Publicado Jun 30, 2020



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Daniela Serna Gallego https://orcid.org/0000-0002-5026-9126

Libia Alejandra Castañeda López https://orcid.org/0000-0003-1856-3699

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo aborda os vídeos dos artistas Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães Inventário das pequenas mortes (Sopro) (2000) e O inquilino (2010) e o filme The Prize (2011) de Paula Markovitch como pontos de partida para refletir sobre a vida, criação, corpo e territorialização. Para isso, propõe-se o conceito de ar como matéria e metáfora de uma energia criadora, e o conceito de esferas como formas alegóricas e abstrações espaciais de territórios em constante disputa. Por meio de metodologia comparativa, as contribuições teóricas de Peter Sloterdijk são retomadas para discutir as noções de espaço interior e exterior, e as de Gaston Bachelard para analisar a dimensão espacial a partir da fenomenologia do redondo e a ideia do ar como elemento de criação. Por seu lado, a noção de biopolítica e o papel da esfera pública e privada são analisados através do conceito de vida nua de Giorgio Agamben, e o corpo feminino como território de disputa política através do conceito de vulnerabilidade de Judith Butler e de Carol Arcos. Essa análise formal, narrativa, crítica e teórica relaciona as formas de ar com as três obras áudio visuais, o que evidencia, a partir de uma leitura estética, as tensões que constituem o corpo, físico e político, e sua constante oscilação entre o interior e o exterior, entre o público e o privado, entre a vida e a morte.

Keywords

Paula Markovitch, Rivane Neuenschwander, Cao Guimarães, political body, spheres, fragilityPaula Markovitch, Rivane Neuenschwander, Cao Guimarães, cuerpo político, esferas, fragilidadPaula Markovitch, Rivane Neuenschwander, Cao Guimarães, órgão político, esferas, fragilidade

References
Agamben, Giorgio. 2007. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I.
Universidade Federal de Minas Gerais.

Ahmed, Sara. 2015. La política cultural de las emociones. México:
Universidad Nacional Autónoma de México.

Arcos Herrera, Carol. 2018. “Feminismos latinoamericanos: Deseo, cuerpo y
biopolítica de lo materno”. Debate Feminista 55: 27-58. http://dx.doi.
org/10.22201/cieg.01889478p.2018.55.02

Bachelard, Gaston. 1994. El aire y los sueños: Ensayo sobre la imaginación
del movimiento. Bogotá: Fondo de la Cultura Económica.

Bachelard, Gaston. 2000. La poética del espacio. Buenos Aires: Fondo de la
Cultura Económica.

Butler, Judith. 2006. Vida precaria: El poder del duelo y la violencia. Buenos
Aires: Paidós.

Butler, Judith. 2007. El género en disputa: El feminismo y la subversión de la
identidad. Barcelona: Paidós.

Cao Guimarães. 2000. “Between-Inventário de Pequenas Mortes”.
Consulta: 30 de octubre de 2019. http://www.caoguimaraes.com/
obra/between-inventario-de-pequenas-mortes/.

Markovitch, Paula. El premio. 2011; México: Coproducción México-Francia-
Polonia-Alemania; Kung Works / Mille et Une Productions / Staron
Films / IZ Films / Foprocine, 2011.

Neuenschwander, Rivane y Cao Guimarães. 2000. Inventário das pequenas
mortes (Sopro). Nueva York: Guggenhein Museum Collection. https://
www.guggenheim.org/artwork/13786.

Neuenschwander, Rivane y Cao Guimarães. 2010. O inquilino. Chicago:
Museum of Contemporary Art Chicago Collection. https://
mcachicago.org/Collection/Items/2010/Rivane-And-Guimaraes-
Neuenschwander-The-Tenant-2010.

Safranski, Rüdiger. 2009. Prólogo a Esferas I. Burbujas: Microsferología, de
Peter Sloterdijk, 13-18. Madrid: Siruela.

Sloterdijk, Peter. 2009. Esferas I. Burbujas: Microsferología. Madrid: Siruela.
Como Citar
Serna Gallego, D., & Castañeda López, L. A. (2020). Respiração, ar e vento: representações da territorialização do corpo. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 15(2), 154–167. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-2.aayv
Seção
Dossier