A memória convocada nos concertos de cidades de Llorenç Barber
HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

sinos
plurifocal
minimalismo
arte pública
som bissensorial

Como Citar

A memória convocada nos concertos de cidades de Llorenç Barber. (2021). Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(1), 230-249. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-1.lmce
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O nome do espanhol Llorenç Barber está ligado ao som dos sinos, principais instrumentos de sua proposta mais original: os concertos de cidades. Nas últimas três décadas, o músico fez vibrar mais de duzentas capitais ao redor do mundo com obras ao ar livre em que o som calculado dos campanários reverbera nas ruas e praças ocupadas por um público errante. O objetivo do artigo é refletir sobre a importância que o compositor atribui ao mecanismo de memória e como opera nos diferentes níveis de sua proposta: no próprio autor, nos instrumentos e nas pessoas que ouvem. Metodologicamente, parte da interpretação de textos e escritos de Barber (autor prolífico que deixou abundantes reflexões sobre sua música) e da realidade de seus concertos. Dentre os resultados, destaca-se um certo poder criativo da memória através das lembranças da infância do autor e de sua convicção sobre o poder da música em resgatar o passado por meio dos sinos, instrumento depositário de uma evidente carga cultural e um simbolismo que faz do seu som um agente invocador eficaz da memória coletiva. As conclusões indicam que o toque no espaço cotidiano e com a ressonância secular dos sinos são elementos eficazes para a invocação da memória. Esta, que reside latente nos sinos, surge no público como resultado de uma escuta emocional e tátil que transforma toda a sua pele em um grande receptor acústico.

HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Alonso, José Luis y Antonio Sánchez. 1997. La campana: Patrimonio sonoro y lenguaje tradicional. Valladolid: Fundación Joaquín Díaz.

Alonso Cambrón, Miguel. 2011. “Socioacústica y etnografía urbana: Reflexiones en torno al caso de la Part Alta de Tarragona”. Arxiu d’Etnografia de Catalunya 11: 51-76. https://doi.org/10.17345/aec11.51-76.

Álvarez Fernández, Miguel. 2013. “Por quién doblan las campanas? Llorenç Barber y Montserrat Palacios. Sonidos desde el umbral entre dos paradigmas creativos y sociales. En 100 años de arte sonoro valenciano (1912-2012), 268-280. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia.

Ariza, Javier. 2008. Las imágenes del sonido: Una lectura plurisensorial en el arte del siglo XX. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha.

Barber, Llorenç. 1996. Los escritos 1: La ciudad y sus ecos. Málaga: Gramáticas del agua. Consultado: 10 de enero de 2020. http://campaners.com/php/textos.php?text=1400.

Barber, Llorenç. 2003. El placer de la escucha. Madrid: Árdora.

Barber, Llorenç. 2005. “Unas músicas del imposible probable”. Papeles del Festival de música española de Cádiz 1: 153-165.

Barber, Llorenç. 2009. Músiques d’intempèrie. Tarragona: Arola.

Barber, Llorenç. 2011. “Las naumaquias o sobre la música hecha agua y otras liquidaciones”. En II Encuentro Iberoamericano sobre Paisajes Sonoros: Los sonidos del agua. Consultado: 10 de enero de 2020. https://cvc.cervantes.es/artes/paisajes_sonoros/p_sonoros02/barber/barber_01.htm.

Barber, Llorenç. 2013. “A Music out of Doors”. Leonardo Music Journal 23: 3-5. https://doi.org/10.1162/LMJ_a_00135.

Barber, Llorenç. 2015. “Carta de naturaleza: Una música pública. O sea, notas para la composición del ‘Concierto con la flota pesquera’ subtitulado ‘Música marina para una noche de verano’”. Quodlibet 60: 103-109.

Cage, John. 2007. Silence. Madrid: Árdora.

Chion, Michel. 1999. El sonido: Música, cine, literatura… Barcelona: Paidós.

Domínguez Ruiz, Ana Lidia Magdalena. 2015. “El poder vinculante del sonido: La construcción de la identidad y la diferencia en el espacio sonoro”. Alteridades 25 50: 95-104. https://doi.org/10.24275/alte.v0i50.

Domínguez Ruiz, Ana Lidia Magdalena. 2019. “El oído: Un sentido, múltiples escuchas. Presentación del dosier Modos de escucha”. El Oído Pensante 7 (2): 92-110. Consultado: 10 de mayo de 2020. http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante/article/view/15071/45454575768894.

García Fernández, Isaac Diego. 2018a. “Arte y vida en disolución: Aproximación a la obra de Llorenç Barber”. Barcelona, Research, Art, Creation 6 (3): 296-321. Consultado: 3 de noviembre de 2020. https://

www.raco.cat/index.php/BRAC/article/view/342173.

García Fernández, Isaac Diego. 2018b. “Estrategias para el análisis de la música visual: El caso de Llorenç Barber”. En Musicología en el siglo XXI: Nuevos retos, nuevos enfoques, editado por Begoña Lolo y Adela Presas, 1769-1786. Madrid: Sociedad Española de Musicología.

García Sánchez, María Teresa. 2013. “Sonar ciudades: Una lúdica de lo urbano”. AusArt: Journal for Research in Art 1 (1): 155-60.

García Sánchez, María Teresa. 2019. “El diseño sonoro de la ciudad: Las campanas de Madrid a manos de Llorenç Barber”. ACE: Arquitectura, Ciudad y Entorno 41: 109-130.

Gil Noé, José Vicente. 2012. “El grupo Actum (1973-1983): Pioneros de la música experimental en Valencia”. Archivo de Arte Valenciano 92: 421-442.

Gil Noé, José Vicente. 2015. “Músiques de copa invertida o campanología de cambra i de torre”. En Batallar, Batallem: So-Crit-Tro. Resistència i cultura comú: Llorenç BarberRafa Tormo-Oxrata, editado por Lucía González Menéndez, 37-42. Valencia: Consorcio de Museos de la C. V.

López Cano, Rubén. 1997. Música plurifocal: Conciertos de ciudades de Llorenç Barber. México: JGH.

López Cano, Rubén. 1999. “El compositor in fabula, el receptor confuso y el músico verdadero”. En O Roma nobilis, 3-14. Valencia: Generalitat Valenciana.

López Cano, Rubén. 2004. “Música de la posthistoria: Apuntes para una semioestética cognitiva de los nuevos comportamientos musicales”. En Arte y nuevas tecnologías: X Congreso de la Asociación Española de Semiótica, coordinado por Miguel Ángel Muro Munilla, 681-699. Logroño: Universidad de La Rioja. Consultado: 10 de mayo de 2020.

http://rlopezcano.blogspot.com/.

Louzao Villar, Joseba. 2018. “El sonido de las campanas: Una aproximación al paisaje sonoro católico en la España contemporánea”. Huarte de San Juan: Geografía e historia 25: 149-171.

Marcos Casquero, Manuel Antonio. 1999. “El supersticioso mundo de las campanas”. Estudios Humanísticos: Filología 21: 47-66.

Merleau-Ponty, Maurice. 1999. Fenomenología de la percepción. Barcelona: Altaya.

Murillo, Adolf. 2014. “Entrevista a Llorenç Barber”. Eufonía 63: 1-12. Consultado: 15 de febrero de 2020. https://www.grao.com/ca/producte/entrevista-a-llorenc-barber.

Noguera Palau, Carolina. 2018. “Formas de recuerdo sin territorio”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 13 (1): 233-264. ttps://doi.org/10.11144/javeriana.mavae13-1.frst

Schafer, R. Murray. 1994. The Soundscape: Our Sonic Environment and the

Tuning of the World. Rochester: Destiny Books.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 JOSÉ VICENTE GIL NOÉ