Publicado Jul 2, 2021



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César Alegría Vallejo

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Resumo

As nações indígenas na Colômbia se “levantaram em câmeras de vídeo” passando de representados a agenciadores de sua representação. Povos e indivíduos desenvolveram estratégias de apropriação e comunicação. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a apropriação audiovisual por dois cineastas independentes: Mileidy Orozco Domicó do povo Emberá-Eyabida e Luis Tróchez Tunubalá do povo Misak. Essas formas de incorporação são estudadas à luz da perspectiva teórica antropofágica de Oswald de Andrade em relação à trajetória do vídeo indígena, analisadas em fontes secundárias e em correspondência com a experiência dos cineastas, mapeadas a partir de entrevistas abertas e comunicações pessoais, segundo as possibilidades de interação pesquisador / auto- res. O exposto permite compreender como o outro é engolido e apropriado pelo estrangeiro, se adquire um ponto de vista e modos de operar com o vídeo, cujo resultado são produtos mestiços, enunciados na primeira pessoa, que respondem a as necessidades políticas e afetivas dos autores, que refletem em seus trabalhos e discursos sobre questões como o exílio, as migrações e o racismo em um espaço-tempo globalizado, permitindo a compreensão da experiência indígena contemporânea por meio de uma linguagem secular, o vídeo, que o torna possível não só produzir obras, mas dialogar com elas.

Keywords

canibalismo cultural, video indígena, multivideografías, documental en primera personaCultural cannibalism, indigenous videos, multivideographs, first-person documentarycanibalismo cultural, vídeo indígena, multi-videografias, documentário na primeira pessoa

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Como Citar
Alegría Vallejo, C. (2021). Migrações internas: Canibalismos subjetivos no vídeo indígena. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(2), 150–173. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-2.mhac
Seção
Dossier