundo inteiro. Esta imagem transformou-se um ícone internacional da “MulherNova” da revolução e aparecerá como um motivo recorrente e quase exclusivamente nos murais comissionados pela AMNLAE(Associação de Mulheres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinosa”) quando na maioria dos murais oficiais a representaçãode Mulher Nova parece responder aos arquétipos da maternidade e da feminidade.
Keywords

artes visuais, muralismo, Nicarágua, Sandinismo. - Palabras chave descritor, Mural, mulheres na arte, arte e sociedade.Artes visuales, muralismo, Nicaragua, Sandinismo. - Descriptores, Pintura mural, mujeres en el arte, arte y sociedad.Visual Arts, Muralismo, Nicaragua, Sandinismo. - Key Words Plus, Mural Painting and Decoration, Art and Society.

References
Como Citar
Plaza Azuaje, P. (2010). Mãe e criança armadas. A descrição da mulher nova em pinturas murais revolucionárias de Nicarágua. Apuntes: Revista De Estudios Sobre Patrimonio Cultural, 23(1). Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8915
Seção
Artículos