Publicado Jul 1, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Santiago Botero Rodríguez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O artigo apresenta a natureza, objetivos, metodologias, resultados e as conclusões de uma aula de improvisação livre musical e experimentação sonora com crianças, a orquestra livre. Dá conta da experiência pessoal do professor na que a aula transcende seu objetivo inicial, elaborar uma cátedra de improvisação livre musical através de uma orquestra de improvisação dirigida, e dá passo a um espaço em que as crianças membros de a orquestra livre desenvolverem estratégias para se sentir livres na sua prática sonora e até poderem, além de improvisar, compor, fazer arranjos, refletir, desenhar partituras gráficas, brincar com o som e vivenciar a música de múltiplas maneiras. O artigo reúne reflexões sobre como a mesma prática de improvisação desmantelou a estrutura hierárquica da turma para dar passo a uma aprendizagem interdependente e rizomática entre todos seus membros, mesmo o professor. O artigo suma-se a um corpus de textos que explicam o papel da improvisação livre na educação musical e como essa prática complementa outras para propender por um ecossistema de educação musical em crianças, mais afetivo e em relacionamento estável entre o poético e o técnico, que gera ferramentas de autoconhecimento, equanimidade e desenvolvimento de um critério próprio com voz individual potente e criativa.

Keywords

improvisación libre, música experimental, praxis liberadora, afectividad, educación musicalfree improvisation, experimental music, liberating praxis, affectivity, music educationimprovisação livre, música experimental, práxis libertadora, afetividade, educação musical

References
Agamben, Giorgio. 2016. Gusto. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
Cardew, Cornelius. 1971. Treatise Handbook. Londres: Peters.

Chul-Han, Byung. 2007. Ausencia. Caja Negra: Buenos Aires.

Chul-Han, Byung. 2020. La desaparición de los rituales. Barcelona: Herder.

Conduction. 2024. “Lawrence D. ‘Butch’ Morris Conduction: New Website coming Soon”. https://www.conduction.us/
Dragonball.fandom. 2024. “Dragon Ball Wiki”. https://dragonball.fandom.com/wiki/Main_Page

Historia de la Música. 2024. “John Cage - Water walk”. https://www.youtube.com/watch?v=eoCdu9ZbYpE

J. Krishnamurti. 2024. “About this site”. https://www.jkrishnamurti.org/about

Miles Davis Jazz Central. 2024. “Miles Davis 1984 Norway Interview”.https://www.youtube.com/watch?v=Mdnk7-40kfA

Morris, Joe. 2012. Perpetual Frontier: The Properties of Free Music. Stony Creek: Riti.

Rancière, Jacques. 1987. El maestro ignorante. Buenos Aires: Edhasa.

Riboca. 2024. “Vinciane Despret Phonocene: Bird-singing in a multispecies world”. https://youtu.be/U90M8rhQI6csi=gVZLcVUmU0LDCYnp

Toop, David. 2018. En el maelström: Música, improvisación y el sueño de libertad antes de 1970. Buenos Aires: Caja Negra.
Como Citar
Botero Rodríguez, S. (2024). A Orquestra livre: práticas de liberdade e aprendizagens rizomáticas em um laboratório de improvisação e experimentação sonora com crianças. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 19(2), 72–91. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-2.oles
Seção
Dossier