Publicado Jul 1, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Catalina Donoso Pinto

Valeria de los Ríos Escobar

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

A docente e pesquisadora chilena Alicia Vega realizou por três décadas uma oficina anual de cinema para crianças, em comunas periféricas de Santiago de Chile e mesmo em localidades do centro e sul do Chile. Este artigo foca na oficina realizada em 1987 na comuna de Lo Hermida durante o período ditatorial chileno e que foi registrado pelo cineasta Ignacio Agüero na premiada curta-metragem Cem crianças esperando um trem (1988). A partir de este documento fílmico e do relatório final daquela oficina em particular, preservado pela Fundação Alicia Vega, esta pesquisa propõe-se explorar as metodologias e materiais utilizados nas aulas, visando reconhecer neles uma aproximação das meninices desde a horizontalidade e a validação das suas experiências de crianças provenientes de ambientes vulneráveis. A partir desta abordagem específica, examinamos elementos comuns a todas as oficinas, incorporando a análise da última publicação de Vega, Cadernos de Alicia (2021), e do libro Taller de cine para niños (2018). A análise foca-se principalmente em três áreas: a relação da infância com o cinema, o jogo e a diversão como eixos da oficina e a proposta de uma contrapedagogia que sustem o método de ensino desenvolvido por Vega.

Keywords

Alicia Vega, taller de cine, infancia, niñeces, pedagogíaAlicia Vega, film workshop, childhood, pedagogyAlicia Vega, oficina de cinema, infância, meninices, pedagogia

References
Agamben, Giorgio. 2007. Infancia e historia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Agüero, Ignacio, dir. Cien niños esperando un tren, 1988. https://www.filmaffinity.com/es/film752183.html

Ariès, Philippe. 1987. “El descubrimiento de la infancia”. En El niño y la vida familiar en el antiguo régimen, 57-77. Madrid: Taurus.

Bácares Jara, Camilo. 2023. “El cine en la escuela”. PerfilesEducativos 45, n.º 182: 156-173. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2023.182.60906

Baudry, Jean-Louis. 1974. “Cine: Los efectos ideológicos producidos por el aparato de base”. Revista Lenguajes, n.º 2: 53-68.

Benjamin, Walter. 1988. Dirección única. Madrid: Alfaguara.

Benjamin, Walter. 1989. Escritos: La literatura infantil, los niños y los jóvenes. Buenos Aires: Nueva Visión.

Bergala, Alain. 2007. La hipótesis del cine: Pequeño tratado sobre la transmisión del cine en la escuela y fuera de ella. Barcelona: Laertes.

Brenez, Nicole. 2021. Cine de vanguardia: Instrucciones de uso. Santiago de Chile: Metales Pesados.

Buck-Morss, Susan. 2005. Walter Benjamin, escritor revolucionario. Buenos Aires: Interzona.

Bullot, Eric. 2021 El cine de lo posible. Santiago de Chile: Metales Pesados.

Calquín Donoso, Claudia e Irene Verónica Magaña. 2018. “Infancia en el cine: Notas para una relación entre máquinas visuales e identidad”.

Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, n.º 138: 253-271.https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6815701

Casetti, Francesco. 2012. “The Relocation of Cinema”. NECSUS: European Journal of Media Studies 1, nº. 2: 5-34. https://mediarep.org/server/api/core/bitstreams/eea9ff41-70df-485d-9430-37345c9c25a6/content

Castañeda, Claudia. 2002. Figurations: Child, Body, Worlds. Durham: Duke University Press.

Donoso, Catalina y Valeria de los Ríos. 2015. El cine de Ignacio Agüero: El documental como la lectura de un espacio. Santiago de Chile:
Cuarto Propio.

Freire, Paulo. 2005. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.

Heywood, Colin. 2001. History of Childhood: Children and Childhood in the West from Medieval to Modern Times. Cambridge: Polity Press.
Oubiña, David. 2009. Una juguetería filosófica: Cine, cronofotografía y arte digital. Buenos Aires: Manantial.

Pacheco de Oliveira, Verónica. 2021. “Una luciérnaga suspende el cielo: el ‘Taller de cine para niños’ de Alicia Vega”. Tesis de doctorado.
Universidad Federal de Minas Gerais. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/1/TESE%20VER%c3%94NICA%20PACHECO%20DE%20OLIVEIRA%20AZEREDO.pdf

Rancière, Jacques. 2007. El maestro ignorante: Cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Buenos Aires: Libros del Zorzal.

Rancière, Jacques. 2010. El espectador emancipado. Buenos Aires: Manantial.

Stearns, Peter. 2006. Childhood in World History. Londres: Routledge.https://doi.org/10.4324/9781315561363

Vandromme, Pol. 1960. Los niños en la pantalla. Madrid: Rialp.

Vega, Alicia. 1985. Informe 1: Taller de cine Renca.

Vega, Alicia. 1987. Informe 3: Taller de cine Lo Hermida.

Vega, Alicia. 2014. “Abecedario de cinema con Alicia Vega”. https://fundacionaliciavega.cl/abecedario-de-cinema-con-aliciavega-
2014/

Vega, Alicia. 2018. Taller de cine para niños. Santiago de Chile: Ocholibros.

Vega, Alicia. 2020. Cuadernos de Alicia. Santiago de Chile: Ocholibros.
Como Citar
Donoso Pinto, C., & de los Ríos Escobar, V. (2024). Olhar como crianças: cinema, brincadeira e contrapedagogia nas oficinas de Alicia Vega. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 19(2), 146–159. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-2.mjav
Seção
Dossier