Publicado Jul 4, 2021



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Philarine Stefany Villanueva Ccahuana

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a natureza do movimento indigenista plástico no Peru e propor, a partir da produção pictórica de Camilo Blas durante a década de 1920, uma forma de compreender o desenvolvimento de estéticas ideológicas que foram simplificadas sob o rótulo de “indigenistas.” Nossa metodologia se enquadra na história da arte como disciplina, ou seja, abordamos a expressivi- dade da pintura (Fiesta Andina, La cashua de 1924 e Hogar de 1926) a partir de sua linguagem específica e o que isso diz sobre a posição de enunciação de o artista dentro da história plástica e intelectual do Peru. Verificou-se que não é suficiente qualificá-lo como indigenista, como foi concebido naquela década, pois, ao invés de evocar o índio do passado e congelado no tempo inca, Blas o atualiza na sociedade mestiça contemporânea. Portanto, concluímos que existem significados que foram historicamente silenciados para embasar os julgamentos hegemônicos naquele período. Esses julgamentos foram enquadrados no discurso dicotômico crioulo, cuja mensagem de reivindicação do índio peruano foi dirigida a um tipo de homem indígena concebido fora da modernidade. Consequentemente, a representação dos indígenas contemporâneos foi invisibilizada, distorcendo projetos dessa linha, como os do nosso artista. Propomos que, ao invés de um projeto indígena, ele desenvolveu um projeto peruano em tom moderno e popular, cujos primórdios podem ser vistos desde a década de 1920.

Keywords

arte, indigenismo, costumbrismo, mestizaje, Camilo Blasarte, indigenismo, costume, miscigenação, Camilo Blasart, indigenism, costumbrismo, miscegenation, Camilo Blas

References
Alfajeme, Augusta y Mariano Valderrama. 1978. “El surgimiento de la cuestión agraria y del llamado problema indígena”. En Indigenismo, clases sociales y problema nacional, de Carlos Iván Degregori et al., 53-107. Lima: Centro Latinoamericano de Trabajo Social.

Barrantes, Pedro. 1927. “Los Andes motivo pictórico: Camilo Blas”. La Sierra 1, n.o 8: 39-41.
Blas, Camilo. 1969. “José Sabogal, guía y maestro”. Gamma: Revista de Artes. Bourdieu, Pierre. 2002. Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Montressor.

Codesido, Julia. 1968. “Unas manos con raíces”. Caretas, n.o 1366: 42-43.

Contreras, Carlos y Marcos Cueto. 2013. Historia del Perú contemporáneo: Desde las luchas por la independencia hasta el presente. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

De la Cadena, Marisol. 2004. Indígenas mestizos: Raza y cultura en el Cusco. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Dondis, Donis. 1985. La sintaxis de la imagen: Introducción al alfabeto visual. Barcelona: Gustavo Gili.

García, José. 1924. “El Cuzco de la colonia”. Revista Universitaria, n.o 44-45: 30-42.

García, José. 2015 [1930]. El nuevo indio. Lima: Universidad Inca Garcilaso de la Vega.

García, Rafael. 2009. Iconografía e iconología: Cuestiones de método. Madrid: Encuentro.

García-Bedoya, Carlos. 2000. La literatura peruana en el periodo de estabilización colonial (1580-1780). Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Garrido, José. 1926. “Arte nacional Camilo Blas, pintor”. Variedades 22, n.o 975. Gibson, Percy. 1990. La poesía en Arequipa en el siglo XX. Lima: Consejo

Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica.

Klarén, Peter. 1976. Formación de las haciendas azucareras y orígenes del APRA. 2.a ed. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Lauer, Mirko. 2007. Introducción a la pintura peruana del siglo XX. Lima: Universidad Ricardo Palma.

Majluf, Natalia. 2008. “Pancho Fierro, entre el mito y la historia”. En Tipos del Perú: La Lima criolla de Pancho Fierro, de Natalia Majluf y Marcus B. Burke, 17-50. Madrid: El Viso.

Majluf, Natalia y Luis Eduardo Wuffarden. 2010. Camilo Blas. Lima: Museo de Arte de Lima.

Manrique, Miguel. 2007. “La cashua cajamarquina”. Miguelmanuelmanriquecelis.blogspot. Acceso el 18 de abril de 2021. http://miguelmanuelmanriquecelis.blogspot.com/2007/07/trabajo- monografico-danza-carnaval-de.html.

Mariátegui, José Carlos. 1927. “José Sabogal”. Amauta 2, n.o 6: 9-10.

Mariátegui, José Carlos. 1981 [1929]. “El problema de las razas en América Latina”. En Ideología y política, 21-86. Lima: Amauta.

Mariátegui, José Carlos. 2007 [1928]. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. Lima: Fundación Biblioteca Ayacucho.

Mendoza, Zoila. 2006. Crear y sentir lo nuestro: Folclor, identidad regional y nacional en el Cuzco, siglo XX. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.

Plazaola, Juan. 2015. Modelos y teorías de la historia del arte. Bilbao: Universidad de Deusto.

Sabogal, José. 1926. “Arte peruano. Camilo Blas”. Amauta 1, n.o 3: 21-24. Sánchez, Luis Alberto. 1998 [1920]. La literatura peruana. Lima: Instituto Luis Alberto Sánchez.

Valcárcel, Luis Eduardo. 1914. “Inauguración del Instituto Histórico del Cusco”. El Sol.

Valcárcel, Luis Eduardo. 1978 [1927]. Tempestad en los Andes. Lima: Universo.

Victorio, Patricia. 2010. “Reflexiones en torno al estudio del arte del Perú antiguo”. Revista del Museo Nacional 50: 47-64.

Villegas, Luis Fernando. 2008. “José Sabogal y el arte mestizo: El Instituto de Arte Peruano y sus acuarelas”. Tesis de licenciatura. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. http://cybertesis. unmsm.edu.pe/handle/20.500.12672/4178.

Villegas Torres, Luis Fernando. 2011. “El costumbrismo americano ilustrado: El caso peruano. Imágenes originales en la era de la reproducción técnica”. Anales del Museo de América 19: 7-67.

Villegas Torres, Luis Fernando. 2013. “Vínculos artísticos entre España y Perú (1892-1929): Elementos para la construcción del imaginario nacional peruano”. Tesis de doctorado. Universidad Complutense de Madrid. http://repositorio.pucp.edu.pe/index/ handle/123456789/33252

Wiesse, María. 1957. José Sabogal: El artista y el hombre. Lima: Cía. de Impresiones y Publicidad.

Zevallos, Andrés. 1991. Tres pintores cajamarquinos: Mario Urteaga, José Sabogal, Camilo Blas. Lima: Asociación Editora Cajamarca
Como Citar
Villanueva Ccahuana, P. S. (2021). Questionando o indigenismo plástico peruano: o caso de Camilo Blas na década de 1920. Cuadernos De Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas, 16(2), 250–263. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-2.cipp (Original work published 1º de julho de 2021)
Seção
Dossier