Publicado Jun 30, 2020



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José Manuel Páez Moncaleano https://orcid.org/0000-0002-7566-5256

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Resumo

Este texto resume a viagem que empreendi para meu projeto de pesquisa-criação de luteria experimental colaborativa. Enquanto eu cursava meu Mestrado em Artes Sonoras, me vi profundamente interessado no caráter e a presença do vento com o qual tropeçava constantemente em Belfast, Irlanda do Norte. Adotando um foco cosmopolítico proposto por Isabelle Stengers, lido no marco das artes contemporâneas, avaliarei a viabilidade de apresentar o processo de fabricação de sons como uma plataforma de colaboração onde seja possível a interação de atores humanos e não humanos. Enquanto eu me perguntava como estabelecer mecanismos de intercâmbio sônico com o vento, redescobri as práticas locais de fabricação de pipas e comecei a estudar a pipa usando ferramentas conceituais vindas da teoria alemã da mídia, particularmente o trabalho iniciado por Friedrich Kittler. É uma realidade física que a pipa não poderá voar se faltasse o Vento ou o Humano; portanto, nesse sentido, argumentarei que o voo da pipa pode apresentar-se como Kulturtechnik sempre e quando ambos os atores sejam afetados por resultado da ação colaborativa. Indo um passo mais além, explorarei a construção de pipas em termos de luteria experimental como um processo onde o “instrumento” final é, na verdade, o resultado da interação vento-humano-som.

Keywords

Lutherie, Wind, Folk practice, Interface, Sound, KulturtechnikLutería, viento, práctica popular, interfaz, sonido, kulturtechnikLuteria, vento, prática popular, interface, som, kulturtechnik.

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Como Citar
Páez Moncaleano, J. M. (2020). Kite Lutherie: Encontros sônicos em torno ao artesanato colaborativo entre humanos e o vento. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 15(2), 206–227. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-2.klse
Seção
Dossier