Perturbações sonoras, ressonâncias visuais: reflexões sobre o som em três Filmes experimentais
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
O artigo analisa os imaginários e espaços sonoros em três filmes chilenos recentes produzidos pela produtora Diluvio: Lucía (Atallah 2010), Rey (Atallah 2017) e La casa lobo (Cociña e León 2018). A partir destes filmes, estudaremos os diversos usos do som como um dispositivo estratégico para ressignificar tanto as propostas narrativas como os materiais audiovisuais utilizados. Os filmes estudados compartilham certos aspectos de um cine de ficção de tipologias realistas, na maneira em que o compreendem alguns teóricos do realismo, junto com a representação subjetiva e expressiva do cine experimental e expandido. Propomos uma leitura de obra a partir da articulação entre o cinematográfico e as artes visuais, detendo-nos nas diferentes práticas de cada obra, para expor e contrastar os diferentes usos do som que vão tensionando os modos de trabalhar os ruídos, o silêncio, o fora de campo, o som dos materiais de expressão e a construção e destruição do sonoro e do plástico.
Chilean films, experimental films, sound perturbations, acousmatic soundCinema Chileno, Cinema experimental, perturbações sonoras, som acusmáticoCine Chileno, Cine Experimental, Perturbaciones sonoras, Sonido acusmáticoChilean films, experimental films, sound perturbations, acousmatic sound
Atallah, Niles (Director). 2007. Lucía. Chile: Niles Atallah, Francisco Albornoz.
— 2017. Rey. Chile: Coproducción Chile-Francia-Países Bajos (Holanda)-Alemania-Qatar.
Bachelard, Gastón. 2000. Poética del espacio. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Baus, Martín. 2018. “La ley del desajuste: decalaje, emancipación y reverberancias del sonido en el cine
chileno”. Campo contra Campo. http://campocontracampo.cl/textos/12.
Bellour, Raymond. 1999. “La doble hélice”. http://campostrilnick.org/wp-content/uploads/2012/02/La-dobleh%
C3%A9lice1.pdf.
— 2009. Entre imágenes: foto, cine, video. Buenos Aires: Coluhue.
Burch, Noel. 2006. Praxis del cine. Madrid: Fundamentos.
Bresson. Robert. 1979. Notas del cinematógrafo. México: ERA.
Chion, Michael. 1993. La audiovisión: introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido.
Bercelona: Paidós.
— 1995. La música en el cine. Barcelona: Paidós.
Cociña, Joaquín y Cristóbal León (Directores). 2018. La casa lobo. Chile: Diluvio.
Deleuze, Gilles. 1987. La imagen-tiempo. Barcelona: Paidós.
— 2002. Francis Bacon: la lógica de la sensación. Madrid: Arena.
Di Bella, Daniela V. 2018. “Ex obra, la rematerialización de la imagen en movimiento”. Cuadernos del Centro de
Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos 66: 1-10. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1853-35232018000100009
Jullier, Laurent. 2007. El sonido en el cine: imagen y sonido; un matrimonio de conveniencia. Barcelona: Paidós.
Lippit. Akira Mizuta. 2012. “Ex-Cinema: From a Theory of Experimental Film and Video”. Berkeley: University
of California Press.
Reyes, Juan. 2005. “Háptica y sonido: introducción a la síntesis escaneada”. https://www.maginvent.org/
articles/hapticscan/hapticscan.html.
Szendy, Peter. 2015. En lo profundo de un oído: una estética de la escucha. Santiago de Chile: Metales Pesados.
Tassara, Mabel y Kirchheimer, Mónica, comps. 2016. Animación: encuentros de lenguajes, géneros y figuras.
Buenos Aires: Imago Mundi.
Youngblood, Gene. 2012. Cine expandido. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero.